Acessibilidade / Reportar erro

Adolescentes usuários de substâncias psicoativas: experiências e desafios durante a internação psiquiátrica

Resumo

Introdução

O alcance do cuidado e a adesão ao tratamento de adolescentes usuários de substâncias psicoativas (SPA) é um desafio para profissionais e pesquisadores. Compreender os contextos situacionais e os itinerários percorridos por adolescentes pode auxiliar a busca de soluções para essa problemática.

Objetivo

Identificar as experiências e desafios durante a internação psiquiátrica a partir da percepção de adolescentes usuários de SPA.

Método

Estudo exploratório, qualitativo com a participação de quatro adolescentes com histórico de internação psiquiátrica, vinculados a dois Centros de Atenção Psicossocial - álcool e outras drogas (CAPSad) em diferentes cidades do interior do Estado de São Paulo, Brasil. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas abordando uso de SPA, percursos e contexto de vida, itinerário terapêutico e vivências durante a internação. As respostas foram transcritas na íntegra e analisadas pelo método de Análise de Conteúdo de Bardin.

Resultados

Os resultados evidenciaram início precoce do uso de SPA, experiências de uso abusivo de SPA, vulnerabilidade no contexto sociofamiliar e histórico de internações involuntárias. Os principais desafios vivenciados e retratados por esses adolescentes durante a internação foram: confinamento associado ao longo período de reclusão, distanciamento familiar, falta de segurança e carência de abordagens terapêuticas.

Conclusão

Evidenciou-se dificuldade de inserção dos adolescentes usuários de SPA nos dispositivos da Rede de Atenção Psicossocial dos municípios, assim como nos processos de articulação e responsabilização do cuidado. Há uma discrepância entre o que está preconizado e indicado nas políticas públicas e nas premissas da atenção psicossocial em comparação com a realidade de adolescentes internados em hospitais psiquiátricos.

Palavras-chave:
Adolescente; Usuários de Drogas; Transtornos Relacionados ao Uso de Substâncias; Tratamento Psiquiátrico Involuntário; Terapia Ocupacional

Universidade Federal de São Carlos, Departamento de Terapia Ocupacional Rodovia Washington Luis, Km 235, Caixa Postal 676, CEP: , 13565-905, São Carlos, SP - Brasil, Tel.: 55-16-3361-8749 - São Carlos - SP - Brazil
E-mail: cadto@ufscar.br