Bult et al. (2012)Bult, M. K., Verschuren, O., Lindeman, E., Jongmans, M. J., Westers, P., Claassen, A., & Ketelaar, M. (2012). Predicting leisure participation of school-aged children with cerebral palsy: longitudinal evidence of child, family and environmental factors. Child: Care, Health and Development, 39(3), 374-380.
Paises Baixos |
Determinar quais variáveis infantis, familiares e ambientais são preditoras de participação em atividades formais e informais de lazer em crianças com PC em idade pré-escolar. |
Longitudinal de abordagem quantitativa |
N= 46 cuidadores e crianças Faixa etária: 5 a 8 anos |
GMFCS (Nível I, 30,4%, n= 14) |
Children’s Assessment of Participation and Enjoyment
|
Chiarello et al. (2012)Chiarello, L. A., Palisano, R. J., Orlin, M. N., Chang, H.-J., Begnoche, D., & An, M. (2012). Understanding participation of preschool-age children with cerebral palsy. Journal of Early Intervention, 34(1), 3-19.
EUA |
Descrever a participação de crianças em idade pré-escolar com PC |
Transversal de abordagem quantitativa |
N=85 cuidadores e crianças Faixa etária: 3 a 6 anos |
GMFCS (Nível I, 34.2%, n=13) |
Autorrelato sobre a participação das crianças |
Ferm et al. (2015)Ferm, U. M., Claesson, B. K., Ottesjö, C., & Ericsson, S. (2015). Participation and enjoyment in play with a robot between children with cerebral palsy who use AAC and their peers. Augmentative and Alternative Communication, 31(2), 108-123.
Suécia |
Explorar crianças com necessidades de comunicação complexas, seus colegas e pessoas de apoio adultas brincando com o robô falante e em movimento LekBot
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Transversal de abordagem qualitativa |
N= 3 cuidadores N= 2 crianças com PC Faixa etária: 3 a 6 anos |
GMFCS (Níveis III e IV) |
Análise de conversação |
Graham et al. (2014)Graham, N., Truman, J., & Holgate, H. (2014). An exploratory study: expanding the concept of play for children with severe cerebral palsy. British Journal of Occupational Therapy, 77(7), 358-365.
Inglaterra |
Explorar o que pais de crianças com PC (17 meses a 6 anos) entendem por brincadeira e seu uso na terapia e programas domésticos |
Transversal de abordagem qualitativa |
N=7 cuidadores e crianças Faixa etária (cuidadores): 29 a 42 anos |
GMFCS (Nível IV, 57,1%, n=4) (Nível V, 42,8%, n=3) |
Entrevista semiestruturada |
Hsieh et al. (2017)Hsieh, Y. L., Yang, C. C., Sun, S. H., Chan, S. Y., Wang, T. H., & Luo, H. J. (2017). Effects of hippotherapy on body functions, activities and participation in children with cerebral palsy based on ICF-CY assessments. Disability and Rehabilitation, 39(17), 1703-1713.
Taiwan
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Avaliar os efeitos da equoterapia nas funções do corpo, atividades e participação em crianças com PC de vários níveis funcionais usando a CIF-CY |
Longitudinal de abordagem quantitativa |
N=14 crianças Faixa etária: 3 a 8 anos |
GMFCS (Nível III, 28,5%, n= 4; Nível IV, 28,5%, n=4, Nível 5, 28,5%, n=4). SCPE (Quadriplegia espástica n=6) |
ICF-CY checklists
|
Mei et al. (2015)Mei, C., Reilly, S., Reddihough, D., Mensah, F., Green, J., Pennington, L., & Morgan, A. T. (2015). Activities and participation of children with cerebral palsy: parent perspectives. Disability and Rehabilitation, 37(23), 2164-2173.
Austrália |
Explorar a visão dos pais sobre a participação de crianças com PC com uma variedade de habilidades comunicativas e os fatores (ambientais e pessoais) influenciadores |
Transversal de abordagem qualitativa |
N=13 cuidadores Faixa etária (crianças): 4 a 9 anos |
GMFCS (Nível II, 38,4 %, n=5 Nível III, 38,4 %, n=5) SCPE (Diplegia espástica 38,4%, n=5) |
ICF-CY checklists
|
Pasculli et al. (2012)Pasculli, A. G., Baleotti, L. R., & Omote, S. (2012). Interação de um aluno com Paralisia Cerebral com colegas de classe durante atividades lúdicas. Revista Brasileira de Educação Especial, 18(4), 587-600.
Brasil
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Verificar a qualidade das relações interpessoais que se estabelecem entre uma criança com PC e seus colegas de classe durante atividades lúdicas em grupo realizadas em sala de aula e durante o recreio |
Transversal de abordagem qualitativa |
N=1 criança Idade: 8 anos |
SD |
Entrevista semiestruturada e filmagem |
Rocha & Deliberato (2012) Brasil |
Identificar as necessidades de serviços, recursos e estratégias de tecnologia assistiva para o aluno com PC na escola |
Transversal de abordagem qualitativa |
N=2 crianças Faixa etária: 3 a 6 anos |
Classificação de Hagberg e SCPE (Tetraparesia espástica, n=1; discinético, (n=1) |
Entrevista semiestruturada, filmagem e registro em diário de campo |
Rocha et al. (2018)Rocha, A. N. D. C., Desidério, S. V., & Massaro, M. (2018). Avaliação da acessibilidade do parque durante o brincar de crianças com paralisia cerebral na escola. Revista Brasileira de Educação Especial, 24(1), 73-88.
Brasil |
Avaliar a acessibilidade escolar no recreio da primeira infância e analisar a participação de crianças com PC em atividades lúdicas desenvolvidas |
Transversal de abordagem qualitativa |
N=3 crianças Faixa etária: 4 a 6 anos. |
GMFCS (Nível, II, III e IV) |
Protocolo para avaliação da acessibilidade física em escolas de Educação Infantil e filmagens |