Resumo
As experiências interprofissionais são uma parte essencial da preparação dos alunos de fisioterapia e terapia ocupacional para a prática clínica. A simulação tem sido usada para ajudar os alunos a alcançar competências clínicas, incluindo competências interprofissionais. O estudo teve como objetivo explorar as percepções dos alunos de uma experiência de simulação interprofissional, identificar oportunidades para a integração de experiências interprofissionais em todo o currículo e documentar o processo de concepção e implementação de uma experiência de simulação interprofissional. Grupos focais foram usados para coletar dados qualitativos de 85 estudantes de graduação em fisioterapia e terapia ocupacional. A análise temática foi concluída nas transcrições dos grupos focais. Os resultados indicaram que os alunos perceberam a experiência da simulação interprofissional como benéfica para o desenvolvimento de habilidades afetivas e identidade de papel profissional. Os alunos identificaram um desejo de maior exposição às experiências de educação interprofissional ao longo do currículo. O projeto e a implementação da simulação interprofissional foram recebidos positivamente pelos alunos devido à ênfase na criação de uma experiência realista, apesar da ansiedade inicial do aluno relacionada à experiência. Conclui-se que a simulação interprofissional é um método valioso e apropriado para envolver os alunos na educação interprofissional e desenvolver habilidades interprofissionais. Documentar o processo de concepção e implementação de uma simulação interprofissional pode ajudar outros programas no desenvolvimento de oportunidades de simulação interprofissional para estudantes da área de saúde.
Palavras-chave:
Educação Interprofissional; Simulação; Estudantes; Terapia Ocupacional; Fisioterapia