Acessibilidade / Reportar erro

Tapentadol de liberação prolongada como estratégia terapêutica para o controle da dor em casos de osteoartrite. Relato de casos

DESTAQUES

  • A dor crônica resultante da osteoartrite é altamente presente na população, é causada por vários fatores e deve ser compreendida e tratada com segurança.

  • O tapentadol ER aparentemente é eficaz no tratamento da dor crônica associada à osteoartrite e parece ser seguro em indivíduos de diferentes idades. Cada paciente deve ser examinado cuidadosamente e a dose deve ser ajustada de acordo com a percepção de dor do paciente. No presente relato de caso, o tapentadol ER (100 mg a cada 12 horas) foi mantido para as três pacientes devido à resposta benéfica no controle da dor, sem efeitos adversos importantes e com recuperação das atividades diárias.

RESUMO

JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS:

A osteoartrite afeta muitos indivíduos em todo o mundo, é causada por múltiplos fatores que conduzem ao desgaste articular, a inflamações e, consequentemente, a dores crônicas de difícil tratamento. É predominante em idosos, mas não restrita às faixas etárias mais elevadas. A diminuição da dor é priorizada diante das crises, para que trabalhos de reabilitação e correções posturais possam ser aplicados posteriormente. O presente estudo teve por objetivo avaliar o potencial analgésico do tapentadol de liberação prolongada (LP) em três pacientes com osteoartrite que já haviam passado por inúmeros tratamentos prévios, com histórico de dor crônica de moderada a intensa.

RELATO DOS CASOS:

Três pacientes do sexo feminino, com idades de 49, 75 e 86 anos, diagnosticadas com osteoartrite, com queixas de dor intensa e que haviam passado por inúmeras terapias e uso de fármacos, sem controle significativo da dor. O uso do tapentadol LP foi recomendado e ajustado a cada paciente conforme a intensidade da dor e todas elas apresentaram resposta satisfatória e retomaram suas atividades diárias. Uma delas apresentou náusea após dois dias de uso do fármaco, que foi controlada com um fármaco antiemético somente durante dois dias de enjoo.

CONCLUSÃO:

O tapentadol LP foi efetivo para controlar as dores decorrentes da osteoartrite nos três casos avaliados, sem efeitos adversos graves. O período e a dose do tapentadol LP deve considerar a evolução clínica de cada paciente.

Descritores
Analgesia; Dor crônica; Osteoartrite; Relatos de casos; Tapentadol

Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor Av. Conselheiro Rodrigues Alves, 937 Cj2 - Vila Mariana, CEP: 04014-012, São Paulo, SP - Brasil, Telefones: , (55) 11 5904-2881/3959 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: dor@dor.org.br