Acessibilidade / Reportar erro

Aromaterapia com óleo essencial de Lavandula angustifolia para dor em mulheres: revisão de escopo

DESTAQUES

  • O tratamento de condições dolorosas na mulher, utilizando óleo essencial de lavanda, mostrou-se eficaz e sem efeitos indesejados;

  • A modalidade de tratamento abordada nos estudos foi aromaterapia, por inalação e massagem.

RESUMO

JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS:

A aromaterapia com óleo essencial de lavanda tem sido utilizada para redução de dor, ansiedade, náuseas e vômitos, dentre outros. Assim como a experiência dolorosa é única, as respostas às abordagens terapêuticas podem variar entre os indivíduos e há condições específicas relacionadas à saúde da mulher que merecem ser examinadas. O objetivo deste estudo foi analisar os usos da aromaterapia com óleo essencial de lavanda (Lavandula angustifolia), por enfermeiros, no controle da dor em mulheres.

CONTEÚDO:

Esta é uma revisão de escopo da literatura. A busca foi realizada nos seguintes portais e/ou bases de dados: BVS, Pubmed, Cochrane, em 03 junho de 2022, sendo atualizada em 09 de junho de 2023. A amostra foi composta de quatro ensaios clínicos controlados abordando aromaterapia com óleo essencial de lavanda nas modalidades “inalação” e “massagem”, para tratar dor aguda do parto e da dismenorreia. Em todos os estudos a intervenção proporcionou redução na dor sem efeitos adversos (p<0,05) e o enfermeiro participou como integrante da equipe multidisciplinar.

CONCLUSÃO:

A aromaterapia com óleo essencial de lavanda no trabalho de parto e dismenorreia mostrou-se eficaz para a redução da dor na amostra analisada.

Descritores
Cesariana; Cuidados de enfermagem; Dismenorreia; Dor do parto; Equipe de assistência ao paciente

Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor Av. Conselheiro Rodrigues Alves, 937 Cj2 - Vila Mariana, CEP: 04014-012, São Paulo, SP - Brasil, Telefones: , (55) 11 5904-2881/3959 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: dor@dor.org.br