Acessibilidade / Reportar erro

Perspectivas de terapia ocupacional na atenção aos usuários com doenças do aparelho circulatório no contexto hospitalar de média complexidade1 1 Foram executados todos os procedimentos éticos para a realização do estudo e aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa, protocolo nº 365/2013. O estudo é parte de pesquisa e intervenção.

Resumo

Introdução

As Doenças do Aparelho Circulatório têm se configurado ao longo dos anos como as maiores causas de mortalidade e hospitalização de adultos e idosos em todo o mundo. Tal realidade foi observada na prevalência de usuários internados em um Hospital Universitário.

Objetivo

Descrever e analisar as estratégias terapêuticas ocupacionais desenvolvidas com adultos e idosos hospitalizados com Doenças do Aparelho Circulatório.

Método

A pesquisa tem caráter qualitativo exploratório e retrospectivo, realizada entre junho e setembro de 2019, com base em pesquisa documental referente aos registros dos prontuários de terapia ocupacional e o resumo de alta hospitalar de usuários acompanhados no Hospital Universitário da Universidade de São Paulo, no período de 2014 e 2018.

Resultados

Dos 200 prontuários selecionados, foram analisados 46 registros de usuários com Doenças do Aparelho Circulatório, sendo a maioria do sexo masculino e acima de 60 anos, e cerca da metade, 22 registros, apontaram doenças relacionadas ao Acidente Vascular Cerebral. Quanto ao Índice de Barthel Modificado, todos apresentaram algum grau de dependência. Os temas e as estratégias terapêuticas ocupacionais se mostraram diversificados e voltados para funcionalidade, aspectos subjetivos dos usuários, multiprofissionalidade e seguimento na rede de serviços e cuidado extra-hospitalar.

Conclusão

A terapia ocupacional favoreceu o desenvolvimento de estratégias terapêuticas centradas nas demandas dos usuários na perspectiva da humanização e da integralidade do cuidado em consonância com os princípios e diretrizes do SUS e colaborou para a ampliação do conhecimento sobre a contribuição da terapia ocupacional na atenção de pessoas que possuem DAC no contexto de hospitalização.

Palavras-chave:
Terapia Ocupacional; Hospitalização; Doenças Crônicas; Humanização da Assistência; Integralidade em Saúde; Equipe de Assistência ao Paciente

Universidade Federal de São Carlos, Departamento de Terapia Ocupacional Rodovia Washington Luis, Km 235, Caixa Postal 676, CEP: , 13565-905, São Carlos, SP - Brasil, Tel.: 55-16-3361-8749 - São Carlos - SP - Brazil
E-mail: cadto@ufscar.br