Acessibilidade / Reportar erro

Aplicabilidade da captura de movimentos na pesquisa interdisciplinar de tecnologia assistiva: um relato de experiência1 1 O material é parte de uma pesquisa intitulada “Atenção à Saúde de Pessoas com Doenças Reumatológicas: Desenvolvimento de Produtos Assistivos e Formação de Recursos Humanos em Tecnologia Assistiva”, aprovado na Chamada Pública FACEPE 10/2017, Programa Pesquisa para o SUS: Gestão Compartilhada em Saúde/PPSUS-Pernambuco, CNPq/MS/SES/FACEPE, sob aprovação do Comitê de Ética e Pesquisa em Seres Humanos, do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal de Pernambuco, de acordo com a Resolução nº 466/12 do Conselho Nacional de Saúde (CNS), (CAAE: 71269417.0.0000.5208).

Resumo

Introdução

A Tecnologia Assistiva (TA) é apontada como uma das soluções para proporcionar uma melhor funcionalidade e qualidade de vida às pessoas com doenças reumatológicas. Projetos interdisciplinares com foco em avaliar, indicar e desenvolver TA são importantes para os avanços na pesquisa e assistência clínica. A captura de movimento, por meio da instrumentação tecnológica, apresenta-se como um tema inovador por fornecer dados objetivos sobre o usuário. Mais estudos nessa área são necessários para conhecer as possibilidades de aplicação da instrumentação tecnológica em pesquisas de TA.

Objetivo

Descrever a aplicabilidade da captura de movimento, por meio de um equipamento de alta tecnologia, numa pesquisa interdisciplinar de TA para pacientes reumatológicos.

Método

Trata-se de Relato de Experiência, com uma abordagem qualitativa, no qual foi descrito as ações utilizando um equipamento tecnológico específico para captura de movimentos.

Resultados

Foi utilizada a captura de movimento com três finalidades: apoio educacional; avaliação de usabilidade de recursos de TA desenvolvidos; e suporte a grupos de estudo de terapeutas ocupacionais para análises de atividades.

Conclusão

Nas diferentes ações, a captura de movimento funcionou como um recurso complementar para as análises de atividades realizadas pelos terapeutas ocupacionais, o que contribuiu para a indicação, desenvolvimento e avaliação dos dispositivos de TA e para facilitar as orientações dadas no manual e nos grupos de orientação sobre Proteção Articular. O trabalho interdisciplinar foi o diferencial para o uso adequado do equipamento.

Palavras-chave:
Captura de Movimento; Pesquisa Interdisciplinar; Tecnologia Assistiva; Artrite Reumatoide; Osteoartrite

Universidade Federal de São Carlos, Departamento de Terapia Ocupacional Rodovia Washington Luis, Km 235, Caixa Postal 676, CEP: , 13565-905, São Carlos, SP - Brasil, Tel.: 55-16-3361-8749 - São Carlos - SP - Brazil
E-mail: cadto@ufscar.br