Acessibilidade / Reportar erro

Trajetórias juvenis e a construção de intelectuais orgânicos/as 1 1 Este texto decorre de três pesquisas de Iniciação Científica, sendo duas delas associadas ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) e a outra à Iniciação Científica de Ensino Médio (PIBIC-EM), na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), contando com financiamento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). , 2 2 O material é parte de pesquisa e todos os procedimentos vigentes éticos para pesquisas envolvendo seres humanos foram cumpridos. A pesquisa foi autorizada pelo Comitê de Ética da Universidade Federal de São Paulo sob Certificado de Apresentação de Apreciação Ética (CAAE) nº 78051617.8.0000.5505.

Resumo

A partir do acompanhamento de uma trajetória de vida juvenil, buscou-se apreender de que forma e quais experiências colaboram para constituir jovens mais ativos socialmente - em uma perspectiva gramsciniana: intelectuais orgânicos/as. Questiona-se, portanto: quais seriam as experiências que incidem/incidiram sobre as vidas juvenis que contribuem/contribuíram para a construção de processos na direção da emancipação social? Assim, utilizou-se do acompanhamento singular e territorial — tecnologia social descrita e elaborada pela terapia ocupacional social — resultando nas descrições e análises de situações para que uma jovem engendrasse movimentos de catarse, destacando sua participação em ações de extensão universitária, ambientes virtuais, grêmio estudantil e atividades vinculadas ao programa de iniciação científica do ensino médio (PIBIC-EM). Projeta-se que este estudo ofereça referências para estratégias de fortalecimento das redes de jovens e fomento a criação e ampliação de diferentes espaços coletivos por onde os jovens transitam, sejam eles presenciais ou virtuais, de tal modo que possam enfrentar as diferentes vulnerabilidades que cercam seus cotidianos.

Palavras-chave:
Juventude; Educação; Educação Básica; Participação Social

Universidade Federal de São Carlos, Departamento de Terapia Ocupacional Rodovia Washington Luis, Km 235, Caixa Postal 676, CEP: , 13565-905, São Carlos, SP - Brasil, Tel.: 55-16-3361-8749 - São Carlos - SP - Brazil
E-mail: cadto@ufscar.br