Resumo
Introdução
Existem profundas relações entre as festas Brega e a cidade de Belém do Pará, Brasil, manifestadas em práticas cotidianas que influenciam as características culturais, performáticas e identitárias da cidade. Essas festas são realizadas semanalmente e informam três atores principais: festeiros, bregueiros e DJs. Mesmo amplamente validadas na periferia, as festas Brega enfrentam processos de marginalização social de suas práticas, sendo atribuídas noções depreciativas aos modos de viver e às ações cotidianas dos sujeitos envolvidos com esse movimento. Dentre as festas de Brega, destacamos nesse trabalho o Baile da Saudade, o qual concentra características mais ligadas ao movimento inicial do Brega em Belém.
Objetivo
Identificar os significados de ocupar-se das/nas festas de Baile da Saudade com base na perspectiva dos principais atores.
Método
A pesquisa, de natureza qualitativa e inspirada por abordagem etnográfica, ouviu cinco participantes: um DJ, dois festeiros e dois bregueiros. Os dados foram gerados através de observação participante, entrevistas semiestruturadas e por meio de Photovoice. Os recursos foram analisados por meio de Análise Temática.
Resultados
Foram geradas quatro unidades temáticas que informam as particularidades do Baile da Saudade, a construção da festa enquanto produto cultural, as diferenciações de consumo entre o Centro e a Periferia da cidade, bem como estigmas e aceitações associados ao Baile.
Conclusão
O estudo revelou os condicionantes, as tensões e os potenciais de ocupar-se das/nas festas de Baile da Saudade, bem como permitiu refletir sobre algumas ocupações humanas a partir de perspectiva contra hegemônica.
Palavras-chave:
Ocupação; Atividade Cultural; Estigma Social; Terapia Ocupacional