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Efeitos positivos de um programa de educação em dor em pacientes com dor crônica: estudo observacional

RESUMO

JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS:

A educação em dor é uma ferramenta que auxilia os profissionais de saúde na abordagem biopsicossocial e no manejo da dor em pacientes com dor musculoesquelética. Os objetivos do estudo foram verificar os efeitos de um programa de educação em dor em pacientes com dor crônica musculoesquelética. Os desfechos avaliados foram dor, cinesiofobia, catastrofização, qualidade de vida, sensibilização central e percepção da doença.

MÉTODOS:

Estudo observacional, retrospectivo. Foram analisados os dados de 24 participantes com dor crônica, idade média de 57 anos, sendo 83% do sexo feminino. Os pacientes participaram de um programa de educação em dor, que abordou temas como aceitação, alarme da dor, sono, relaxamento, pensamentos negativos, retorno às atividades, relacionamentos e exercícios.

RESULTADOS:

Os participantes apresentaram mudanças significativas na representação cognitiva da doença mensurada pelo Illness Perception Questionnaire (Brief-IPQ) p<0,01), sensibilização central pelo CSI (p=0,05), catastrofismo (p<0,05), Dor (p<0,01), aspectos físicos pelo Questionário Short-Form Health Survey (SF-36) (p<0,05) e no escore total do mesmo instrumento (p<0,05).

CONCLUSÃO:

A educação em dor aplicada em grupo associada à fisioterapia usual apresentou efeitos significativos em relação à representação cognitiva da doença, sensibilização central, catastrofização e qualidade de vida nos pacientes com dor crônica musculoesquelética.

Descritores:
Dor crônica; Educação em saúde; Fisioterapia.

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