Acessibilidade / Reportar erro

Nível de atividade física auto-informado em escolares que realizam educação física: uma revisão sistemática

Resumo

Introdução

A falta de atividade física, junto com o consumo inadequado de alimentos, tem sido um dos tópicos mais presentes em investigações sobre mortalidade e doenças crônicas não transmissíveis. Por isso, conhecer o nível de atividade física em escolares ostenta grande importância, posto que é possível empregar ações para diminuir os níveis alarmantes de sedentarismo, especialmente nas aulas de Educação Física.

Objetivo

Examinar sistematicamente o nível de atividade física auto-informado em crianças em idade escolar não isentos da participação em sessões de Educação Física.

Método

Revisão sistemática de estudos transversais que determinam o nível de atividade física auto-informado mediante o questionário PAQ-C.

Resultados

Identificou-se 23 artigos mediante a busca em cinco bases de dados distintas, entre 2014 e 2019. Para seleção dos artigos foi considerado o tipo de estudo e o lugar de realização, faixa etária analisada, assim como os não participantes de Educação Física.

Conclusão

A maioria dos estudos analisados mostraram níveis insuficientes de atividade física, não obstante, é necessário levar em consideração a realização de novas investigações relacionadas com o nível de atividade física auto-informado, para diagnosticar com maior precisão a realidade de crianças em idade escolar.

Palavras-chave:
Estilo de Vida; Comportamento Sedentário; Educação; Ensino Fundamental e Médio; Inquéritos e Questionários

Universidade Federal de São Carlos, Departamento de Terapia Ocupacional Rodovia Washington Luis, Km 235, Caixa Postal 676, CEP: , 13565-905, São Carlos, SP - Brasil, Tel.: 55-16-3361-8749 - São Carlos - SP - Brazil
E-mail: cadto@ufscar.br