Acessibilidade / Reportar erro

O alcance da terapia ocupacional no desenvolvimento local1 1 Trata-se de um artigo original e inédito como desdobramento da pesquisa de doutorado em Ciências da Saúde, intitulada “Processos de ensinagem em desenvolvimento local participativo: articulação comunitária e a produção do conhecimento fronteiriço enquanto capital social”, defendida na área de concentração em Saúde Coletiva, na linha de pesquisa em Determinantes Sociais e Políticas Públicas da Faculdade de Medicina do ABC. Projeto aprovado pelo Comitê de Ética da Faculdade de Medicina do ABC, sob o parecer no 1.516.433, de 27 de abril de 2016.

Resumo

Introdução:

As questões de vida local compreendem uma trama de significados produzidas cotidianamente, tomadas por processos econômico-sociais que constituem vulnerabilidades que ameaçam a coesão de redes de participação. Projetos em Desenvolvimento Local podem facilitar engajamentos participativos que levem em conta a colaboração entre sociedade civil e poder público para o enfrentamento dessas questões. Objetivo: Analisar o alcance da Terapia Ocupacional na orientação de projetos e ações em Desenvolvimento Local.

Método:

Trata-se de uma pesquisa documental qualitativa em que foram resgatados documentos produzidos em um projeto de extensão universitária entre janeiro de 2011 e julho de 2015, no município de Itapeva, interior de São Paulo, e tratados sobre procedimentos de análise de conteúdo.

Resultados:

Foi extraída uma matriz socio-histórica que compreendeu quatro grandes dimensões de fundamentos em Terapia Ocupacional: cotidiano, atividades humanas, habilidades de mediação e projetos de vida coletiva, todas operadas pela metodologia de ensinagem em desenvolvimento local participativo.

Conclusão:

A Terapia Ocupacional pode alcançar, de forma direta, as estruturas e os funcionamentos políticos para o Desenvolvimento Local, por meio de processos que levem em conta a construção de redes de fazeres que mobilizem o engajamento participativo de agentes locais. Estes processos assentam-se nos fundamentos em Terapia Ocupacional, demonstrando contribuições para novas inserções de pesquisa e assistência.

Palavras-chave:
Comunidade; Desenvolvimento Local; Participação; Terapia Ocupacional

Universidade Federal de São Carlos, Departamento de Terapia Ocupacional Rodovia Washington Luis, Km 235, Caixa Postal 676, CEP: , 13565-905, São Carlos, SP - Brasil, Tel.: 55-16-3361-8749 - São Carlos - SP - Brazil
E-mail: cadto@ufscar.br