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Caracterização dos trabalhos de conclusão de curso da graduação em terapia ocupacional de uma universidade pública1 1 O artigo apresenta os resultados da pesquisa desenvolvida no Departamento de Terapia Ocupacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro intitulada “Caracterização dos Trabalhos de Conclusão de Curso – Terapia Ocupacional/UFRJ – 2013 a 2016”, cujos resultados foram apresentados como trabalho de conclusão de curso da primeira autora. A pesquisa foi submetida ao Comitê de Ética em Pesquisa do Hospital Clementino Fraga Filho da UFRJ, sendo aprovado através do Parecer número 2.213.975.

Resumo

Introdução

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) tem a finalidade de aproximar o aluno da prática de pesquisa e da vivência com os aspectos éticos pertinentes à propriedade intelectual e à pesquisa com seres humanos. Sua elaboração oportuniza a investigação de um problema e a elaboração de soluções que consolidam o conhecimento adquirido ao longo do curso.

Objetivo

Caracterizar os TCCs da graduação em terapia ocupacional de uma universidade pública.

Método

Trata-se de uma pesquisa descritiva, com abordagem quali-quanti, que utilizou para coleta de dados informações descritas em 154 documentos, assim como em questionários respondidos por 24 professores orientadores.

Resultados

Os trabalhos eram majoritariamente pesquisas de revisão de literatura ou documental, com abordagem qualitativa, que utilizaram o caderno de campo como instrumento de coleta de dados. As áreas mais frequentemente estudadas foram a de Contextos Hospitalares e Saúde de Família, em trabalhos relacionados aos temas vivenciados pelos alunos em projetos de extensão, pesquisa, disciplinas ou estágio. As orientações foram realizadas apenas pelo professor orientador, dentro de suas áreas de pesquisa, e o problema mais encontrado foi a dificuldade no processo de escrita do aluno. As bancas de avaliação foram constituídas por professores efetivos ou temporários do próprio curso, que sinalizaram a metodologia como a principal falha dos trabalhos.

Conclusão

Os dados mostraram que os alunos necessitam de mais oportunidades para exercitar e preparar um texto científico antes do momento da elaboração do TCC, e que os professores precisam apoiar seus orientandos na busca de objetos de pesquisa, instrumentos e metodologias mais diversificados.

Palavras-chave:
Monografia; Pesquisa; Terapia Ocupacional; Educação Superior; Capacitação Profissional

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