Acessibilidade / Reportar erro

Identificação de papéis ocupacionais em atletas do esporte adaptado

Resumo

Objetivo

O presente estudo tem por objetivo descrever os papéis ocupacionais desempenhados pelos atletas da Associação dos Deficientes Físicos do Paraná – ADFP.

Método

Trata-se de uma pesquisa quantitativa observacional transversal. Foram realizadas entrevistas individuais estruturadas com base em uma Lista de Identificação de Papéis Ocupacionais – LIPO, na qual a amostra contou com os atletas vinculados a 6 modalidades oferecidas pela ADFP.

Resultados

Participaram 37 atletas, com predominância do sexo masculino, cuja média de idade foi de 39 anos e o tempo de prática variou entre 1 mês e 25 anos. Destaca-se com significância os papéis ocupacionais de cuidador, membro da família e religioso sobre o desempenho do esporte.

Conclusão

A pesquisa contou com boa adesão dos participantes, o que tornou possível verificar os papéis ocupacionais na vida dos atletas e a dinâmica de relação destes com seu desempenho no esporte. Da mesma forma, ressalta-se a necessidade de fomentar pesquisas relacionadas à temática, visto a incipiência de literatura nacional.

Palavras-chave:
Atletas. Esportes para Pessoas com Deficiência; Desempenho de Papéis; Terapia Ocupacional; Análise e Desempenho de Tarefas

Universidade Federal de São Carlos, Departamento de Terapia Ocupacional Rodovia Washington Luis, Km 235, Caixa Postal 676, CEP: , 13565-905, São Carlos, SP - Brasil, Tel.: 55-16-3361-8749 - São Carlos - SP - Brazil
E-mail: cadto@ufscar.br