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Os fazeres da terapia ocupacional no campo da saúde mental infantojuvenil

Resumo

Introdução

Embora, ao longo da história, a terapia ocupacional acompanhe ativamente o desenvolvimento do campo da saúde mental infantojuvenil, há pouca produção sobre os elementos que caracterizam o núcleo da profissão neste campo, destacando-se a importância de pesquisas que avancem nesta direção.

Objetivos

Identificar a perspectiva de terapeutas ocupacionais envolvidos na atenção psicossocial de crianças e adolescentes sobre o núcleo profissional da terapia ocupacional no campo da saúde mental infantojuvenil, além de analisar como os demais profissionais envolvidos na atenção psicossocial de crianças e adolescentes descrevem a prática de terapeutas ocupacionais neste campo.

Método

Estudo com abordagem qualiquantitativa, desenvolvido em duas fases. A primeira contou com a participação de 107 profissionais atuantes no campo da saúde mental de crianças e adolescentes, que responderam um questionário online. Na segunda fase, participaram 32 profissionais, que compuseram quatro grupos focais virtuais. Para análise dos dados de ambas as fases, foi utilizado o software Iramuteq®.

Resultados

Foram identificados como fazeres característicos da terapia ocupacional no campo da saúde mental infantojuvenil: o enfoque nas ocupações, atividades de vida diária, rotinas e cotidiano dos indivíduos; a perspectiva integral sobre os sujeitos, a tessitura de redes e o fomento à intersetorialidade; a atuação frente ao sofrimento psíquico intenso e o manejo das situações de crise; e a atuação nos casos mais graves e complexos.

Conclusão

O estudo demonstra as características dos fazeres da terapia ocupacional no campo da saúde mental infantojuvenil, destacando a importância deste núcleo profissional para a construção coletiva do cuidado no referido campo.

Palavras-chave:
Terapia Ocupacional; Saúde Mental; Criança; Adolescente; Competência Profissional

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