Acessibilidade / Reportar erro

Building and understanding occupation in contexts deprived of freedom: experiences of families with children in a situation of disability in refugee camps

Resumo

Introdução

Do ponto de vista da Terapia Ocupacional, foi dada atenção especial à descrição e análise das ocupações que ocorrem em contextos de maior vulnerabilidade e precariedade social nos quais o desempenho ocupacional e a participação em condições de saúde, bem-estar e senso pessoal podem ser significativamente comprometidos.

Objetivo

Descrever e explicar a ocupação a partir de uma abordagem cultural em famílias com crianças deficientes que vivem em um contexto privado de liberdade, como os campos de refugiados saharauis. Método: Estudo descritivo transversal, de natureza etnográfica, realizado nos campos de refugiados saarianos de Tindouf (Argélia).

Resultados

Nos campos, o tempo gasto no desenvolvimento das atividades da vida diária está longe do Ocidente, uma vez que o próprio conceito de “tempo” tem um significado muito diferente. As tarefas diárias dos saharauis são marcadas por três “tempos”: (1) luz solar, (2) oração, e (3) hora do chá, sendo as duas últimas as ocupações mais significativas da população refugiada. O significado da cultura parecia ser parte integrante da prática profissional, assim como as circunstâncias de vida com as quais as famílias com membros deficientes viviam.

Conclusão

: A terapia ocupacional deve ser desafiada a oferecer oportunidades para uma vida diária mais digna para todas as pessoas, apoiando e protegendo os direitos de participação ocupacional de todos os sujeitos, especialmente aqueles que vivenciam situações de maior vulnerabilidade.

Palavras-chave:
Terapia Ocupacional; Pessoas com Deficiência; Cultura; Refugiado; África Subsaariana

Universidade Federal de São Carlos, Departamento de Terapia Ocupacional Rodovia Washington Luis, Km 235, Caixa Postal 676, CEP: , 13565-905, São Carlos, SP - Brasil, Tel.: 55-16-3361-8749 - São Carlos - SP - Brazil
E-mail: cadto@ufscar.br