Acessibilidade / Reportar erro

Fernand Deligny e uma clínica por vir: mobilizações sobre modos de cuidar em saúde mental na infância e adolescência1 1 O presente artigo é desdobramento e parte da pesquisa de mestrado intitulada “Esquivas, criação e planos de existência: ressonâncias éticas, estéticas e clínicas na trajetória de Fernand Deligny”, desenvolvida por Mariana Louver Mendes, com orientação da Profa. Dra. Eliane Dias de Castro e co-orientação do Prof. Dr. Peter Pál Pelbart, no Programa de Pós-Graduação em Estética e História da Arte da Universidade de São Paulo (PGEHA-USP), defendida em junho de 2017. Disponível em: www.teses.usp.br/teses/disponiveis/93/93131/tde-10092017-213801/pt-br.php.

Resumo

Este ensaio apresenta trajetórias de Fernand Deligny, sua atuação em instituições educacionais, jurídicas e clínicas com crianças e adolescentes, e o contexto político dessas experiências localizadas na segunda metade do século XX. Ao revisitar tais percursos, estabeleceu-se pontos de contato e reflexões sobre atuais modos de cuidar em saúde mental na infância e adolescência, mobilizados principalmente pela atuação em Centros de Atenção Psicossocial Infantil (CAPSi) na cidade de São Paulo. Tal cenário configura experiências complexas que disparam inquietações relacionadas a modos de intervir que têm como base estratégias de adequação, exclusão ou encarceramento do sofrimento psíquico e/ou de experiências desviantes das normas sociais. Discute-se como provocar deslocamentos em certas lógicas de normatização da vida, criando ferramentas que promovam outras formas de viver com a diferença, buscando instaurar aberturas éticas, estéticas e políticas para transformações no pensamento, na sensibilidade e nas ações clínicas em curso na atualidade. Em ressonância com Fernand Deligny, sugere-se pensar modos de cuidar não normativos inspirados pela ideia de uma clínica da delicadeza, do agir e da presença próxima.

Palavras-chave:
Saúde Mental; Criança; Cuidado da Criança; Ética; Terapia Ocupacional/Tendências

Universidade Federal de São Carlos, Departamento de Terapia Ocupacional Rodovia Washington Luis, Km 235, Caixa Postal 676, CEP: , 13565-905, São Carlos, SP - Brasil, Tel.: 55-16-3361-8749 - São Carlos - SP - Brazil
E-mail: cadto@ufscar.br