Resumo
Introdução
Os efeitos da virtualização na aprendizagem dos alunos do ensino superior ainda são incertos, durante o ano de 2022 as atividades presenciais foram retomadas e outras permaneceram no formato online. Estas últimas são objeto deste estudo.
Objetivo
Identificar o alcance e os desafios das tutorias virtuais síncronas, realizadas no período pós-pandemia, com base na experiência e opinião de professores e alunos de curso de graduação em terapia ocupacional de uma universidade chilena.
Metodologia
Metodologia mista, com informação produzida através de um grupo focal com 11 professores e através de um questionário respondido por 76 alunos. É realizada análise de conteúdo temática dos dados qualitativos e estatística descritiva dos dados quantitativos. Para a integração das informações produzidas, utiliza-se a triangulação de dados.
Resultados
As tutorias virtuais síncronas são úteis para a aquisição de vários tipos de aprendizagem, como a capacidade de articular a teoria com a prática, caracterizando-se como um espaço que favorece o apoio emocional, oferece apoio mútuo aos alunos e permite o desenvolvimento do pensamento social, reflexivo e situado. Simultaneamente, os achados mostram a preferência dos alunos pela aprendizagem individual em detrimento da necessidade de produzir aprendizagem e conhecimento de forma colaborativa em tempos pós-pandemia.
Conclusões
Sugere-se um número significativo e variado de metodologias nas tutorias virtuais síncronas e que estas considerem os contextos em que se desenvolve a prática profissional.
Palavras-chave:
Estudantes; Professores Universitários; Aprendizagem Online; Terapia Ocupacional