Manipular brinquedos |
Objetos de diferentes tamanhos e texturas |
Na posição sentada, brincar livremente com objetos de diferentes tamanhos e texturas |
Apoio da mão não afetada ou externo, se necessário |
Brincar na linha média sem apoio e inserir situações de desequilíbrio postural |
Jogar bola |
Bola de diferentes tamanhos |
Jogar a bola na cesta ou no gol, utilizando a mão afetada e, em seguida as duas mãos simultaneamente |
Bolas pequenas, leves e macias. Delimitar um espaço grande para o gol. |
Bolas maiores; diminuir o alvo; colocar o alvo em locais mais distantes, mais altos e mais afastado do hemisfério afetado. |
Modelar |
Massinha de modelar |
Apertar a massinha fazendo rolinhos, bolinhas, e espalhar a massa fazendo “pizza”. A mão não afetada era utilizada como apoio |
Entregue uma maior quantidade de massa |
Quantidade menor de massa, diminuindo o diâmetro dos rolinhos, das bolinhas e a espessura da “pizza”. |
Pintar |
Papel e tinta guache |
Colocar a mão no recipiente com tinta e levar a mão até a folha pintando livremente. A mão não afetada apoia a folha. |
O recipiente com tinta é colocado ao lado da mão afetada |
Colocar o recipiente ao lado da mão afetada, porém mais afastado; evoluir colocando o pote do lado não afetado |
Desenhar |
Giz de cera, canetão e papel |
Desenhar com o giz de cera no papel, utilizando a mão afetada. A mão não afetada fica em cima da mesa e apoia o papel |
Canetão, giz de cera de maior diâmetro |
Giz de cera de menor diâmetro; folha mais longe do tronco. |
Montar peças |
Jogo de caretas |
Pegar as peças e montar as caretas. As peças deste jogo são grandes e a mão não acometida apoia o tabuleiro |
Tabuleiro próximo do corpo e peças disponíveis ao lado do membro afetado |
Tabuleiro longe do corpo de peças do lado não afetado |
Empilhar blocos |
Jogo de legos para bebês e/ou cubos coloridos |
Montar uma torre em cima da mesa utilizando o maior número de peças. A mão não afetada apoia a torre |
Cubos dispostos à frente da linha média do paciente ou do lado afetado |
Colocar os blocos no chão ou do lado não afetado. |
Martelar |
Jogo quebra gelo |
Cubos posicionados pelo lactente e pelo terapeuta na mesinha do jogo e o bebê deveria bater nos cubos para derrubar as peças |
Bater com as mãos |
Bater com o martelo. |
Abrir pote |
Baleiro de plástico |
Retirar a tampa do pote. A mão não afetada segura o pote com apoio de tronco e o bebê retira a tampa com a mão afetada. |
Retirar a tampa desenroscada. |
Desenroscar a tampa e retirá-la |
Transferir a comida de recipiente |
Jogo de plástico com utensílios de cozinha, uva e feijão cru |
Transferir a comida do prato raso e passar para o prato fundo, utilizando a mão afetada |
Transferir as uvas* com a mão |
Transferir o feijão realizando pinça de 2 dedos (para desenvolver maior acurácia da pinça fina), como progressão, passar o feijão do prato fundo para o prato raso; realizar a tarefa utilizando colher. |
Alimentar a boneca |
Feijão cru e uva* |
O lactente tinha que pegar o feijão ou a uva* com a mão não afetada e “alimentar a boneca”. |
Bonecas e recipiente com alimento próximo do lactente |
Como progressão, fazer o mesmo com o uso de uma colher. |
Alimentar a si mesmo |
Alimento e recipiente trazidos pelos cuidadores |
Se alimentar com a mão, tirando o alimento de um recipiente |
Alimentos grandes como biscoitos, morango, por exemplo |
O alimento deveria ser menor exigindo uma pinça mais fina e depois o lactente deveria se alimentar utilizando uma colher |
Encaixar pino e/ou roscas |
Tabuleiro com pinos e roscas |
Pegar as peças na lateral e encaixá-las nos lugares indicados |
Utilizar roscas e tabuleiro próximo ao tronco do lactente |
Utilizar pinos e tabuleiros mais distantes |
Empurrar carrinho de boneca |
Carrinho de boneca |
O lactente que já deambula apoiar as duas mãos no carrinho e levar a “boneca” para passear |
Acolchoar a “pega” do carrinho do lado afetado |
Manter os dois lados iguais |
Puxar carrinho |
Carrinhos de plástico |
Puxar o carrinho |
Puxar com a mão |
Puxar com uma cordinha levemente amarrada na mão afetada e progredir sem nenhuma amarração |