Acessibilidade / Reportar erro

Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e a terapia ocupacional: um relato de experiência na construção da cidadania e participação social1 1 Este trabalho consiste em um relato de intervenção em terapia ocupacional. Considerando o cuidado ético que envolve o trabalho junto a seres humanos, destaca-se que os preceitos éticos foram seguidos durante todo o processo da prática realizada e também da sistematização do relato.

Resumo

Introdução

A legislação busca garantir que crianças e adolescentes sejam sujeitos de direitos e, quando estes são violados, ações socioassistenciais são ofertadas pelo Poder Público para garantir sua proteção. Um exemplo é o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, o qual pode contar com terapeutas ocupacionais em sua equipe.

Objetivo

Relatar a experiência da prática em terapia ocupacional junto às crianças e aos adolescentes de um Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos no interior do estado de Sergipe.

Método

Relato de experiência de intervenção em terapia ocupacional vinculada à atividade de ensino do Departamento de Terapia Ocupacional da Universidade Federal de Sergipe. A sistematização do processo de prática e construção do raciocínio em terapia ocupacional foram registrados por meio do diário de campo, desenhos, fotos e filmagens. Os dados foram analisados descritivamente e discutidos à luz da literatura da terapia ocupacional social.

Resultados

O processo de prática consistiu na avaliação do coletivo, território e do serviço, seguido da identificação das necessidades sociais e demandas coletivas que pautaram os objetivos a serem alcançados por meio de uma intervenção, finalizando com a avaliação do processo.

Conclusão

Este relato de experiência revela potencialidades da atuação da terapia ocupacional junto às crianças e adolescentes em serviços socioassistenciais. O aporte teórico metodológico proveniente da terapia ocupacional social tornou-se significativo na configuração desta intervenção enquanto uma possibilidade de tecnologia social junto a esses sujeitos. Especificamente quanto à prática relatada, ressalta-se sua importância na conscientização e ação, fomentando o protagonismo das crianças e adolescentes, suas famílias e comunidade.

Palavras-chave:
Terapia Ocupacional; Participação da Comunidade; Serviços Sociais

Universidade Federal de São Carlos, Departamento de Terapia Ocupacional Rodovia Washington Luis, Km 235, Caixa Postal 676, CEP: , 13565-905, São Carlos, SP - Brasil, Tel.: 55-16-3361-8749 - São Carlos - SP - Brazil
E-mail: cadto@ufscar.br