Acessibilidade / Reportar erro

Catastrofização da dor no período perinatal em desfechos psicológicos maternos pós-natais: revisão de escopo

DESTAQUES

A catastrofização da dor está relacionada a piores desfechos psicológicos maternos pós-natais.

Os desfechos encontrados são maternal blues, ajustamento social, sintomas depressivos e menor reciprocidade mãe-bebê.

A identificação precoce de gestantes com catastrofização pode auxiliar na classificação de risco e encaminhamentos necessários no pré e pós-parto.

RESUMO

JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS:

São diversas as condições que podem influenciar a experiência de parturição e vivências relacionadas à dor do parto. Esses aspectos podem resultar em desfechos psicológicos importantes no pós-parto. A mediação das respostas dolorosas ocorre de diferentes formas, e a catastrofização é uma das variáveis relacionadas. O objetivo deste estudo foi mapear as evidências acerca do impacto da catastrofização da dor no período perinatal em desfechos psicológicos maternos pós-natais, como baby blues, transtornos de ansiedade, depressão pós-parto e psicose, até três meses após o parto.

CONTEÚDO:

Foi realizada revisão de escopo da literatura, com a seguinte pergunta: “Qual o impacto da catastrofização da dor no período perinatal em desfechos psicológicos maternos pós-natais?”. A busca dos estudos que compuseram a amostra foi realizada em 31 de julho de 2023 utilizando as bases de dados Pubmed, Cochrane Library, Biblioteca Virtual da Saúde e Science Direct. Foram identificados 113 documentos e, a partir do processo de seleção, foram incluídos na amostra quatro artigos, todos eles estudos prospectivos/observacionais. Foi avaliado o impacto da catastrofização nos desfechos: ansiedade estado-traço, depressão pós-parto, estresse percebido, interações mãe-bebê, maternal blues e funcionamento social.

CONCLUSÃO:

Evidenciou-se que a catastrofização da dor no período perinatal está relacionada a piores desfechos psicológicos maternos pós-natais.

Descritores:
Catastrofização; Depressão pós-parto; Dor do parto; Trabalho de parto; Transtornos puerperais

Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor Av. Conselheiro Rodrigues Alves, 937 Cj2 - Vila Mariana, CEP: 04014-012, São Paulo, SP - Brasil, Telefones: , (55) 11 5904-2881/3959 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: dor@dor.org.br