Acessibilidade / Reportar erro

A perspectiva dos estudantes sobre a abordagem do suicídio na formação em Terapia Ocupacional1 1 O artigo é parte da pesquisa desenvolvida no Departamento de Terapia Ocupacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro intitulada “A abordagem do suicídio na formação do terapeuta ocupacional: o que dizem os estudantes”, cujos resultados foram apresentados como trabalho de conclusão de curso da primeira autora. A pesquisa foi submetida ao Comitê de Ética em Pesquisa do Hospital Clementino Fraga Filho da UFRJ, sendo aprovado através do parecer n. 1.636.174.

Resumo

Este artigo objetiva analisar a percepção dos estudantes de Terapia Ocupacional de uma Instituição de Ensino Superior (IES) pública sobre a abordagem do suicídio durante a formação. Trata-se de um estudo do tipo qualitativo, com abordagem descritivo-analítica e recorte temporal transversal realizado na cidade do Rio de Janeiro. O suicídio ainda é um tema complexo e que necessita de maior visibilidade. A maioria dos estudantes entrevistados manifestou a concepção de que o suicídio pode ser consequência de transtorno mental ou associado a sofrimento intenso. Relataram não terem tido a abordagem sobre o suicídio nas disciplinas de graduação, apenas de forma indireta, especialmente nas disciplinas de Ética e Oncologia. Apesar disso, fazem colocações pertinentes sobre o tema, e em consonância com o que demonstra a literatura. Repensar a abordagem desse tema na formação de terapeutas ocupacionais é uma questão importante a ser tratada nas universidades brasileiras.

Palavras-chave:
Terapia Ocupacional; Suicídio; Capacitação Profissional; Saúde Pública

Universidade Federal de São Carlos, Departamento de Terapia Ocupacional Rodovia Washington Luis, Km 235, Caixa Postal 676, CEP: , 13565-905, São Carlos, SP - Brasil, Tel.: 55-16-3361-8749 - São Carlos - SP - Brazil
E-mail: cadto@ufscar.br