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Pedagogias dentro do currículo de terapia ocupacional: centrando uma práxis decolonial na prática de desenvolvimento comunitário

Resumo

Introdução

A terapia ocupacional crítica visa promover a justiça ocupacional, abordando os determinantes sociais da saúde e as estruturas sociopolíticas que afetam o envolvimento ocupacional das pessoas.

Objetivo

Descrever e examinar a pedagogia aplicada ao currículo de Práticas de Desenvolvimento Comunitário, na Universidade da Cidade do Cabo (UCT), África do Sul.

Método

foram usados múltiplos métodos para a construção do caso. Isso incluiu a revisão de documentos e artefatos associados e uma discussão de grupo focal com acadêmicos que ensinam no programa. Esses acadêmicos também escreveram diários reflexivos que foram incluídas em nossa análise. Os dados foram analisados ​​por meio de uma síntese interpretativa crítica.

Resultados

Um tema abrangente emergiu, a saber: “Modelagem de processos de desenvolvimento em uma aliança de ensino e aprendizagem”. Este tema identificou nossa abordagem pedagógica chave, ilustrando como uma práxis decolonial, abrangendo ações pedagógicas particulares, facilitou mudanças em direção à terapia ocupacional crítica. Essas ações pedagógicas foram refletidas em três categorias: “Parcerias para trazer nosso eu criticamente reflexivo e autêntico”; “O trabalho de desenvolver processos individuais e sistêmicos de luta” e “comprometer-se a enfrentar juntos as incertezas”.

Conclusão

Nossa interpretação sobre a nossa abordagem pedagógica dentro do currículo demonstra como as pedagogias decoloniais abrem caminhos que promovem o tipo de aprendizagem dialógica que é importante para a terapia ocupacional crítica. Essas pedagogias decoloniais são importantes para o desenvolvimento de uma profissão voltada para a justiça.

Palavras-chave:
Justiça Social, Educação Superior; Ensino; Aprendizagem; Terapia Ocupacional/Crítica

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