Acessibilidade / Reportar erro

Rastreamento de dor neuropática para diabetes mellitus: uma análise conceitual

RESUMO

JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS:

A avaliação e o diagnóstico precoce da dor neuropática associada à neuropatia diabética periférica tem sido um desafio na prática clínica, sendo necessária a sistematização de um rastreamento de risco por meio da identificação de instrumentos específicos que direcionem o tratamento. O objetivo deste estudo foi identificar instrumentos específicos para rastreamento da dor neuropática e Neuropatia Diabética Periférica para construção de um protocolo.

CONTEÚDO:

Revisão integrativa utilizando as bases de dados indexadas Scielo, Cochrane e Pubmed entre 2007 e 2020, identificando os instrumentos validados mais utilizados com alto valor preditivo para rastreamento da neuropatia diabética periférica e dor neuropática, construindo um protocolo específico direcionando o tratamento clínico. Quarenta e quatro artigos selecionados apontaram 14 diferentes instrumentos para o rastreamento da neuropatia diabética periférica e dor neuropática, entre os mais prevalentes: o Screening instrument for classification of Peripheral Diabetic Neuropathy (SPDN), Leeds Assessment of Neuropathic Symptoms and Signs (LANSS) e Douleur Neuropathique (DN4) para avaliação clínica da dor neuropática e Brief Pain Inventory (BPI) para avaliação numérica da dor, destacados por seus valores preditivos acima de 80%.

CONCLUSÃO:

Tais instrumentos possibilitaram o desenvolvimento de um protocolo de rastreamento da dor neuropática que auxiliará no diagnóstico precoce desta complicação na diabetes, direcionando o tratamento clínico e fisioterapêutico.

Descritores:
Diabetes mellitus; Fisioterapia; Medição da dor; Neuropatia diabética

Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor Av. Conselheiro Rodrigues Alves, 937 Cj2 - Vila Mariana, CEP: 04014-012, São Paulo, SP - Brasil, Telefones: , (55) 11 5904-2881/3959 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: dor@dor.org.br