Acessibilidade / Reportar erro

Ações em tecnologia assistiva com mulheres hospitalizadas 1 1 Pesquisa aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa em Seres Humanos da UFPE, sob parecer de nº 4.690.920, sendo resultado do Trabalho de Conclusão de Residência (TCR) do Programa de Residência Multiprofissional Integrado em Saúde do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco.

Resumo

Introdução

A saúde da mulher pode se tornar mais frágil durante a internação hospitalar por diversos motivos, o que pode afetar sua autonomia e independência. Nesse contexto, intervenções em tecnologia assistiva podem ser realizadas para favorecer o desempenho ocupacional da mulher.

Objetivo

Identificar quais ações em tecnologia assistiva são realizadas por terapeutas ocupacionais com mulheres no contexto hospitalar.

Método

Estudo descritivo, retrospectivo e exploratório, de abordagem quantitativa, realizado de agosto a dezembro de 2021, por meio de dados secundários extraídos de 155 prontuários de mulheres que foram assistidas em terapia ocupacional nas enfermarias de Neurologia, Oncologia e Saúde Mental em um hospital universitário do Recife, PE, Brasil. Foram utilizados como instrumentos um questionário estruturado de caracterização e um checklist de rastreamento de ações em tecnologia assistiva. Para análise dos dados, foi utilizada estatística descritiva por meio da planilha eletrônica do Microsoft Excel.

Resultados

48 pacientes receberam intervenções dos terapeutas ocupacionais em tecnologia assistiva, contemplando os serviços de avaliação, prescrição, confecção, orientação de uso e treino, tendo como principais dispositivos órteses de membros superiores e de auxílio para atividades de vida diária no setor de neurologia e o coxim no setor de oncologia, apresentando como predominância nos objetivos o favorecimento do desempenho ocupacional.

Conclusão

Foi identificado o predomínio das ações de tecnologia assistiva nas enfermarias de oncologia e neurologia com produtos de baixo custo; necessidade de melhorar o processo de acompanhamento de uso da tecnologia assistiva e de se investir no serviço de Tecnologia Assistiva; aumento de estudos sobre essa temática para gerar evidências.

Palavras-chave:
Dispositivos de Autoajuda; Funcionalidade; Terapia Ocupacional; Saúde da Mulher

Universidade Federal de São Carlos, Departamento de Terapia Ocupacional Rodovia Washington Luis, Km 235, Caixa Postal 676, CEP: , 13565-905, São Carlos, SP - Brasil, Tel.: 55-16-3361-8749 - São Carlos - SP - Brazil
E-mail: cadto@ufscar.br