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Descrição dos fatores que determinam a escolha das práticas clínicas dos estudantes de graduação em terapia ocupacional

Resumo

Introdução

A realização de ensino prático nos contextos reais de trabalho supõe um dos aspectos-chave na organização, desenvolvimento e avaliação dos programas universitários, como o Curso de Graduação em Terapia Ocupacional. Além disso, permite adquirir habilidades pessoais e profissionais, favorecendo a integração da teoria com a prática, assim como a identidade profissional.

Método

Estudo descritivo transversal. 164 alunos do 2º, 3º e 4º anos do Curso de Graduação em Terapia Ocupacional da Universidade de Castilla-La Mancha foram avaliados por meio de questionário on-line, após o processo de alocação de recursos. Foi explorada a importância que os alunos do curso de graduação em Terapia Ocupacional atribuem aos recursos de aprendizagem na prática e foram identificados os fatores que determinam a escolha dos dispositivos nos quais eles realizaram sua formação prática. O recrutamento dos alunos foi realizado no ano letivo 2017-2018, sendo sua participação voluntária.

Resultados

Foram obtidas diferenças estatisticamente significantes, dependendo do ano acadêmico (2º, 3º e 4º), entre as variáveis ​​dependentes vinculadas à avaliação de práticas no currículo acadêmico: ajudam a resolver problemas práticos (p = 0,007) e ensinam habilidades interpessoais (p = 0,025). Mais da metade da amostra de estudantes pesquisados ​​(51,2%) indicou a proximidade do centro de prática à casa da família como o fator mais importante na seleção do dispositivo no qual eles realizaram o estágio prático.

Conclusão

Este trabalho contribui para a compreensão do impacto da tomada de decisão, além de facilitar a melhoria do processo por parte dos alunos, promovendo experiências em recursos práticos bem-sucedidos, bem como o desenvolvimento profissional satisfatório futuro.

Palavras-chave:
Terapia Ocupacional; Ensino Superior; Estudantes; Âmbito da Prática

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