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Apoiando o educador social no Casa Lar: um estudo de caso de uma consulta usando translação de conhecimento intercultural

Resumo

Crianças e adolescentes em serviços de acolhimento têm direito de viver em um ambiente acolhedor, mas muitos estudos mostram que os adultos que cuidam das crianças e dos adolescentes enfrentam desafios para satisfazer as necessidades individuais destes adequadamente. Serviços de acolhimento têm a responsabilidade de apoiar os cuidadores em seus papeis. Este estudo de caso trata de um processo de consulta de terapia ocupacional (para pós-graduação, pós-profissionalização) com uma Casa Lar em São Paulo, Brasil, com o objetivo de desenvolver um programa de capacitação para os educadores sociais. Um levantamento das necessidades evidenciou a demanda de desenvolver um programa compreensivo de capacitação baseado nos valores organizacionais e nas competências identificadas de educador. Usando o Canadian Practice Process Framework como guia, um grupo multicultural de administradores técnicos completou um ciclo de translação de conhecimento para identificar o conhecimento atual no âmbito e adaptá-lo para o contexto local. Métodos de aprendizagem ativo e de pessoas-que-aprendem-participando foram incluídos no programa de capacitação, visando criar, em conjunto, uma ferramenta de translação de conhecimento que habilitará uma mudança na prática dos educadores. Planos para a avaliação do programa, tanto formativa como somativa, são apresentados junto com reflexões sobre os aspectos capacitadores do processo de consulta.

Palavras-chave:
Terapia Ocupacional; Cuidados no Lar de Adoção; Desenvolvimento de Pessoal; Pesquisa Médica Translacional; Comparação Transcultural; Métodos

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