I - Chegada no território
|
Levantamento junto às escolas de jovens desistentes/evadidos e/ou com dificuldade de permanecer |
Equipe busca a disponibilização de dados de matrícula e frequência junto à gestão escolar e professores |
Aproximação aos jovens que serão acompanhados |
Jovens das comunidades contatam os estudantes que conhecem e estão fora da escola para o convite à participação |
Aplicação do questionário com os jovens contatados que se encontram fora da escola |
Jovens estudantes universitários e jovens estudantes das escolas aplicarão questionários com jovens que estão fora da escola, cujas respostas poderão ser dadas de forma on-line ou presencial, em algum lugar na comunidade |
Acompanhamento Singular e Territorial |
Início do acompanhamento dos jovens que estão fora da escola |
Photovoice: “Espaços e Jeitos para o Estudo” |
Realização de fotografias sobre seus espaços e formas para o estudo cotidiano: pelos jovens que estão na escola e aqueles que estão fora da escola |
Mapeando o território |
Levantamento dos serviços formais (de assistência social, cultura, educação, justiça, saúde e ONGs) e informais (movimentos sociais, coletivos, igrejas etc) daquela comunidade |
Entrevistas em profundidade com gestores e professores |
Entrevistas com gestores e professores sobre a desistência escolar |
Encontro virtual dos jovens pesquisadores |
Realização de uma rede de troca de experiências entre os jovens pesquisadores sobre o campo da pesquisa e a temática do projeto |
II - Apreensão acerca da desistência e do impedimento do retorno e da permanência escolar: incluindo as famílias
|
Continuidade dos Acompanhamentos Singulares Territoriais |
Acompanhamento dos jovens que estão fora da escola |
Photovoice: “Estudo, Escola e Família” |
Realização de fotografias com o tema-gerador: composições familiares e o suporte para as atividades escolares, pelos jovens que estão na escola e aqueles que estão fora da escola |
Compreensão das composições e expectativas familiares |
Entrevistas com familiares dos jovens que não estão na escola |
Encontro virtual dos jovens pesquisadores |
Realização de uma rede de troca de experiências entre os jovens pesquisadores sobre o campo da pesquisa e a temática do projeto |
III - Apreensão acerca da desistência e do impedimento do retorno e da permanência escolar: parcerias comunitárias
|
Continuidade dos Acompanhamentos Singulares Territoriais |
Acompanhamento dos jovens que estão fora da escola |
Photovoice: “Mais Espaços e Jeitos para o Estudo” |
Realização de fotografias com o tema gerador em torno da necessidade dos “espaços para o estudo”, pelos jovens que estão na escola e aqueles que estão fora da escola |
Levantando e conhecendo lideranças comunitárias e representantes dos serviços setoriais |
Entrevistas com representantes dos serviços setoriais do território escolar e com lideranças comunitárias |
Encontro virtual dos jovens pesquisadores |
Realização de uma rede de troca de experiências entre os jovens pesquisadores sobre o campo da pesquisa e a temática do projeto |
IV - Ampliação das redes sociais de suporte
|
Continuidade e finalização dos Acompanhamentos Singulares Territoriais |
Acompanhamento dos jovens que estão fora da escola |
Photovoice: “Cotidianos e Modos de Vida” |
Realização de fotografias sobre seus cotidianos: pelos jovens que estão na escola e aqueles que estão fora da escola |
Apreensão das redes de atenção |
Desenho dos apoios e suportes sociais, formais e informais, bem como dos componentes das redes de atenção dos/aos jovens que estão fora da escola |
Avaliação com os jovens participantes |
Aplicação de um segundo questionário com jovens acompanhados nas comunidades |
Entrevistas com os jovens pesquisadores das comunidades |
Encontro virtual dos jovens pesquisadores |
Realização de uma rede de troca de experiências entre os jovens pesquisadores sobre o campo da pesquisa e a temática do projeto |