Acessibilidade / Reportar erro

Grupo virtual de apoio aos cuidadores familiares de idosos com demência no contexto da COVID-191 1 Este trabalho é resultado de um projeto de extensão intitulado Grupo Mente Aberta de suporte e apoio aos cuidadores familiares de pessoas com demência, oferecido pela Universidade Federal de São Paulo, Campus Baixada Santista. A contribuição é original e inédita, e não foi submetida a nenhum outro periódico. Foram respeitados todos os procedimentos éticos necessários na análise da intervenção.

Resumo

Introdução

O estado físico, mental e social dos cuidadores familiares e as suas demandas no cuidado têm sido amplamente esquecidos. Este fato não tem sido diferente durante a pandemia da COVID-19. Portanto, o cuidado domiciliar precisará de atualizações para esse novo contexto da pandemia, priorizando fornecer orientações personalizadas para os cuidadores familiares.

Objetivos

Minimizar o impacto sobre a saúde mental dos cuidadores familiares de pessoas com demência por meio do grupo virtual de apoio aos cuidadores familiares.

Método

A pesquisa foi desenvolvida a partir da realização de grupos de apoio aos cuidadores familiares na demência no formato virtual. Os encontros foram semanais, com duração de 2 horas, e os temas eram trabalhados a partir das demandas do grupo. Todos os encontros foram gravados, transcritos e analisados por meio da análise de conteúdo temática.

Resultados

Nos 8 encontros, participaram 10 cuidadores familiares e foram identificadas 5 categorias temáticas: a tecnologia; a rotina na pandemia da COVID-19; alterações de comportamento e sua relação com a saúde mental do cuidador; a rede de apoio como um marcador de saúde; e a nova forma de realizar as atividades significativas.

Conclusão

O grupo de apoio no formato virtual se mostrou como uma ferramenta potente para o acesso à informação e para orientações em relação à demência, sobre o cuidado ao familiar e ações voltadas para o autocuidado do cuidador, com impacto no seu estado emocional e bem-estar, minimizando o sentimento de isolamento social durante a pandemia da COVID-19.

Palavras-chave:
Envelhecimento; Demência; Cuidadores; Terapia Ocupacional

Universidade Federal de São Carlos, Departamento de Terapia Ocupacional Rodovia Washington Luis, Km 235, Caixa Postal 676, CEP: , 13565-905, São Carlos, SP - Brasil, Tel.: 55-16-3361-8749 - São Carlos - SP - Brazil
E-mail: cadto@ufscar.br