Dinâmica: Gosto e faço |
Conhecer as ocupações cotidianas dos participantes. Discutir sobre o que é significativo para eles, o que lhes motiva e oferece prazer. Relacionar com a terapia ocupacional, que estimula as pessoas a buscarem o que é significativo para elas. |
Dividiu-se uma folha de papel em quatro partes iguais, desenhando no centro um grande sinal de adição, ou seja, uma cruz, dividindo, assim, a folha em quatro quadrantes. Dentro de cada quadrante escrever: Primeiro quadrante: três coisas que gosto de fazer e faço; Segundo quadrante: três coisas que gosto de fazer, mas não faço; Terceiro quadrante: três coisas que não gosto de fazer, mas faço; Quarto quadrante: três coisas que não gosto de fazer e não faço. Material utilizado: folhas de papel ofício A-4 e canetas esferográficas. |
Música: Vida boa (Composição de Vitor Chaves, cantada por Vitor e Leo) |
Conhecer os hábitos e costumes dos integrantes do grupo, história de vida e a percepção que tem sobre o autocuidado. Promover discussão, através das perguntas: E, para você, o que significa ter uma vida boa? E o que acham que é necessário para tê-la? |
Distribuiu-se, previamente, a letra da referida música para todos os presentes, Colocou-se o CD, solicitando aos participantes que cantassem, acompanhando a letra. Explicou-se que eram livres para cantar ou apenas ouvir a canção. Após esse momento, foi realizada uma roda de conversa, em que se lançaram ao grupo as seguintes perguntas: E, para você, o que significa ter uma vida boa? E o que acham que é necessário para tê-la? Material utilizado: aparelho de som, CD com a citada música, letra impressa. |
Dinâmica: Hábitos |
Provocar a discussão e reflexão sobre hábitos saudáveis e não saudáveis, ouvir percepções e conceitos. |
Consistiu em escolher uma das figuras que foram dispostas sobre a mesa. Dentre as imagens expostas, estavam figuras de pessoas realizando caminhada, dormindo, dançando, comendo pizza, fumando, ingerindo bebida alcoólica, gravuras de legumes, frutas, sucos, entre outras, consideradas hábitos saudáveis e não saudáveis. Coube a cada participante escolher uma imagem e classificá-la como saudável ou não. Em seguida, foi solicitado que falassem sobre o motivo da sua escolha. Material utilizado: figuras diversas, expostas sobre uma mesa. |
Poema: Recomeçar (Carlos Drummond de Andrade) |
Favorecer a reflexão sobre como lidar com a frustração e a culpa, quando as metas desejadas não forem atingidas. Abordar a importância da motivação para o autocuidado. |
Distribuiu-se, para os presentes, o poema impresso. Foi realizada leitura com a participação de todos. Em seguida, abriu-se discussão sobre a atividade, para que todos externassem sua interpretação. Material utilizado: poema impresso. |
Automassagem |
Estimular a auto-observação, principalmente dos pés, “checando” o próprio corpo, através do toque. Verificando se há partes doloridas, sensibilidade, tensões, etc. |
Ao som de uma música relaxante, a pessoa sentada se automassageava, acompanhando o instrutor. Cada participante tocava levemente com a ponta dos dedos em pontos-chave do rosto, braços, abdome, pernas e parte posterior do tronco, e alongava as articulações dos pés, na medida da possibilidade de cada um. “Checando” o próprio corpo, através do toque. Verificando se há partes doloridas, sensibilidade, tensões, etc. Material utilizado: música relaxante. |
Técnica de respiração diafragmática ou profunda |
Ensinar a técnica de respiração profunda com a finalidade de contribuir para relaxamento, melhora da frequência cardíaca e funcionamento dos intestinos. Estimular a vitalidade dos órgãos abdominais envolvidos na produção de insulina. |
Iniciou-se com exercício de auto-observação da respiração. Em seguida, foi explicada a forma correta de se respirar e seus benefícios. Realizou-se, então, técnica de respiração diafragmática profunda: solicitou-se que os usuários inspirassem lenta e profundamente através do nariz até o fundo dos pulmões, isto é, enviando o ar tão profundamente para baixo, nos pulmões, quanto possível. O tórax move-se levemente enquanto o abdômen se expande. O diafragma move-se para baixo. Material utilizado: música relaxante. |
Roda de conversa sobre descanso e sono |
Despertar para a importância do descanso e sono, para uma melhor qualidade de vida. |
Realizou-se roda de conversa sobre quais são seus hábitos e rituais antes de dormir, quantas horas costumam dormir, o que fazem para descansar. Foram discutidas técnicas de relaxamento e terapias alternativas disponíveis em serviços do SUS. Material utilizado: Folder elaborado pelas estagiárias. Informativo com orientações sobre hábitos e posturas para se dormir melhor. Foi também discutido sobre a terapia ocupacional, através de folder com o resumo da prática profissional, visando ao conhecimento da profissão pelos participantes, já que a mesma ainda é desconhecida no Estado, devido à sua recente implementação na Universidade. |
Café da manhã diet |
Confraternizar, compartilhar cardápios e receitas diet. Promover diálogo sobre alimentação saudável, ouvir o que pensam a esse respeito. |
O café da manhã foi composto de suco, leite, café, bolo, frutas, biscoito integral e mousse. Planejado com a orientação das estagiárias de nutrição e a colaboração da equipe de profissionais. Material: receitas impressas |