Resumo
Introdução
No Chile, os terapeutas ocupacionais exercem a função docente desde 1963, aumentando sua presença em instituições de ensino superior que incorporaram a terapia ocupacional em seus projetos educacionais.
Objetivo
Descrever as percepções de terapeutas ocupacionais e dos estudantes sobre o processo de aquisição e participação no papel docente na região metropolitana do Chile.
Método
Pesquisa qualitativa com desenho exploratório-descritivo em que foram entrevistados professores e alunos de terapia ocupacional, no formato online, selecionados de forma não probabilística. Participaram 13 pessoas, cujas respostas foram analisadas em tabelas de codificação seletiva e categorizadas em 8 subcategorias.
Resultados
A motivação para transmitir os valores da profissão e as experiências ao ensinar são os principais fatores que os profissionais consideram para manter o seu papel docente nas universidades. Além disso, evidenciou-se a existência de desequilíbrio ocupacional nas áreas de participação social, descanso e sono dentro dos hábitos rotineiros dos profissionais que se somam à precarização do trabalho e da remuneração na função docente.
Conclusão
Os professores de cursos de graduação em terapia ocupacional devem facilitar os processos de exploração de possibilidades, motivando o desenvolvimento de competências e validando as conquistas nos processos de aprendizagem da nova geração de alunos, tanto no formato presencial como a distância.
Palavras-chave:
Terapia Ocupacional; Ensino; Desempenho de Papéis; Ensino Superior; Docentes