Resumo
Introdução A versatilidade da tutoria entre pares é um atributo que permite que esta estratégia de ensino-aprendizagem seja utilizada para responder a diferentes necessidades dos estudantes universitários, no entanto, existe ainda uma lacuna de conhecimento relativa aos seus contributos quando combinada com outras metodologias de ensino.
Objetivo Analisar as contribuições e desafios da tutoria entre pares quando utilizada como metodologia de apoio à aprendizagem no âmbito de um projeto de intervenção socioeducativa para a redução do estigma público face a pessoas com diagnóstico psiquiátrico.
Metodologia Metodologia qualitativa produzindo dados através de um questionário online respondido por 80 estudantes, seis tutores e seis professores participantes na experiência. Os dados foram submetidos a uma análise de conteúdo temática.
Resultados Emergiram três temas centrais: 1) atributos da tutoria de pares que favorecem a aprendizagem; 2) relações entre a tutoria de pares e a aprendizagem baseada em projetos e 3) aspectos que interferem na aprendizagem durante um projeto.
Conclusões A tutoria entre pares é uma estratégia que, utilizada no âmbito da aprendizagem baseada em projetos, proporciona um apoio eficaz e significativo para o sucesso da implementação de uma intervenção socioeducativa. É essencial preparar os mentores no seu trabalho, gerando espaços de retorno permanente com o pessoal docente para reforçar as suas competências cognitivas e atitudinais, ao mesmo tempo que é necessário educar os mentorandos sobre os objetivos específicos desta estratégia.
Palavras-chave: Aprendizagem por Associação de Pares; Mentores; Professores; Estudantes