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Projetar a vida sendo menina: contribuições da terapia ocupacional social

Resumo

A condição da mulher em nossa sociedade tem importantes implicações em termos de hierarquia, assimetria, discriminação e desigualdade, cerceando possibilidades na projeção da vida. Considerando que ser uma jovem menina traz implicações que se materializam na vivência da juventude e nos sonhos e projetos que podem se construir nessa fase, esta pesquisa buscou conhecer dimensões da vida de meninas/mulheres estudantes do Ensino Médio que influenciam a projeção de suas vidas, bem como as possíveis contribuições da terapia ocupacional social no enfrentamento desta problemática. Para que tais objetivos fossem cumpridos, utilizou-se de uma metodologia participativa, na modalidade pesquisa-intervenção, realizada em uma escola pública, por meio da construção de um “Clube das Meninas”, onde foram realizadas Oficinas de Atividades, Dinâmicas e Projetos. Os resultados apontaram que as convenções sociais de gênero permeiam a relação estabelecida entre as meninas/mulheres, os seus corpos e seus cotidianos; exposição a situações de violência desde a infância e, quando jovens, de maneira mais evidente nos relacionamentos afetivos e/ou sexuais; fragilidades e rupturas de vínculos familiares e de amizade; de redes sociais de suporte consistentes e protetivas, em especial, o não reconhecimento da escola como componente dessa rede; elementos que atravessam a construção de seus projetos de vida. Discute-se que a terapia ocupacional social, por meio de suas tecnologias sociais, pode contribuir com o enfrentamento das problemáticas cotidianas resultantes da construção social relacionada ao ser menina/mulher na ampliação de vivências com vistas à autonomia e à emancipação, assim como no fortalecimento das redes sociais de suporte e no enfrentamento de situações de violência.

Palavras-chave:
Projetos; Escolas; Juventudes; Terapia Ocupacional; Equidade de Gênero

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