Acessibilidade / Reportar erro

Aspectos da atuação do terapeuta ocupacional no contexto hospitalar no primeiro ano da pandemia de COVID-19 1 1 O estudo é parte de uma pesquisa quanti-qualitativa, realizado com seres humanos, aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal de São Carlos, cumprindo-se os requisitos éticos determinados pelas resoluções 466/2012 e 510/2016.

Resumo

Introdução

A doença COVID-19 ocasionou uma pandemia, gerando sobrecarga nos serviços de saúde, principalmente nas instituições hospitalares, devido à necessidade de internação dos pacientes infectados. Dentre os profissionais da saúde, o terapeuta ocupacional tem contribuído para o enfrentamento da doença.

Objetivo

Verificar a atuação dos terapeutas ocupacionais em contextos hospitalares no primeiro ano da pandemia pela COVID-19.

Método

Trata-se de um estudo transversal, exploratório, descritivo e de abordagem quantitativa. A pesquisa foi desenvolvida utilizando-se o Google Forms®, com coleta dos dados por meio de questionário com perguntas abertas e fechadas, tendo como participantes terapeutas ocupacionais atuantes na assistência em contextos hospitalares. Os dados foram descritos e analisados estatisticamente por meio do software Statistica 9.1 e do teste Exato de Fisher.

Resultados

Participaram 36 terapeutas ocupacionais, destes, 23 atenderam pacientes com COVID-19 (63,9%). Dos participantes, 75% responderam que modificaram sua intervenção com o início da pandemia e 91,7% consideraram sua atuação fundamental nesse período. O percentual de terapeutas que considera a sua atuação como terapeuta ocupacional fundamental durante a pandemia no grupo que trabalhou com pacientes com COVID-19 (p=0,040) é significativamente maior em relação ao grupo que não trabalhou com pacientes com COVID-19 (76,9%). Na atenção ao paciente com COVID-19, a maioria dos terapeutas ocupacionais respondeu que sua atuação era específica do escopo da profissão (86,9%) e importante no combate à doença (60,8%).

Conclusão

Os resultados trazem dados esclarecedores sobre as intervenções de terapeutas ocupacionais, levando a discussões crítico-reflexivas sobre a necessidade de se apropriar de uma nova prática em contexto hospitalar.

Palavras-chave:
Terapia Ocupacional; COVID-19; Pandemias; Hospitais

Universidade Federal de São Carlos, Departamento de Terapia Ocupacional Rodovia Washington Luis, Km 235, Caixa Postal 676, CEP: , 13565-905, São Carlos, SP - Brasil, Tel.: 55-16-3361-8749 - São Carlos - SP - Brazil
E-mail: cadto@ufscar.br