Stagnitti et al. (2000)Stagnitti, K., Unsworth, C., & Rodger, S. (2000). Development of an assessment to identify play behaviours that discriminate between the play of typical preschoolers and preschoolers with pre-academic problems. Canadian Journal of Occupational Therapy, 67, 291-303.
|
Canadian Journal of Occupational Therapy |
41 crianças em desenvolvimento típico de 4 a 5 anos. |
Descrever uma nova avaliação de brincadeira (ChIPPA) e relatar estudos, verificando a confiabilidade interexaminadores e se é possível discriminar entre crianças com problemas pré-acadêmicos e desenvolvimento típico. |
Stagnitti & Unsworth (2004)Stagnitti, K., & Unsworth, C. (2004). The test–retest reliability of the child-initiated pretend play assessment. The American Journal of Occupational Therapy, 58(1), 93-99. http://dx.doi.org/10.5014/ajot.58.1.93. http://dx.doi.org/10.5014/ajot.58.1.93...
|
The American Journal of Occupational Therapy |
38 crianças com 4 e 5 anos (4 com atraso no desenvolvimento e 34 com desenvolvimento típico). |
Estabelecer a confiabilidade teste-reteste da ChIPPA. |
Swindells & Stagnitti (2006)Swindells, D., & Stagnitti, K. (2006). Pretend play and parents’ view of social competence: the construct validity of the Child-Initiated Pretend Play Assessment. Australian Occupational Therapy Journal, 53(4), 314-324. http://dx.doi.org/10.1111/j.1440-1630.2006.00592.x. http://dx.doi.org/10.1111/j.1440-1630.20...
|
Australian Occupational Therapy Journal |
35 Crianças de 4 a 5 anos de idade, em desenvolvimento típico. |
Investigar a relação entre faz de conta e competência social. Testar a validade de construto da ChIPPA de inferir a competência social por meio da avaliação da capacidade de brincar de faz de conta. |
Uren & Stagnitti (2009)Uren, N., & Stagnitti, K. (2009). Pretend play, social competence and involvement in children aged 5–7 years: the concurrent validity of the Child-Initiated Pretend Play Assessment. Australian Occupational Therapy Journal, 56(1), 33-40. https://doi.org/10.1111/j.1440-1630.2008.00761.x. https://doi.org/10.1111/j.1440-1630.2008...
|
Australian Occupational Therapy Journal |
41 crianças de 5 a 7 anos em desenvolvimento típico. |
Investigar a relação entre faz de conta, competência social e envolvimento em atividades escolares e determinar se a competência social e o nível de envolvimento das crianças poderiam ser inferidos com base em suas pontuações na ChIPPA. Apresentar conclusões sobre a validade concorrente da ChIPPA. |
Santos et al. (2010)Santos, C. A., Pacciulio, A. M., & Pfeifer, L. I. (2010). The influence of the family context in the symbolic play of children with cerebral palsy. Revista do NUFEN, 1(2), 3-20.
|
Revista do Nufen |
20 crianças de 3 a 6 anos de idade, com Paralisia Cerebral (PC). |
Analisar a influência do contexto familiar no desempenho do brincar simbólico. |
Dender & Stagnitti (2011)Dender, A., & Stagnitti, K. (2011). Development of the Indigenous Child-Initiated Pretend Play Assessment: selection of play materials and administration. Australian Occupational Therapy Journal, 58(1), 34-42. http://dx.doi.org/ 10.1111/j.1440-1630.2010.00905.x. http://dx.doi.org/ 10.1111/j.1440-1630.2...
|
Australian Occupational Therapy Journal |
23 crianças de 4 a 6 anos de desenvolvimento típico. |
Reportar a seleção de materiais lúdicos culturalmente apropriados e neutros em termos de gênero e as mudanças na administração identificadas para desenvolver a I-ChIPPA e estabelecer sua confiabilidade. |
O’Connor & Stagnitti (2011)O’Connor, C., & Stagnitti, K. (2011). Play, behaviour, language and social skills: the comparison of a play and a non-play intervention within a specialist school setting. Research in Developmental Disabilities, 32(3), 1205-1211. http://dx.doi.org/10.1016/j.ridd.2010.12.037. http://dx.doi.org/10.1016/j.ridd.2010.12...
|
Research in Developmental Disabilities |
35 crianças de 5 a 8 anos, com algum déficit intelectual. |
Investigar as habilidades lúdicas, comportamentais, de linguagem e sociais de crianças que participaram de uma intervenção lúdica (programa ‘Learn to Play') em comparação com um grupo de crianças que participaram de brincadeiras tradicionais em atividades em sala de aula. |
Pfeifer et al. (2011b)Pfeifer, L. I., Queiroz, M. A., Santos, J. L., & Stagnitti, K. (2011b). Cross-cultural adaptation and reliability of Child-Initiated Pretend Play Assessment (ChIPPA). Canadian Journal of Occupational Therapy, 78(3), 187-195. http://dx.doi.org/10.2182/cjot.2011.78.3.7. http://dx.doi.org/10.2182/cjot.2011.78.3...
|
Canadian Journal of Occupational Therapy |
14 crianças, sendo 9 meninas, com desenvolvimento típico entre 3 e 7 anos |
Organizar a adaptação transcultural da ChIPPA à população brasileira e avaliar o uso de materiais lúdicos, a duração da avaliação e a confiabilidade. |
Pfeifer et al. (2011a)Pfeifer, L. I., Pacciulio, A. M., Santos, C. A., Santos, J. L., & Stagnitti, K. (2011a). Pretend play of children with cerebral palsy. Physical & Occupational Therapy in Pediatrics, 31(4), 390-402. http://dx.doi.org/10.3109/01942638.2011.572149. http://dx.doi.org/10.3109/01942638.2011....
|
Physical & Occupational Therapy in Pediatrics |
20 crianças de 3 a 6 anos com diagnóstico de PC, sendo 9 meninas. |
Descrever a brincadeira espontânea, os tipos de déficits de faz de conta e a relação entre o nível de gravidade motora e a capacidade de brincar. Investigar a confiabilidade inter e intraexaminadores. |
Casey et al. (2012)Casey, S. A., Stagnitti, K., Taket, A., & Nolan, A. (2012). Early peer play interactions of resilient children living in disadvantaged communities. International Journal of Play, 1(3), 311-323. http://dx.doi.org/10.1080/21594937.2012.741432. http://dx.doi.org/10.1080/21594937.2012....
|
International Journal of Play |
26 crianças de 4 a 6 anos de desenvolvimento típico. |
Descrever a relação entre habilidade de brincar de faz de conta e as interações entre pares de crianças resilientes que vivem em comunidades desfavorecidas, dentro da coorte dos primeiros anos do projeto 'Supporting Resilience'. |
Fink et al. (2012)Fink, N., Stagnitti, K., & Galvin, J. (2012). Pretend play of children with acquired brain injury: an exploratory study. Developmental Neurorehabilitation, 15(5), 336-342. http://dx.doi.org/10.3109/17518423.2012.655798. http://dx.doi.org/10.3109/17518423.2012....
|
Developmental Neurorehabilitation |
3 crianças de 3 a 6 anos com diagnóstico de lesão cerebral adquirida. |
Descrever o brincar de faz de conta de crianças que sofreram lesão cerebral adquirida. |
Stagnitti et al. (2012)Stagnitti, K., O’Connor, C., & Sheppard, L. (2012). Impact of the Learn to Play program on play, social competence and language for children aged 5–8 years who attend a specialist school. Australian Occupational Therapy Journal, 59(4), 302-311. http://dx.doi.org/10.1111/j.1440-1630.2012.01018.x. http://dx.doi.org/10.1111/j.1440-1630.20...
|
Australian Occupational Therapy Journal |
19 crianças, sendo 10 com diagnóstico de TEA de 5 a 8 anos. |
Investigar a mudança na relação entre brincadeira, linguagem e habilidades sociais antes e após a participação no programa “Learn to Play”. |
Stagnitti & Lewis (2015)Stagnitti, K., & Lewis, F. M. (2015). Quality of pre-school children’s pretend play and subsequent development of semantic organization and narrative re-telling skills. International Journal of Speech-Language Pathology, 17(2), 148-158. http://dx.doi.org/10.3109/17549507.2014.941934. http://dx.doi.org/10.3109/17549507.2014....
|
International Journal of Speech-Language Pathology |
48 crianças com risco para déficit de aprendizagem e 32 crianças em desenvolvimento típico, com idade entre 4 e 5 anos. |
Investigar se a qualidade do sequenciamento lógico das ações brincar de faz de conta e uso de símbolos previa a organização semântica e capacidade de recontar narrativas (SAOLA). |
Chan et al. (2016)Chan, P. C., Chen, C. T., Feng, H., Lee, Y. C., & Chen, K. L. (2016). Theory of mind deficit is associated with pretend play performance, but not playfulness, in children with autism spectrum disorder. Hong Kong Journal of Occupational Therapy, 28(1), 43-52. http://dx.doi.org/10.1016/j.hkjot.2016.09.002. http://dx.doi.org/10.1016/j.hkjot.2016.0...
|
Hong Kong Journal of Occupational Therapy |
20 crianças com TEA entre 3 e 7 anos. |
Examinar as relações da teoria da mente (ToM) com o faz de conta e brincadeira livre. |
Adams et al. (2017)Adams, K. D., Rincón, A. M. R., Puyo, L. M. B., Cruz, J. L. C., Medina, M. F. G., Cook, A. M., & Encarnação, P. (2017). An exploratory study of children’s pretend play when using a switch-controlled assistive robot to manipulate toys. British Journal of Occupational Therapy, 80(4), 216-224. http://dx.doi.org/10.1177/0308022616680363. http://dx.doi.org/10.1177/03080226166803...
|
British Journal of Occupational Therapy |
30 crianças com desenvolvimento típico entre 3 e 8 anos |
Avaliar três tipos do brincar: Não Brincar, Brincar Funcional e Brincar de Faz de Conta, utilizando objetos da ChIPPA, com e sem um robô Lego Mindstorms controlado por interruptor. |
Golchin et al. (2017)Golchin, M. D., Mirzakhani, N., Stagnitti, K., Golchin, M. D., & Rezaei, M. (2017). Psychometric properties of Persian version of “child-initiated pretend play assessment” for Iranian children. Iranian Journal of Pediatrics, 27(1), 1-8. http://dx.doi.org/10.5812/ijp.7053. http://dx.doi.org/10.5812/ijp.7053...
|
Iranian Journal of Pediatrics |
31 crianças de 4 a 6 anos com desenvolvimento típico. |
Examinar a validade de face e conteúdo, confiabilidade interexaminadores, intraexaminadores e teste-reteste da tradução em persa da ChIPPA. |
Lin et al. (2017)Lin, S. K., Tsai, C. H., Li, H. J., Huang, C. Y., & Chen, K. L. (2017). Theory of mind predominantly associated with the quality, not quantity, of pretend play in children with autism spectrum disorder. European Child & Adolescent Psychiatry, 26, 1187-1196. http://dx.doi.org/10.1007/s00787-017-0973-3. http://dx.doi.org/10.1007/s00787-017-097...
|
European Child & Adolescent Psychiatry |
92 crianças com TEA entre 4 e 10 anos. |
Esclarecer as relações entre ToM e faz de conta, utilizando avaliações refinadas e monitorando comportamentos autísticos e compreensão verbal. |
Stagnitti & Pfeifer (2017)Stagnitti, K., & Pfeifer, L. I. (2017). Methodological considerations for a directive play therapy approach for children with autism and related disorders. International Journal of Play Therapy, 26(3), 160-171. http://dx.doi.org/10.1037/pla0000049. http://dx.doi.org/10.1037/pla0000049...
|
International Journal of Play Therapy |
3 crianças de 4 a 6 anos com TEA e distúrbios relacionados |
Destacar questões metodológicas no desenho da pesquisa ao reunir evidências para a eficácia do Learn to Play Therapy. |
Roberts et al. (2018)Roberts, T., Stagnitti, K., Brown, T., & Bhopti, A. (2018). Relationship between sensory processing and pretend play in typically developing children. The American Journal of Occupational Therapy, 72(1), 1-8. http://dx.doi.org/10.5014/ajot.2018.027623. http://dx.doi.org/10.5014/ajot.2018.0276...
|
The American Journal of Occupational Therapy |
42 crianças entre 5 e 7 anos em desenvolvimento típico. |
Investigar a relação entre processamento sensorial e o brincar de faz de conta. |
Santos et al. (2018)Santos, D. M., Lucisano, R. V., & Pfeifer, L. I. (2018). An investigation of the quality of pretend play ability in children with cerebral palsy. Australian Occupational Therapy Journal, 66(2), 210-218. http://dx.doi.org/10.1111/1440-1630.12539. http://dx.doi.org/10.1111/1440-1630.1253...
|
Australian Occupational Therapy Journal |
20 crianças com PC entre 4 e 7 anos |
Descrever a qualidade das habilidades de faz de conta e autoiniciar a brincadeira por meio da análise das observações clínicas da ChIPPA em 5 categorias (tempo, interação com examinador, imitação, tema e história). |
Anu et al. (2019)Anu, N. R., Sugi, S., & Rajendran, K. (2019). Pretend play as a therapeutic modality to enhance social competence in children with autism spectrum disorder: a quasi-experimental study. The Indian Journal of Occupational Therapy, 51(3), 96-101. http://dx.doi.org/10.4103/ijoth.ijoth_11_19. http://dx.doi.org/10.4103/ijoth.ijoth_11...
|
The Indian Journal Occupational Therapy |
42 crianças com TEA, entre 3 e 7 anos. |
Explorar os comportamentos de brincar de faz de conta, melhorando a competência social. |
Chen et al. (2019)Chen, K. L., Chen, C. T., Lin, C. H., Huang, C. Y., & Lee, Y. C. (2019). Prediction of Playfulness by pretend play, severity of autism behaviors, and verbal comprehension in children with autism spectrum disorder. Neuropsychiatric Disease and Treatment, 2019(15), 3177-3186. http://dx.doi.org/10.2147/NDT.S223681. http://dx.doi.org/10.2147/NDT.S223681...
|
Neuropsychiatric Disease and Treatment |
72 crianças com TEA entre 3 e 12 anos. |
Avaliar a relação entre faz de conta e brincadeira livre, enquanto controlava a gravidade dos comportamentos autísticos, compreensão verbal e idade. |
Dooley et al. (2019)Dooley, B., Stagnitti, K., & Galvin, J. (2019). An investigation of the pretend play abilities of children with an acquired brain injury. British Journal of Occupational Therapy, 82(9), 588-596. http://dx.doi.org/10.1177/0308022619836941. http://dx.doi.org/10.1177/03080226198369...
|
British Journal of Occupational Therapy |
26 crianças com lesão cerebral adquirida entre 3 e 7 anos. |
Descrever as habilidades do brincar de faz de conta autoiniciado e comparar com pontos de corte da ChIPPA. |
Lucisano et al. (2021)Lucisano, R. V., Pfeifer, L. I., Santos, J. L. F., & Stagnitti, K. (2021). Construct validity of the Child-Initiated Pretend Play Assessment: For 3-year-old Brazilian children. Australian Occupational Therapy Journal, 63(1), 43-53. http://dx.doi.org/10.1111/1440-1630.12697. http://dx.doi.org/10.1111/1440-1630.1269...
|
Australian Occupational Therapy Journal |
200 crianças com 3 anos de desenvolvimento típico |
Fornecer evidências de confiabilidade, consistência interna e teste de hipóteses da validade de construto da versão adaptada transculturalmente da ChIPPA. |
Sarah et al. (2021)Sarah, B., Parson, J., Renshaw, K., & Stagnitti, K. (2021). Can children’s play themes be assessed to inform play therapy practice? Clinical Child Psychology and Psychiatry, 26(1), 257-267. http://dx.doi.org/10.1177/1359104520964510. http://dx.doi.org/10.1177/13591045209645...
|
Clinical Child Psychology and Psychiatry |
30 crianças de desenvolvimento típico entre 5 e 7 anos |
Investigar se os temas da brincadeira podem ser identificados usando a ChIPPA. |