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Efeito de um pacote de ensino sobre o desempenho de cuidadoras no treino de ocupações para crianças com TEA 1 1 Artigo baseado na dissertação de mestrado da primeira autora, realizado no Núcleo de Teoria e Pesquisa do Comportamento (NTPC), da Universidade Federal do Pará (UFPA).

Resumo

Introdução

As limitações funcionais observadas na pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA) podem impedir a participação independente em ambientes comunitários. A aprendizagem de atividades cotidianas pode aumentar a participação inclusiva e a qualidade de vida dessas pessoas. Estratégias de ensino via profissional estão descritas na literatura, enquanto o ensino via cuidador para essas habilidades precisa ser explorado e torna-se essencial ao se considerar que o aumento de crianças com TEA não é acompanhado pelo aumento proporcional de profissionais qualificados, além de que os pais lidam diretamente com ensino dessas atividades.

Objetivo

Elaborar e avaliar a aplicação de um pacote de treinamento para cuidadores de crianças com TEA, para o ensino de preparo de sanduíche e escovação de dentes.

Método

Participaram quatro cuidadoras. O pacote de ensino incluiu Videomodelação Instrucional, Automonitoramento, Feedback Atrasado e imediato. Adotou-se o critério de precisão de desempenho igual ou superior a 90% por duas sessões consecutivas.

Resultados

Todas as cuidadoras apresentaram aumento na precisão de desempenho após exposição aos componentes do pacote de treinamento. Uma cuidadora atingiu critério de precisão passando por apenas um componente ou pela combinação deles. Três cuidadoras precisaram passar necessariamente pela combinação dos componentes e pelas fases de feedback para atingir o critério.

Conclusão

Corroborando outros estudos, não houve diferença significativa nos desempenhos das cuidadoras quando se comparou os componentes. Assim como estudos anteriores, demonstra-se que as fases de feedback desempenharam um papel importante para o alcance do critério. Atesta-se que o pacote de treinamento foi satisfatório no ensino das cuidadoras.

Palavras-chave:
Transtorno do Espectro Autista; Atividades Cotidianas; Cuidadores; Análise do Comportamento Aplicada

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