Acessibilidade / Reportar erro

Oficina de Memória Sensorial: um relato de experiência1 1 Os resultados parciais desse trabalho foram apresentados: - no formato de pôster, no VIII Congresso Brasileiro de Alzheimer.

Resumo

Introdução:

Em todo o mundo, o envelhecimento populacional pode acarretar o surgimento de doenças crônicas degenerativas, dentre elas, o Transtorno Neurocognitivo Maior (TNM), conhecido como demência. Esta é uma síndrome caracterizada por prejuízos cognitivos, perceptivos e sensoriais que afeta diretamente o desempenho ocupacional dos indivíduos em suas atividades cotidianas.

Objetivo:

Oferecer atendimento grupal com estimulação cognitiva e sensorial a idosos acometidos por síndromes demenciais nas fases leve e moderada.

Método:

Foi realizada uma Oficina de Memória Sensorial com 7 encontros e frequência quinzenal no período de março a julho de 2014. Participaram da oficina um total de cinco idosos. Os encontros foram organizados com atividades que envolviam a estimulação de uma função sensorial principal a ser estimulada, além da cognição. Ao final de cada encontro, os idosos avaliavam as atividades desenvolvidas por meio de questões abertas, com o intuito de compreender dificuldades, necessidades e percepções. Todas as falas foram anotadas e posteriormente analisadas de acordo com a análise de conteúdo de Bardin.

Resultados:

A partir da análise dos relatos emergiram três categorias temáticas: 1. O compartilhar de memórias; 2. A exploração de novos ambientes; e 3. A percepção de idosos e de seus cuidadores sobre a participação em grupo para a estimulação cognitiva e sensorial.

Conclusão:

Podemos observar que a Oficina de Memória Sensorial é uma possibilidade de intervenção junto a idosos acometidos com demências na fase leve/moderada, uma vez que possibilita ganhos nos aspectos individuais e sociais.

Palavras-chave:
Demência; Estimulação Sensorial; Idosos

Universidade Federal de São Carlos, Departamento de Terapia Ocupacional Rodovia Washington Luis, Km 235, Caixa Postal 676, CEP: , 13565-905, São Carlos, SP - Brasil, Tel.: 55-16-3361-8749 - São Carlos - SP - Brazil
E-mail: cadto@ufscar.br