1 |
Della Barba et al. (2015)Della Barba, P. C. S., Gonçalves, A., Aniceto, B., Rizzo, I. C., Crippa, J. N., Lourenço, M. C., Santos, N. A., Nishiama, T. T., Joia, A. F., Pinheiro, R. C., Marini, B. P. R., Martinez, C. M. S., & Joaquim, R. H. V. T. (2015). Avaliação de atividade de ensino, pesquisa e extensão em vigilância do desenvolvimento infantil: a perspectiva de graduandos em terapia ocupacional. Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo, 26(2), 274-280.. |
Relato de experiência |
Avaliação que participantes de uma Atividade Curricular de Integração Ensino, Pesquisa e Extensão (ACIEPE) fazem sobre a atividade e sobre o impacto desta na formação profissional e continuidade. |
ACIEPE coordenada por docente do Departamento de Terapia Ocupacional (DTO) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) voltada à formação de educadores da rede municipal de ensino infantil e graduandos do curso de Terapia Ocupacional da UFSCar em promoção do desenvolvimento infantil no cotidiano da família e da escola. |
2 |
Garcia et al. (2012)Garcia, N. R., Pfeifer, L. I., & Panúncio-Pinto, M. P. (2012). As caixas de histórias na visão de profissionais de saúde como estratégia de enfrentamento da hospitalização infantil. Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo, 23(2), 169-177.. |
Artigo original |
Opinião de profissionais da enfermaria pediátrica de um Hospital Universitário, localizado no interior do Estado de São Paulo, sobre o programa de extensão Caixa de Histórias realizado no contexto da hospitalização infantil. |
Implementação de atividade junto às crianças e adolescentes internados na enfermaria pediátrica enquanto estratégia para acolhimento e promoção do enfrentamento da hospitalização e capacitação profissional dos graduandos do curso de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo (USP) campus Ribeirão Preto. |
3 |
Correia & Akerman (2015)Correia, R., & Akerman, M. (2015). Desenvolvimento local participativo, rede social de suporte e ocupação humana: relato de experiência em projeto de extensão. Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo, 26(1), 159-165.. |
Relato de experiência |
Relata uma experiência interdisciplinar de extensão universitária voltada ao desenvolvimento local participativo promovido pela Faculdade de Medicina do ABC, Santo André, S.P., na cidade ribeirinha de Araguaiana, MT. |
Prestação de assistência em saúde, social e de educação ambiental para uma população ribeirinha. A terapia ocupacional especificamente se voltava para o engajamento dos indivíduos e grupos nas atividades da vida cotidiana com a finalidade de construir suportes diários para manutenção e inventividade da própria vida. |
4 |
Lima et al. (2016)Lima, R. C., Silva, T. N. R., Alves, G. B. O., Sampaio, R. F., Fonseca, J. G. M., Lacerda, L. L., & Pinheiro, T. M. M. (2016). Programa de Atenção Integral à Saúde do Artista de Performance: relato da experiência desenvolvida em um serviço universitário em Minas Gerais. Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo, 27(2), 221-227.. |
Relato de experiência |
Apresenta o Programa de Atenção Integral à Saúde do Artista de Performance do Serviço Especializado em Saúde do Trabalhador do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais e relata as ações desenvolvidas pela equipe interdisciplinar. |
Ações assistenciais individuais e coletivas para prevenção de doenças, promoção e vigilância em saúde de artistas músicos. Formação profissional dos estudantes participantes e produção de conhecimento a partir da experiência extensionista. |
5 |
Galheigo & Angeli (2008)Galheigo, S. M., & Angeli, A. A. C. (2008). Terapia Ocupacional e o cuidado integral a saúde de crianças e adolescentes: a construção do Projeto ACCALANTO. Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo, 19(3), 137-143.. |
Artigo original |
Apresenta o Projeto ACCALANTO que desenvolve atividades de ensino, pesquisa, extensão no âmbito da terapia ocupacional e da saúde da criança e do adolescente, sob a perspectiva da integralidade e humanização do cuidado e da proteção integral da infância e da juventude. |
Acolhimento das necessidades de crianças e adolescentes internados em enfermaria pediátrica e de suas famílias/cuidadores, ocasionadas pelo processo de adoecimento e hospitalização e pelas condições de vulnerabilidade social a que estão submetidos. |
6 |
Alves et al. (2012)Alves, A. L., Cavalcanti, A., Castro, S. S., Andrade, V. S., & Nunes, C. M. P. (2012). Perfil sócio demográfico e de funcionalidade/ incapacidade de pessoas atendidas em um programa de reabilitação da mão. Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo, 23(1), 62-71.. |
Artigo original |
Descreve o perfil sócio demográfico, de lesão/trauma e de funcionalidade /incapacidade de pessoas atendidas no projeto de extensão Reabilitação de Mão no Contexto da terapia ocupacional destinada exclusivamente à terapia da mão, realizada em um centro de reabilitação vinculado a um hospital universitário. |
Atendimento a pacientes com lesão ou trama da mão que são encaminhados para reabilitação terapêutico-ocupacional em um centro de reabilitação vinculado a um hospital universitário. |
7 |
Noordhoek et al. (2009)Noordhoek, J., Silva, M. C. O., Torquetti, A., & Cisneros, L. L. (2009). Relato de experiência da atuação da terapia ocupacional em grupo de indivíduos reumáticos. Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo, 20(1), 13-19.. |
Artigo original |
Descreve a experiência da atuação da terapia ocupacional no projeto de extensão Grupo de Orientação aos Indivíduos Acometidos por Doenças Reumáticas, parceria entre o departamento de terapia ocupacional e o Serviço de Reumatologia da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais. |
Grupo de orientação para promoção da saúde de pessoas com doenças reumáticas por meio da oferta de atividades que auxiliem no conhecimento sobre a doença e seus impactos funcionais para auxiliar na transformação do comportamento dos participantes |
8 |
Silva et al. (2018a)Silva, C., Silvestrini, M., Prado, A. C. A., Vasconcelos, D., Farias, A., & Mancini, M. A. (2018a). Economia criativa na relação entre trabalho e cultura para a juventude. Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo, 29(2), 120-128.. |
Artigo Original |
Apresenta os resultados do programa integrado de ensino, pesquisa e extensão universitária Arte, Cultura, Juventude e Empreendimentos Criativos, do Departamento de Terapia Ocupacional da Universidade Federal de São Carlos. |
Mapeamento de jovens artistas da cidade de São Carlos, formação e capacitação dos jovens para atendimento das demandas apresentadas, composição de um grupo pautado no campo da Cultura em relação com a economia criativa, com respectiva e avaliação do processo. |
9 |
Costa et al. (2015)Costa, C. R., Souza, S. T., Gontijo, G. P., Simoes, G. R., Fonseca, P. S., & Bortolus, M. V. (2015). Tecnologias sonos terapêuticas. Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo, 26(1), 153-158.. |
Relato de experiência |
Apresenta uma tecnologia, criada no Projeto de Extensão Paramec do Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade Federal de Minas Gerais, voltada para ajudar na aprendizagem ou reabilitação de pessoa em tratamento na Clínica de Musicoterapia da referida universidade. |
Desenvolvimento de dispositivos de tecnologia educacional, reabilitadora ou assistiva, adaptações ou instrumentos sonoros para auxiliarem em intervenção terapêuticas junto as pessoas com síndrome de down, paralisia cerebral, déficit intelectual, depressão, no espectro autista, entre outros. |
10 |
Lorezon & Marquetti (2016)Lorezon, M. R., & Marquetti, F. C. (2016). Oficina de Ação: uma estratégia de intervenção grupal em Terapia Ocupacional no Campo da Saúde Mental. Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo, 27(3), 342-348.. |
Relato de experiência |
Relata o processo da Oficina de Ação parte integrante do projeto de extensão. A ação como precursora do pensamento humano da Universidade Federal de São Paulo, campus Santos, para usuários de um serviço de saúde mental. |
Realiza processos de intervenção terapêutico ocupacional com um grupo de usuários de um Núcleo de Atendimento Psicossocial de Santos. As oficinas propiciavam vivencias que envolviam sensibilidades corporais, para com isso serem elaborados os projetos terapêuticos singulares com proposição de intervenções. |
11 |
Sato et al. (2014)Sato, A. T., Batista, M. P. P., & Almeida, M. H. M. (2014). “Programas de estimulação da memória e funções cognitivas relacionas”: opiniões e comportamentos dos idosos participantes. Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo, 25(1), 51-59.. |
Artigo original |
Opinião e comportamento de pessoas com queixas cognitivas sobre a participação no Programa de Estimulação da Memória (PEM), desenvolvido pelo Laboratório de Gerontologia do Curso de Terapia Ocupacional da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. |
Experiência de compartilhamento de conhecimentos de pessoas com 60 anos ou mais, residentes na comunidade e participantes de grupos de estimulação da memória e das funções cognitivas relacionais em Centro Saúde Escola, Centro de Convivência e Cooperativa. Os participantes são estimulados a exporem seus conhecimentos sobre os assuntos debatidos e refletirem sobre as possíveis aplicações na vida cotidiana. |
12 |
Correa & Santana (2014)Correa, G. C., & Santana, V. C. (2014). Avalição do impacto de uma avalição de terapia ocupacional com ênfase no desempenho ocupacional de crianças e adolescentes com deficiência visual. Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo, 25(1), 43-50.. |
Artigo original |
Descreve resultados do projeto de extensão Promoção do Desempenho Ocupacional de Indivíduos com Disfunção Visual do curso de Terapia Ocupacional da Universidade Federal do Paraná (UFPR). |
Intervenção da terapia ocupacional no desempenho ocupacional de crianças e adolescentes com deficiência visual e que frequentavam o Ensino Fundamental na Modalidade Educação Especial na Escola Professor Osny Macedo Saldanha, mantido pelo Instituto Paranaense de Cegos-IPC. |
13 |
Baldani & Castro (2007)Baldani, A. C., & Castro, E. D. (2007). Construindo espaços de habitar: ações de terapia ocupacional com uma criança em situação de risco social. Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo, 18(1), 1-10.. |
Artigo original |
Discute os desdobramentos das ações de terapia ocupacional com uma criança em situação de risco social a partir do trabalho de campo realizado no projeto de extensão “Ações territoriais em terapia ocupacional na interface da Arte e Promoção da Saúde” da Universidade de São Paulo, campus São Paulo. |
Atendimento de crianças entre 4 e 6 anos em risco social na cidade de São Paulo providas pelo grupo PACTO em creche, salões da igreja do bairro, entre outros espaços. |
14 |
Castro et al. (2011)Castro, E. D., Saito, C. M., Drumond, F. V. F., & Lima, L. J. C. (2011). Ateliês de Corpo e Arte: inventividade, produção estética e participação sociocultural. Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo, 22(3), 254-262.. |
Artigo original |
Análise crítica das práticas que compuseram o conjunto de propostas de extensão universitária do Curso de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo. |
Práticas interdisciplinares na interface da Arte e Saúde junto à população em vulnerabilidade social composta por homens e mulheres, jovens, adultos e idosos, com enfoque na facilitação ao acesso à experimentação, criação, produção e fruição artística e cultural, e produção de saúde e qualidade na vida cotidiana. |
15 |
Almeida (2004)Almeida, M. M. (2004). O jornal e o vídeo como meio de expressão de jovens internados na Unidade Educacional da FEBEM de Ribeirão Preto. Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo, 15(1), 33-38.. |
Relato de experiência |
Descreve uma das experiências de extensão de promoção de saúde junto a adolescentes internos na Unidade Educacional da FEBEM de Ribeirão Preto, desenvolvida por uma terapeuta ocupacional e alunos de psicologia, como parte das atividades da equipe do Núcleo de Estudos e Prevenção das DST/Aids e Uso indevido de drogas (NEPDA) do departamento de Psicologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo, campus Ribeirão Preto. |
Promoção de um espaço para que os jovens internos da FEBEM pudessem expressar suas ideias, sentimentos, comunicarem-se dentro e fora da instituição. |
16 |
Monteiro et al. (2015)Monteiro, R. J. S., Gontijo, D. T., Facundes, V. L. D., & Vasconcelos, A. C. S. (2015). “Pensando como um menino é mais fácil”: construções sobre as relações de gênero no discurso de meninas adolescentes. Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo, 26(2), 207-215.. |
Artigo original |
Descreve as construções das relações de gênero no discurso de meninas adolescentes participantes do projeto de extensão Análise da Utilização de Recursos Lúdicos na Promoção de Saúde Sexual e Reprodutiva de Adolescentes do Departamento de Terapia Ocupacional da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). |
Intervenções, por meio de recursos lúdicos, sobre mudanças no corpo, sexualidade, relações de gênero, sexualidade, gravidez e DST, relacionando o impacto destes no desempenho ocupacional das adolescentes do sexo feminino entre 12 a 15 anos. Análise dos recursos lúdicos utilizados para a promoção de saúde sexual e reprodutiva das adolescentes |
17 |
Justa & Holanda (2012)Justa, F. M. C., & Holanda, I. C. L. C. (2012). Teatro com adolescentes em risco social: práticas de promoção da saúde no contexto terapêutico ocupacional. Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo, 23(1), 16-23.. |
Artigo original |
Analisa a experiência de extensão realizada pelo Grupo de Expressões Sócio-Teatrais em Terapia Ocupacional (GESTTO) do departamento de Terapia Ocupacional da Universidade de Fortaleza projeto em parceria com o Serviço de Terapia Ocupacional do Núcleo de Atenção Médica Integrada (NAMI), Unidade Saúde subsidiada pela referida universidade voltado para a assistência de adolescentes em risco social. |
Promoção da saúde, por meio da utilização da linguagem artística do teatro, junto a adolescentes de 14 a 18 anos, regularmente matriculados em escola, moradores da comunidade do Dendê e em risco social. |
18 |
Lima & Silveira (2009)Lima, L. J. C., & Silveira, N. D. R. (2009). Visões sobre o envelhecer: o distanciamento e a proximidade da velhice com a grande cidade. Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo, 20(3), 171-179.. |
Artigo original |
Apresenta o primeiro grupo da atividade de extensão com enfoque no idoso morador da cidade de São Paulo do Programa Permanente Composições Artísticas e Terapia Ocupacional (PACTO) do Departamento de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo, campus São Paulo. |
Propõe um trabalho na interface arte/saúde que visa à promoção de um envelhecimento com qualidade de vida, prevenção e melhora de fatores de ordem biológica e psicossocial, ampliando a ação dos idosos no seu meio, facilitando a inclusão do sujeito que envelhece em redes de troca e interação social. |
19 |
Oliver et al. (2003)Oliver, F. C., Aoki, M., Tissi, M. C., & Nicolau, S. M. (2003). Reabilitação com ênfase no território – Jardim D’Abril e Jardim Boa Vista, no município de São Paulo. Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo, 14(3), 141-146.. |
Artigo original |
Apresenta o projeto de ensino, pesquisa e extensão do Departamento de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, campus São Paulo, voltado à assistência à comunidade e pessoas com deficiências assistidas no Distrito de Saúde Escola Butantã, zona oeste de São Paulo e moradoras na comunidade do Jardim D’Abril e Jardim Boa Vista em seu entorno. |
Acompanhamento individual para construção de projetos de vida, fomento da cidadania e da participação na vida social, realização de fóruns para organização social em torno das necessidades específicas das pessoas com deficiência. Transformação da cultura local a respeito da deficiência por meio de atividades socioculturais com circulação em espaços públicos, trocas sociais e afetivas, facilitação da convivência entre pessoas com e sem deficiências, construindo experiências para uma cultura de validação da pessoa com deficiência. |
20 |
Angelli et al. (2009)Angelli, A. A. C., Castro, E. D., Lima, E. M. F. A., & Inforsato, E. (2009). A. Pacto: 10 anos de encontros, pesquisas e produção na interface das artes e da saúde. Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paul, 20(3), i-i. https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v20i3pi-i. https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149....
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Editorial |
Apresentação do grupo PACTO do Departamento de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo, que tem articulado ensino, pesquisa e extensão com o objetivo de favorecer aos seus participantes a oportunidade de desenvolver potenciais criativo, artístico e intelectual. |
Desenvolve potenciais criativo, artístico e intelectual ao acompanhar pessoas da comunidade, usuários ou não do serviço de saúde, em atividades grupais e/ou viabilizar o acesso a eventos culturais |
21 |
Coutinho et al. (2009)Coutinho, S., Castro, E. D., Inforsato, E. A., Lima, L. J. C., Galvanese, A. T., Asanuma, G., & Lima, E. M. F. A. (2009). Ações de Terapia Ocupacional no território da cultura: a experiência de cooperação entre o Museu de Arte Contemporânea da USP (MAC USP) e o Laboratório de Estudos e Pesquisas Arte e Corpo em Terapia Ocupacional. Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo, 20(3), 188-192.. |
Artigo original |
Relata a experiência do Programa Lazer com Arte para a Terceira Idade (LAPTI), uma colaboração entre o Laboratório de Estudos e Pesquisas Arte e Corpo em Terapia Ocupacional do departamento de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo, campus São Paulo, e o Museu de Arte Contemporânea da USP (MAC USP) focalizando algumas ações significativas e seus desdobramentos para a construção de práticas de terapia ocupacional no campo cultural. |
Volta-se para idosos, aposentados ou não, iniciando-os numa práxis artística contemporânea. As atividades são centradas em práticas de ateliê e apreciação comentada de obras selecionadas do acervo do MAC USP em articulação com as informações que contextualizam historicamente obras, artistas e movimentos artísticos da contemporaneidade. |
22 |
Gomes et al. (2014)Gomes, C., Coutinho, G., & Miyamoto, S. (2014). Efeitos do programa de educação em pacientes com artrite reumatóide do Serviço de Reumatologia do Hospital Universitário Cassiano Antonio de Moraes (HUCAM) – Projeto Piloto. Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo, 24(3), 250-258.. |
Artigo Original |
Apresenta os efeitos do programa de extensão Educação ao Paciente Reumático do Departamento de Educação Integrada em Saúde da Universidade Federal do Espírito Santo Universidade Federal do Espirito Santo em um Serviço de Reumatologia do Hospital Universitário Cassiano Antônio de Moraes em Vitória, Espirito Santo. |
Proporciona ao paciente com doenças reumáticas, de ambos os sexos e com idades variadas, o desenvolvimento de habilidades pessoais e possibilidades de enfrentamento da doença por meio da abordagem grupal. |
23 |
Dutra et al. (2018)Dutra, F. C. M. S., Roberto, W. M., Coelho, B. L., & Almeida, R. (2018). Envolvimento em ocupações sustentáveis: mudanças nos hábitos de vida a partir de espaços de práticas educativas. Cadernos de Terapia Ocupacional, 26(2), 345-355. http://dx.doi.org/10.4322/2526-8910.ctoAO1143. http://dx.doi.org/10.4322/2526-8910.ctoA...
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Artigo original |
Percepção de estudantes e participantes de três projetos de extensão Educar para Reciclar, Assessoria de Eventos Sustentáveis e Sustentabilidade e Inovação, do departamento de Engenharia Ambiental da Universidade Federal do Triângulo Mineiro de caráter socioeducativo, sobre as práticas sustentáveis mudarem os hábitos cotidianos e o envolvimento em ocupações também sustentáveis. |
Os projetos tem como foco o desenvolvimento de práticas sustentáveis a partir de espaços de caráter socioeducativos. Especificamente, o projeto Educar para Reciclar realiza ações de educação ambiental na universidade e em instituições de ensino da cidade, visando conscientizar e sensibilizar as pessoas para a necessidade da adoção de atitudes e hábitos sustentáveis. O projeto Assessoria de Eventos Sustentáveis se dedica a assessorar os eventos realizados na universidade ou vinculados à ela. O projeto Sustentabilidade e Inovação recicla banners usados e apresenta alternativas para sua reutilização. |
24 |
Silva et al. (2019)Silva, M. J., Oliveira, M. L., & Malfitano, A. P. S. (2019). O uso do espaço público da praça: considerações sobre a atuação do terapeuta ocupacional social. Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional, 27(2), 438-447. http://dx.doi.org/10.4322/2526-8910.ctoRE1746. http://dx.doi.org/10.4322/2526-8910.ctoR...
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Relato de experiência |
Apresenta a proposta de atividade de ensino, pesquisa e extensão em terapia ocupacional social, articuladas ao Programa METUIA, para alunos de graduação e pós-graduação da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). |
Oficinas de atividades dramáticas, plásticas e lúdicas com jovens em vulnerabilidade social em espaços públicos de diferentes naturezas como escola pública estadual, Centro de Juventude, Centro Comunitário, cujos objetivos estão parametrizados pelas noções de cidadania, de direitos/deveres e da participação democrática. |
25 |
Francelino & Bregalda (2020)Francelino, V. C. S., & Bregalda, M. M. (2020). Poesia, arte e sensibilidade: contribuições de um projeto de extensão para a formação de estudantes de terapia ocupacional. Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional, 28(1), 50-73. http://dx.doi.org/10.4322/2526-8910.ctoAO1820. http://dx.doi.org/10.4322/2526-8910.ctoA...
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Artigo original |
Apresenta as contribuições do projeto “Extensão Universitária em Poesia Ocupacional” do Departamento de Terapia Ocupacional da Universidade Federal da Paraíba, voltado para a formação dos estudantes do curso de terapia ocupacional do referido departamento. |
Buscava oportunizar aos discentes do curso de terapia ocupacional o exercício de uma compreensão sensível de si e do outro, que pudesse repercutir na formação e produção de práticas profissionais mais sensíveis e humanizadas, por meio do uso da arte e da poesia. |
26 |
Della Barba et al. (2017)Della Barba, P. C. S., Barros, V. M., Marques, E. A., Farias, A. Z., Aniceto, B., & Miyhamoto, E. R. (2017). A Terapia Ocupacional em um processo de capacitação sobre vigilância do desenvolvimento infantil na atenção básica em saúde. Cadernos de Terapia Ocupacional da UFSCar, 25(1), 223-233. http://dx.doi.org/10.4322/0104-4931.ctoRE0747. http://dx.doi.org/10.4322/0104-4931.ctoR...
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Relato de experiência |
Vivencias de estudantes de graduação na atividade de extensão “Formação de alunos de graduação em Terapia Ocupacional e de agentes comunitários de saúde para a promoção de ações de vigilância do desenvolvimento infantil na atenção primária à saúde” do Departamento de Terapia Ocupacional da Universidade Federal de São Carlos. |
Formação e capacitação de estudantes do curso de terapia ocupacional, de agentes comunitários de saúde e de familiares a respeito da vigilância do desenvolvimento infantil e de ações de cuidado integral à criança na atenção primária à saúde. |
27 |
Silva et al. (2018b)Silva, C. R., Silvestrini, M. S., Von Poellnitz, J. C., Prado, A. C. S. A., & Leite Junior, J. D. (2018b). Estratégias criativas e a população em situação de rua: terapia ocupacional, arte, cultura e deslocamentos sensíveis. Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional, 26(2), 489-500. http://dx.doi.org/10.4322/2526-8910.ctoRE1128. http://dx.doi.org/10.4322/2526-8910.ctoR...
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Relato de experiência |
Relata a experiência oriunda de um compilado de projetos de extensão universitária voltado à população em situação de rua e com foco realizado no Centro de Referência Especializado de Assistência Social da População em Situação de Rua da cidade de São Carlos. |
Atuação a partir da arte e da cultura para promoção de estratégias criativas e oferta à população em situação de rua de espaços de pertencimento, construção e fortalecimento de redes sociais de suporte e de vínculos para promoção de fazeres, criações e experimentações. |
28 |
Meneses et al. (2016)Meneses, K. V. P., Garcia, P. A., Abreu, C. B. B., & Paulin, G. T. (2016). TO Clicando – inclusão social e digital de idosos. Cadernos de Terapia Ocupacional da UFSCar, 24(3), 621-628. http://dx.doi.org/10.4322/0104-4931.ctoRE0639. http://dx.doi.org/10.4322/0104-4931.ctoR...
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Relato de experiência |
Relata a implantação e desenvolvimento do projeto de extensão universitária TO Clicando do Departamento de Terapia Ocupacional da Universidade de Brasília, campus Ceilândia, descrevendo suas características, seus objetivos e suas contribuições acadêmicas e comunitárias. |
Objetiva promover a inclusão social e digital de idosos residentes na comunidade ou em instituição de longa permanência, por meio de oficinas de informática, oficinas de estimulação cognitiva, oficinas de lazer e atividades manuais, palestras informativas e atividades de socialização |
29 |
Silva et al. (2015a)Silva, V. T. B. L., Silva, A. L. F., Muguba, M. C., Lamboglia, C. M. G. F., & Silva, C. A. B. (2015a). Terapia Ocupacional e pessoas com sobrepeso e obesidade: conhecimentos e partilhas. Cadernos de Terapia Ocupacional da UFSCar, 23(1), 211-219. http://dx.doi.org/10.4322/0104-4931.ctoRE418. http://dx.doi.org/10.4322/0104-4931.ctoR...
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Relato de experiência |
Descreve a atuação do terapeuta ocupacional no projeto de extensão Doce Vida voltado ao atendimento de adultos e idosos com sobrepeso e obesidade, na cidade de Natal. |
Fornece educação em saúde através de atividades terapêuticas ocupacionais lúdicas, cognitivas, corporais, físicas e produtivas. |
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Macedo et al. (2016)Macedo, M. D. C., Neves, A. T. L., Bardi, G., Monzeli, G. A., & Mota, V. V. (2016). Olhares em formação: refletindo a prática da terapia ocupacional em um contexto cultural a partir de experiências com povos indígenas. Cadernos de Terapia Ocupacional da UFSCar, 24(1), 77-89. http://dx.doi.org/10.4322/0104-4931.ctoAO0665. http://dx.doi.org/10.4322/0104-4931.ctoA...
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Artigo original |
Através de relatos de estudantes do projeto de extensão terapia ocupacional e os Jovens Guarani do Espírito Santo: Diálogos e Oficinas Culturais, do Departamento de Terapia Ocupacional da Universidade Federal do Espirito Santo, são articulados e aprofundados os conhecimentos teórico-metodológicos da terapia ocupacional junto ao povo Guarani, desvelando as questões de etnicidade e cultura, e sua relação com as ações técnicas, do terapeuta ocupacional. |
Criação de intervenções, com enfoque na problematização de questões identitárias, socialização e interação entre os jovens Guarani, Tupiniquim das aldeias de Aracruz e de outras comunidades Guarani, de atividades em grupos, oficinas de atividades, atividades comunitárias e acompanhamentos individuais junto às crianças e aos jovens. A partir da inserção dos estudantes de terapia ocupacional na aldeia Guarani Três Palmeiras, na cidade de Aracruz, localizada no litoral capixaba, distante 83 km da capital, Vitória, são pensados instrumentos e recursos, como o teatro, a dança, o desenho, os jogos, as reuniões comunitárias, os mutirões para a organização física do espaço territorial, além de recursos multimeios e de materiais produzidos pelos próprios índios, como documentários, textos e blogs. |
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Angeli & Fonseca (2015)Angeli, A. A. C., & Fonseca, T. M. G. (2015). O Menino-Cachorro e o projeto TOCCA: intensidades e experimentações na constituição de ações em Terapia Ocupacional. Cadernos de Terapia Ocupacional da UFSCar, 23(4), 815-828.. |
Artigo original |
Apresenta parte das problemáticas, reflexões e potencialidades vividas pela docente e pelos estudantes de graduação em terapia ocupacional, no período de 2010-2014 (estagiários, voluntários e bolsistas), na construção do Projeto TOCCA - Terapia Ocupacional, Corpo, Cultura e Artes - do curso de Terapia Ocupacional da Universidade Federal de Santa Maria. |
O projeto se insere na rede de proteção básica da zona leste da cidade fazendo interlocuções com o Centro de Assistência Social e com algumas instituições que compõem a rede socioassistencial desta região. Em especial, atuava junto à associação de moradores do loteamento “Estação dos Ventos” e à Unidade de Proteção Integral, o projeto social da Casa Espírita Fernando do Ó. Parte das ações da equipe também acontece no acompanhamento regular das reuniões do Conselho Municipal de Assistência Social e, eventualmente, das reuniões do Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente. |
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Bardi et al. (2016)Bardi, G., Monzeli, G. A., Macedo, M. D. C., Neves, A. T. L., & Lopes, J. S. R. (2016). Oficinas socioculturais com crianças e jovens sob a perspectiva da Terapia Ocupacional Social. Cadernos de Terapia Ocupacional da UFSCar, 24(4), 811-819. http://dx.doi.org/10.4322/0104-4931.ctoRE0643. http://dx.doi.org/10.4322/0104-4931.ctoR...
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Relato de experiência |
Relata a experiência do programa METUIA do Departamento de Terapia Ocupacional da Universidade Federal do Espírito Santo, que ilustra, sob a ótica da terapia ocupacional social, as oficinas culturais e os acompanhamentos individuais e territoriais empreendidos durante um período de seis meses, no contexto sociocultural de uma comunidade periférica do município de Vitória, ES. |
Potencializar crianças e jovens do Bairro Santos Reis, pertencente à Região de São Pedro, Espirito Santo, no sentido da apropriação do espaço comunitário, construindo em conjunto formas de autonomia e participação social e fortalecendo seus desejos e projetos de vida, de acordo com a cultura local. Realização de ações e atividades intersetoriais no que tange à saúde, à educação, à assistência social, ao esporte, à cultura e ao lazer, promovendo reflexões sobre as diferenças e problemáticas sociais no cotidiano próprio da juventude deste local. |
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Luiz & Macedo (2013)Luiz, C. C. A., & Macedo, M. D. C. D. (2013). Natação e atividades aquáticas para populações especiais: uma experiência em terapia ocupacional. Cadernos de Terapia Ocupacional da UFSCar, 11(2), 124-127.. |
Artigo original |
Descreve a realização do projeto de extensão “Natação e Atividades Aquáticas para Populações Especiais” do departamento de Terapia Ocupacional da Universidade Federal de São Carlos, que tinha por objetivo atendimento da Terapia Ocupacional no meio aquático para populações com necessidades especiais. |
Melhoria da qualidade de vida de crianças e seus acompanhantes, adolescentes e adultos com necessidades especiais da cidade de São Carlos. O atendimento da Terapia Ocupacional no meio aquático tinha por objetivo o aumento da consciência corporal, desenvolvimento motor, sensorial e cognitivo, promoção da autoestima e realização pessoal, desenvolvimento da criatividade, afetividade e socialização. |
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Joaquim et al. (2014)Joaquim, R. H. V. T., Silvestrini, M. S., & Marini, B. P. R. (2014). Grupo de mães de bebês prematuros hospitalizados: experiência de intervenção de Terapia Ocupacional no contexto hospitalar. Cadernos de Terapia Ocupacional da UFSCar, 22(1), 145-150. http://dx.doi.org/10.4322/cto.2014.016. http://dx.doi.org/10.4322/cto.2014.016...
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Relato de experiência |
Apresentação da atividade de extensão grupo de mães de bebês prematuros hospitalizados numa Santa Casa de Misericórdia do interior do estado de São Paulo, idealizada e concretizada por docente do Departamento de Terapia Ocupacional da Universidade Federal de São Carlos. |
Promoção de suporte, informação e orientação sobre cuidados e interação das mães com seus bebês hospitalizados por meio da proposição de atividades em grupo pela Terapia Ocupacional. As atividades eram idealizadas para auxiliar as mães no enfrentamento da situação vivenciada de uma maneira mais saudável e próxima de um cotidiano reconhecido. As atividades também focavam o cuidar dos filhos durante e após a alta hospitalar. O grupo constituía um lugar no qual as mães podiam se expor e compartilhar suas angústias, medos e sofrimentos, para minimizarem esses sentimentos, além de conversarem e refletirem sobre como reorganizar o cotidiano, visualizar redes de apoio, na família ou fora dela, e reconhecer sua autonomia e potencialidade para esse cuidado. |
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Oliveira et al. (2003)Oliveira, A. S., Silva, A. A., Albuquerque, I., & Akashi, L. T. (2003). Reflexões sobre a prática de terapia ocupacional em oncologia na cidade de São Carlos. Cadernos de Terapia Ocupacional da UFSCar, 11(2), 118-123.. |
Artigo original |
Apresenta reflexões e experiências do tratamento resultantes do projeto de extensão Intervenção de Terapia Ocupacional em Oncologia do departamento de Terapia Ocupacional da Universidade Federal de São Carlos. |
Intervenção terapêutica ocupacional junto as pessoas em tratamento oncológico considerando os aspectos biológicos, psicológicos, sociais e culturais de cada indivíduo. Proporcionar aos alunos do curso de Terapia Ocupacional a experiência no campo de atuação da profissão em oncologia e com clientela atendida, visando para além dos processos clínicos. |
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Zanni (2005)Zanni, K. P. (2005). A intervenção da terapia ocupacional com paciente autista no setting aquático. Cadernos de Terapia Ocupacional da UFSCar, 13(2), 123-127.. |
Artigo original |
Descreve a realização de atendimentos provenientes do projeto de extensão A Intervenção da Terapia Ocupacional na Água do departamento de Terapia Ocupacional da Universidade Federal de São Carlos, que fornecia atendimento da Terapia Ocupacional no meio aquático para um adolescente no espectro autista. |
Melhora no relacionamento interpessoal e redução de comportamentos agressivos de um adolescente de 17 anos no espectro autista por meio da terapia ocupacional no meio aquático, na cidade de São Carlos. |
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Peruzzolo et al. (2015)Peruzzolo, D. L., Oliveira, L. D., Filheiro, M., & Souza, A. P. R. (2015). Contribuições à clínica da Terapia Ocupacional na área da intervenção precoce em equipe interdisciplinar. Cadernos de Terapia Ocupacional da UFSCar, 23(2), 295-303. http://dx.doi.org/10.4322/0104-4931.ctoAO0515. http://dx.doi.org/10.4322/0104-4931.ctoA...
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Artigo original |
Narra os caminhos teórico-práticos do processo de intervenção precoce de um bebê prematuro, oferecido pelo programa de extensão “Detecção e Estimulação Precoce: uma Perspectiva Interdisciplinar” vinculados aos cursos de Terapia Ocupacional e Fonoaudiologia de uma universidade federal de uma cidade do interior do Rio Grande do Sul. |
Realização de avaliação do bebê, coleta de informações com a mãe e discussão do caso em equipe. Elaboração e implementação de intervenção terapêutica ocupacional baseada nos aportes teórico-práticos relativos aos conceitos da clínica em estimulação precoce e psicomotora. Favorecer a construção de esquema corporal e da elaboração de uma nova imagem corporal para o menino atendido que nasceu prematuro, sob a óptica da construção subjetiva de um novo lugar no cotidiano familiar. |
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Carrasco (2005)Carrasco, B. G. (2005). Retrato de uma creche: possibilidades da atuação da Terapia Ocupacional na educação infantil (0-2 anos). Cadernos de Terapia Ocupacional da UFSCar, 13(2), 117-121.. |
Artigo original |
Descreve uma intervenção proposta através de um projeto de extensão junto a um berçário de uma creche municipal em um bairro da periferia. |
Intervenção da terapia ocupacional no contexto da educação infantil, especificamente em uma creche para crianças de 0 a 2 anos e as educadoras. Objetivava a reflexão e transformação do modelo de compreensão da infância pela instituição e pelas educadoras, assim como a visão que possuíam sobre o papel da instituição na vida da criança e como poderiam realizar um processo ativo de construção do próprio ambiente de trabalho. As ações propostas partiram da consideração de que a criança é um ser ativo e capaz de fazer escolhas em seu processo de desenvolvimento. |
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Silva et al. (2015b)Silva, C. R., Cardinalli, I., & Lopes, R. E. (2015b). A utilização do blog e de recursos midiáticos na ampliação das formas de comunicação e participação social. Cadernos de Terapia Ocupacional da UFSCar, 23(1), 131-142. http://dx.doi.org/10.4322/0104-4931.ctoAO513. http://dx.doi.org/10.4322/0104-4931.ctoA...
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Artigo original |
Relata a experiência do projeto de extensão Talentos Juvenis do Gonzaga do departamento de Terapia Ocupacional da Universidade Federal de São Carlos analisando a utilização de recursos midiáticos e interativos para a potencialização de sujeitos em situação de vulnerabilidade e ampliação das possibilidades de comunicação e de participação social. |
Promoção de espaços de criação e emancipação, fomento da arte e a cultura, desenvolvimento de oficinas de atividades com elaboração e a utilização de um blog, entre outros recursos midiáticos, com adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social frequentadores do Centro da Juventude Elaine Viviane. |
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Joaquim et al. (2016)Joaquim, R. H. V. T., El Khatib, U., & Della Barba, P. C. S. (2016). A integração do processo ensino e aprendizagem de alunas de Terapia Ocupacional e o cuidado de mães de bebês de risco na hospitalização. Cadernos de Terapia Ocupacional da UFSCar, 24(2), 397-402. http://dx.doi.org/10.4322/0104-4931.ctoRE0729. http://dx.doi.org/10.4322/0104-4931.ctoR...
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Relato de experiência |
Descreve o processo de ensino e aprendizagem de estudantes de terapia ocupacional em um projeto de extensão do departamento de Terapia Ocupacional da Universidade Federal de São Carlos voltado para o acompanhamento da díade mãe-bebê de risco em berçário sem intensivo, de um hospital de uma cidade do interior do Estado de São Paulo, no domicílio após a alta hospitalar. |
Qualificação das estudantes para a compreensão do nascimento de risco, da vinculação inicial mãe-bebê no ambiente hospitalar, do acompanhamento do desenvolvimento infantil e para a resolução de problemas, além de compreensão de si enquanto sujeito de sua própria formação. |
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Della Barba & Minatel (2013)Della Barba, P. C. S., & Minatel, M. M. (2013). Contribuições da Terapia Ocupacional para a inclusão escolar de crianças com autismo. Cadernos de Terapia Ocupacional da UFSCar, 21(3), 601-608. http://dx.doi.org/10.4322/cto.2013.062. http://dx.doi.org/10.4322/cto.2013.062...
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Relato de experiência |
Relata a experiência da atuação do terapeuta ocupacional no projeto de extensão “Consultoria Colaborativa na Inclusão Escolar de Crianças com Transtornos de Desenvolvimento Proposta de Atuação da Terapia Ocupacional”, do departamento de Terapia Ocupacional da Universidade Federal de São Carlos. |
Fornecimento de consultoria colaborativa em duas escolas de educação infantil da rede regular de ensino localizadas em cidades de pequeno porte na região do município de São Carlos, suporte e orientações quanto às possibilidades de inclusão escolar de crianças com transtornos de desenvolvimento. |
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Almeida et al. (2015)Almeida, M. C., Soares, C. R. S., Barbosa, A. T. S., Kazanji, D. P., Lima, S. L., & Prado, P. (2015). Novos olhares para a juventude: descobrindo caminhos. Cadernos de Terapia Ocupacional da UFSCar, 23(4), 863-870. http://dx.doi.org/10.4322/0104-4931.ctoER0672. http://dx.doi.org/10.4322/0104-4931.ctoE...
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Relato de experiência |
Apresentar e discutir as referências conceituais e práticas do projeto de extensão O Território e seus Protagonistas: Novos Olhares para a Infância e Juventude, desenvolvido pelo núcleo do Projeto Metuia do Departamento de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo, campus São Paulo. |
Atividades e situações em terapia ocupacional social com foco na juventude, suas famílias e nos profissionais do Centro de Referencia em Assistência Social dos distritos Vila Sônia, Butantã, Morumbi, Rio Pequeno e Raposo Tavares do Butantã. Possibilitar a construção coletiva de novos pontos de vista acerca da infância e da juventude e, em especial, sobre aqueles considerados em situação de vulnerabilidade ou de risco social. |
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Joaquim et al. (2010)Joaquim, R. H. V. T., Alburquerque, I., Cunha, T. T., Paez, L., & Takeda, B. (2010). A proposta e a implantação de um projeto de extensão: resgate do cotidiano de jogos e brincadeiras em uma enfermaria pediátrica. Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo, 18(2), 191-198.. |
Relato de experiência |
Descreve a implantação do projeto de extensão Resgate do Cotidiano de Jogos e Brincadeiras para Bebês e Crianças em Enfermaria Pediátrica do departamento de Terapia Ocupacional da Universidade Federal de São Carlos. |
Fornece o resgate da rotina de atividades lúdicas, durante o período de internação e que sejam adequadas à condição clínica e faixa etária de bebes e crianças internadas em enfermaria pediátrica de um hospital no interior de São Paulo. |