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O referencial teórico-metodológico de Jô Benetton nas intervenções de terapia ocupacional com crianças: uma revisão de escopo

Resumo

Introdução

O referencial teórico-metodológico brasileiro construído por Jô Benetton, atualmente chamado de Método Terapia Ocupacional Dinâmica, sustenta a prática de terapia ocupacional com diversas populações, inclusive crianças. Há vasta produção de artigos que demandam sistematização para compreender seu escopo.

Objetivo

Resumir e descrever as produções que utilizam este referencial com crianças e identificar lacunas na literatura.

Metodologia

Revisão de escopo, com seleção de estudos em bibliotecas e bases digitais (BVS; Portal de Periódicos CAPES, SciELO), sites (Google Acadêmico) e ferramentas de buscas de revistas nacionais da área; busca manual na Revista CETO, e estratégias complementares. Foram incluídos artigos revisados ​​por pares, literatura cinzenta, sem data limite, em português ou inglês. Dados descritivos foram analisados por estatística simples e dados qualitativos receberam análise temática.

Resultados

Identificaram-se 2.152 estudos, selecionados 106 após leitura de título/resumo, sendo 56 duplicados. Dos 50 estudos lidos na íntegra, 26 foram para análise final. A maioria caracterizou-se por relatos de experiência publicados na Revista CETO, na década de 2000, em português. Os cinco temas identificados explicitam adesão dos estudos ao Paradigma da Terapia Ocupacional, analisando as necessidades das crianças situacionalmente, com intervenções livres e dinâmicas centradas na relação triádica, incluindo pessoas relevantes do cotidiano das crianças, e com uso ainda tímido da análise de atividades pelas crianças.

Conclusão

Este estudo contribui para dar visibilidade a um corpo de conhecimento teórico-prático construído na realidade brasileira congruente com as principais evidências que visam ampliar o engajamento e a participação de crianças com diferentes problemáticas nas atividades do cotidiano.

Palavras-chave:
Terapia Ocupacional; Infância; Cuidado da Criança; Prática Profissional; Participação Social

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