Resumo
Introdução
Desde a reforma curricular do ano 2004, a prática profissional comunitária de Terapia Ocupacional da Universidad del Valle tem tido ações presenciais na cidade de Cali, Colômbia, especificamente no território da comuna 20 e de Los Andes. No início de 2020, o aparecimento do vírus COVID-19 levou a decisões como o isolamento preventivo obrigatório. Como resultado, a equipa de professores e estudantes da área de terapia ocupacional em comunidades optou por construir estratégias que permitissem a interação contínua em grupo através de sessões presenciais assistidas por tecnologia, utilizando plataformas virtuais de forma síncrona e assíncrona.
Objetivo
Documentar a experiência na prática profissional de terapia ocupacional em comunidades a fim de prestar contas das ações que, durante o período de confinamento, permitiram a construção e/ou manutenção dos grupos de trabalho.
Método
Compilação e análise dos registos feitos pelos estudantes antes de 2019 (situação presencial) e dos registos dos estudantes durante 2020 (situação de isolamento).
Resultados
A emergência da pandemia significou mudanças na abordagem das linhas de ação da prática comunitária (primeira infância, crianças em idade escolar e adultos) ao passar do presencial para o virtual, o que significou a incorporação de estratégias que permitiram a continuação da interação de grupo, reuniões virtuais síncronas e assíncronas e a criação dos programas “Todos têm uma opinião: falar sobre TO na comunidade” e o programa de escrita.
Conclusão
Durante o período da pandemia foram identificados dois desafios: primeiro, à lacuna no acesso e utilização da tecnologia e, segundo, à construção e/ou sustentabilidade da comunidade, de acordo com os princípios estabelecidos pela abordagem comunitária.
Palavras-chave:
Redes Comunitárias; Terapia Ocupacional; Pandemias