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Avaliação de um instrumento on-line para educação em dor por profissionais de saúde e pacientes com dor musculoesquelética

RESUMO

JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS:

As intervenções educativas via Internet apresentam potencial para facilitar o acesso a informações adequadas para as pessoas com dor. O objetivo deste estudo foi avaliar a opinião de profissionais de saúde e a percepção da compreensão da dor e a modificação de comportamento de pacientes com dor musculoesquelética relacionadas ao instrumento on-line Caminho da Recuperação.

MÉTODOS:

Participaram do estudo profissionais de saúde e pacientes com dor musculoesquelética selecionados pela Internet. Os profissionais julgaram a qualidade do conteúdo do instrumento considerando os conceitos da educação em dor com base em neurociência usando uma escala Likert. As pessoas com dor utilizaram uma escala de 11 pontos (quanto maior o valor, maior a percepção) para avaliar o quanto o instrumento contribuiu para mudança. Os dados foram apresentados por meio da análise descritiva.

RESULTADOS:

Participaram 81 profissionais de saúde e 170 pessoas com dor. Para as pessoas com dor musculoesquelética a percepção do entendimento sobre a dor apresentou o maior valor médio (6,7/10) e o retorno para a atividade física o menor valor médio (5,2/10).

CONCLUSÃO:

O instrumento foi avaliado como excelente por profissionais de saúde em todos os itens. As pessoas com dor perceberam maior mudança para o entendimento da dor, o comportamento e os pensamentos negativos. As menores percepções ocorreram para retorno à atividade diária, aos exercícios e melhora dos relacionamentos.

Descritores:
Dor; Dor crônica; Educação em pacientes; Educação em saúde; Internet; Intervenção remota

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