Brincar temático |
Com miniaturas em cenas de higiene e alimentação |
Tátil e visual |
Contação de histórias com desenhos |
Com temas de alimentação, com miniaturas, fantoche, desenho e alimentos reais |
Olfativo, tátil e visual |
Massagem corporal |
Massagem digital com pressão profunda nos pés e mãos, associando música sem e com aroma |
Auditivo, proprioceptivo e tátil. |
Com texturas e vibração nos pés e mãos com bolas texturizadas, esponjas, vibrador com ponteiras, acompanhados de música |
Corrida de bichos |
Em posição ou em decúbito ventral ou de gatas, fazer percurso imitando um bicho por vezes com sacos de areia nas costas |
Vestibular, proprioceptivo, planejamento e organização motora do comportamento |
Tibum na piscina de bolinhas |
Procurar objetos após mergulhar na piscina de bolinhas, enorlar-se com a piscina com bolinhas pela terapeuta, cair na piscina de cima e bola Bobath. |
Vestibular, proprioceptivo, planejamento e organização motora do comportamento |
Balança, balança |
Sentado ou em decúbito ventral no balanço plataforma em movimento retilíneo e uniforme, com música, bacia de texturas, argolas, atividade com theraband corda entre outras estratégias lúdicas |
Vestibular, proprioceptivo, tátil, visual, planejamento e execução motora, mudança comportamental. |
Balança, Balança apertadinho |
Várias posições dentro da lycra com graduação de movimento, intensidade e direção, cordas e theraband, pesos diferentes e bolas de diferentes tamanhos; com atividades motoras e espuma como recurso tátil. |
Vestibular, proprioceptivo, visual e tátil, planejamento e organização motores. |
Balança, balança peixinho |
Na rede suspensa, a criança ficou deitada e sentada, brincando com bolas de texturas e pesos distintos, com espumas e pés no tatame (quando sentado). |
Vestibular, proprioceptivo, auditivo, visual e tátil |
Gira gira girou |
Em rolo, realiza atividades motoras de argolas, boliche, cesta e de procurar alimentos e levar até os bichinhos; com textura de espuma (após aceitação), utilizada por dentro do rolo e em contato com o corpo todo no movimento com a espuma . |
proprioceptivo, vestibular, tátil e visual e favorecer o planejamento e execução motora, regulando o comportamento |
Bibi, hora de andar de carro |
Andar de skate em decúbito ventral em percurso com texturas variadas. |
Vestibular, proprioceptivo, visual tátil, planejamento e organização motores |
Pozinhos mágicos |
Com água morna na bacia, explorar aromas de chás e com canudos fazer bolhas. |
Olfativo, tátil e proprioceptivo oral. |
Que cheiro é esse? |
Olhos fechados foram oferecidos vários potes, com aromas diferentes como sal, açúcar, café, chás, hortelã etc. Ele deveria sentir o cheiro e, de olhos vendados, identificar o aroma e experimentar |
Olfativo, tátil e gustativo |
Pequeno cozinheiro |
Atividade de culinária individual ou em dupla com outra criança |
Tátil, visual, olfativo e gustativo |