Acessibilidade / Reportar erro

Retratos, relatos e impressões de crianças moradoras da periferia de São Paulo sobre a cidade1 1 Artigo resultante de Dissertação de Mestrado no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação da Universidade de São Paulo, Brasil, intitulada “Retratos, relatos e impressões de crianças moradoras da periferia de São Paulo por meio de fotovoz”. ,2 2 Aprovado pelo Comitê de Ética da Faculdade de Medicina da USP sob número 368/15 e da Secretaria de Saúde de São Paulo, sob número 1386718.

Resumo

Crianças em situação de vulnerabilidade representam o grupo social mais exposto a constrangimentos que dificultam a tarefa de conhecer e pertencer à cidade onde moram. O objetivo desta pesquisa foi conhecer e compreender as percepções de crianças vivendo em condições complexas de vulnerabilidades, residentes na periferia, acerca de seu território na cidade de São Paulo, assim como identificar as relações por elas estabelecidas com esses espaços. Tratou-se de uma pesquisa participativa, de caráter colaborativo, por meio do fotovoz. Foram realizados sete encontros com um grupo de cinco crianças entre 08 e 10 anos de idade em acompanhamento em um Centro de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil (CAPSij). As narrativas verbais e visuais passaram por análise temática em diálogo com diário de campo da pesquisadora, que resultou nas seguintes categorias: (1) Corpo: experimentando a si mesmo e constituindo um grupo; (2) CAPSij: revisitando pela fotografia um espaço conhecido; (3) O território como lugar de desejo e consumo; (4) Percursos cotidianos e histórias de vida no território físico e existencial e; (5) As sutilezas em meio ao concreto da cidade: território e natureza. A pesquisa revelou que as crianças têm um olhar detalhado e crítico sobre seus espaços de circulação e pelas relações estabelecidas com o território. Olhar este permeado por suas singularidades de vida, atento ao belo e à delicadeza da natureza em meio ao concreto cinza da cidade, dialogando constantemente com as culturas de massa e os valores sociais hegemônicos.

Palavras-chave:
Criança; Participação Social; Vulnerabilidade Social; Cultura

Universidade Federal de São Carlos, Departamento de Terapia Ocupacional Rodovia Washington Luis, Km 235, Caixa Postal 676, CEP: , 13565-905, São Carlos, SP - Brasil, Tel.: 55-16-3361-8749 - São Carlos - SP - Brazil
E-mail: cadto@ufscar.br