Acessibilidade / Reportar erro

Terapia ocupacional e comunicação alternativa: intervenção colaborativa com os parceiros de comunicação de uma criança com paralisia cerebral

Resumo

Introdução

A terapia ocupacional pode utilizar dos recursos de comunicação alternativa, numa perspectiva sistêmica, para o engajamento ocupacional de crianças com paralisa cerebral que possuem limitações na comunicação oral e/ou escrita.

Objetivo

Descrever procedimentos de intervenção colaborativa em terapia ocupacional com uso da comunicação alternativa executados por parceiros de comunicação de uma criança com paralisia cerebral.

Método

Trata-se de uma pesquisa aplicada, de natureza experimental e de abordagem qualitativa. Participaram da pesquisa os parceiros de comunicação (mãe, estagiária do curso de graduação em terapia ocupacional e professora) de uma criança com paralisia cerebral. Utilizou-se instrumentos indicados no Programa Comunica_PC, para identificação das habilidades comunicativas iniciais da criança, caracterização dos participantes, seleção das figuras para a prancha de comunicação, análise das filmagens e análise da percepção dos interlocutores sobre os procedimentos de intervenção. A coleta e análise foram estruturadas em 5 fases: Fase 1: Conhecimento inicial dos participantes; Fase 2: Capacitação Teórica; Fase 3: Capacitação Prática; Fase 4: Confecção do recurso de comunicação alternativa; e Fase 5: Percepção dos interlocutores após a implementação da comunicação alternativa.

Resultados

Obteve-se a formação teórica e prática dos parceiros de comunicação, incluindo a sua sensibilização por meio da dinâmica e capacitação prática. Tais procedimentos se constituíram em elementos fundamentais para a aprendizagem dos parceiros de comunicação perante o uso dos recursos de comunicação alternativa.

Conclusão

O Programa Comunica_PC consistiu numa estratégia motivadora como meio de aprendizagem dos interlocutores para uso da comunicação alternativa em criança com paralisia cerebral.

Palavras-chave:
Auxiliares de Comunicação para Pessoas com Deficiência; Terapia Ocupacional; Modos de Intervenção; Paralisia Cerebral; Ensino

Universidade Federal de São Carlos, Departamento de Terapia Ocupacional Rodovia Washington Luis, Km 235, Caixa Postal 676, CEP: , 13565-905, São Carlos, SP - Brasil, Tel.: 55-16-3361-8749 - São Carlos - SP - Brazil
E-mail: cadto@ufscar.br