Resumo
Introdução
Estudos têm alertado para os prejuízos da COVID-19 na vida de crianças e adolescentes nos âmbitos do aprendizado, relações sociais e saúde mental, assim como no desenvolvimento de modo geral.
Objetivos
Compreender a percepção dos professores sobre as implicações da pandemia da COVID-19 na saúde mental de crianças de uma Unidade de Educação Infantil.
Método
Trata-se de um estudo exploratório, descritivo de abordagem qualitativa. Foram participantes seis professores de uma Unidade de Educação Infantil pública. Os dados foram coletados remotamente utilizando-se formulários de caracterização do participante e entrevistas semiestruturadas e posteriormente investigados por meio de análise temática e do referencial teórico-metodológico da saúde mental e atenção psicossocial.
Resultados
Os resultados apontaram uma compreensão ampliada dos professores sobre saúde mental, envolvendo aspectos para além do quadro clínico e sintomas. Além disso, a partir da percepção dos professores, a escola pode adotar estratégias para promover a saúde mental das crianças e apoiar seus familiares em um cenário de inúmeras adversidades e dificuldades, que causaram uma série de prejuízos à saúde mental e ao desenvolvimento dessa população.
Conclusão
Espera-se que este estudo possa contribuir não só para a compreensão de uma realidade nova e emergente, que está sendo reinventada dia após dia, mas também para novas reflexões e discussões acerca das estratégias de intervenção e políticas públicas voltadas à saúde mental de crianças.
Palavras-chave:
Saúde Mental; Criança; Educação; COVID-19