Resumo
Introdução
Avaliação da coordenação motora possibilita identificar em quais habilidades crianças apresentam dificuldades. Por meio dessa identificação, é possível discutir o impacto dessas dificuldades no desenvolvimento motor e quais fatores interferem neste processo.
Objetivo
Identificar a prevalência de crianças com dificuldades motoras em uma amostra da cidade de Fortaleza/CE e em quais componentes motores essas dificuldades são mais evidentes.
Método
Quatrocentos e vinte e três crianças de 7-10 anos de idade, de ambos os sexos, foram avaliadas com a Movement Assessment Battery for Children (MABC-2) e identificadas com Dificuldades Motoras, Risco para Dificuldade Motora e Desenvolvimento Típico. Análise Quiquadrado foi utilizada para identificar as diferenças entre os sexos quanto à prevalência de crianças identificadas nessas categorias. Testes T de Student e U de Mann-Whitney foram utilizados para analisar diferenças entre os sexos quanto à pontuação nos componentes motores (Destreza Manual, Arremessar e Agarrar, e Equilíbrio) e à pontuação total na MABC-2.
Resultados
11,6% das crianças foram identificadas com Dificuldades Motoras e 25,8% com Risco para Dificuldade Motora. Apesar de não haver diferença entre as prevalências de meninas e meninos com Dificuldades Motoras, as meninas apresentaram desempenho superior aos meninos no componente Destreza Manual e Equilíbrio, enquanto os meninos apresentaram desempenho superior ao das meninas no componente Arremessar e Agarrar.
Conclusão
A prevalência de crianças com Dificuldades Motoras na amostra de Fortaleza é semelhante à apontada em outras regiões brasileiras. Essa prevalência é preocupante, considerando as consequências decorrentes das dificuldades motoras. Fatores ambientais, relacionados ao contexto sociocultural, podem influenciar o desenvolvimento motor.
Palavras-chave:
Desenvolvimento Infantil; Transtornos das Habilidades Motoras; Brasil