Resumo em Português:
Resumo Ao longo de sua história, a terapia ocupacional brasileira vem incorporando e modificando perspectivas teórico-metodológicas e referenciais teórico-práticos em consonância com os contextos históricos, sociais e políticos. A produção acadêmica e profissional tem sido um importante vetor de divulgação de novos referenciais para a profissão. Este artigo visa apresentar a incorporação de perspectivas teórico-metodológicas e referenciais teórico-práticos pela terapia ocupacional brasileira de 1956 a 2017, em diálogo com marcos históricos, sociais e políticos, tomando como base os periódicos nacionais indexados da área e a literatura cinzenta para os anos anteriores a essas publicações. Trata-se de pesquisa teórica sobre os fundamentos histórico-epistemológicos da terapia ocupacional por meio de mapeamento e análise da produção para identificação de tendências e regularidades, visando produzir uma proposta de sistematização da incorporação de perspectivas e referenciais na área. O estudo identificou quatro movimentos principais: (i) Constituição das primeiras bases teórico-práticas da terapia ocupacional no Brasil; (ii) Problematização dos saberes e práticas da terapia ocupacional, a partir de aportes da Saúde Coletiva e das Ciências Humanas e Sociais; (iii) Constituição dos campos de saber e prática da terapia ocupacional por meio de contextualização sociopolítica, problematização teórico-conceitual e proposição de práticas emancipatórias; (iv) Intensa diversificação teórico-conceitual e metodológica na produção de saberes e práticas de terapia ocupacional. Estudos panorâmicos da produção acadêmica e profissional são necessários às reflexões epistemológicas da profissão. O estudo identificou o surgimento do pensamento crítico na terapia ocupacional brasileira ao final dos anos 1970 e a continuidade de práticas, saberes, perspectivas e referencias presentes anteriormente.Resumo em Inglês:
Abstract Throughout its history, occupational therapy in Brazil has been incorporating and modifying theoretical-methodological perspectives and theoretical-practical references in consonance with historical, social and political contexts. Academic and professional production has been an important tool for spreading new references to the profession. This article aims to present and discuss the emergence of theoretical-methodological perspectives and theoretical-practical references by the Brazilian occupational therapy, from 1956 to 2017, according to historical, social and political milestones, based on indexed national journals of the area and gray literature for the years before their creation. This is a theoretical research on the historical-epistemological foundations of occupational therapy. We mapped and analyzed the production to identify trends and regularities, and thus present a systematic proposal of incorporation of perspectives and references in the area. This study identified four main movements: (i) Constitution of the first theoretical-practical bases of occupational therapy in Brazil; (ii) Problematization of the knowledge and practices of occupational therapy, based on contributions from Collective Health and Human and Social Sciences; (iii) Constitution of the fields of knowledge and practice of occupational therapy through socio-political contextualization, theoretical-conceptual problematization and proposition of emancipatory practices; (iv) Intense theoretical-conceptual and methodological diversification in the production of occupational therapy knowledge and practices. Panoramic studies on academic and professional production are necessary for the epistemological reflection of the profession. The study identified the emergence of critical thinking in Brazilian occupational therapy at the end of the 1970s, and the continuity of practices, knowledge perspectives and references previously presented.Resumo em Português:
Resumo Introdução: A Terapia Ocupacional, no Brasil, é uma profissão inserida nas áreas da saúde, do campo social e da educação. Em Sergipe, observou-se que a inserção desse profissional no mercado de trabalho é um desafio, em virtude do número reduzido de terapeutas ocupacionais no estado. Objetivo: Caracterizar o mercado de trabalho dos terapeutas ocupacionais em Sergipe e compreender a percepção dos profissionais neste mercado. Método: Trata-se de um estudo transversal do qual participaram 25 terapeutas ocupacionais, registrados no conselho da categoria. Foi aplicado um questionário semiestruturado. Os dados foram analisados de forma descritiva, através de tabulação em planilha do Microsoft Excel, e de forma qualitativa, através da análise do discurso e da identificação das palavras e ideias-chave das respostas. Resultados: O mercado de trabalho da Terapia Ocupacional em Sergipe está em crescimento, embora a profissão encontre desafios de inserção no estado. A saúde mental é a área na qual os terapeutas ocupacionais de Sergipe mais encontram trabalho. Embora uma parcela significativa dos profissionais esteja satisfeita com as condições e a infraestrutura oferecidas a eles, as maiores dificuldades citadas estão relacionadas ao espaço físico inadequado e à falta de materiais. Conclusão: O oferecimento de melhores condições de trabalho, a organização da categoria profissional e a formação de novos profissionais podem contribuir para maior conhecimento e valorização da Terapia Ocupacional no Estado de Sergipe.Resumo em Inglês:
Abstract Introduction: Occupational Therapy in Brazil is a profession inserted in the areas of health, social and education. In Sergipe, the participation of this professional in the labor market is a challenge, due to the reduced number of occupational therapists in the state. Objective: To characterize the labor market of occupational therapists in Sergipe and to comprehend the perception of professionals in this market. Method: This is a cross-sectional study involving 25 occupational therapists registered in the occupation council, using a semi-structured questionnaire. The descriptive analysis used tabulation in Microsoft Excel worksheet, and the qualitative analysis was performed through the analysis of the speech and identification of the words and key ideas. Results: The labor market of Occupational Therapy in Sergipe is growing despite insertion challenges in the state. Mental health is the main area of work for occupational therapists in Sergipe. Although a significant number of professionals are satisfied with the conditions and infrastructure offered to them, the greatest difficulties cited are related to inadequate physical space and lack of materials. Conclusion: Offering better working conditions, better organizing the occupation council and training new professionals can contribute to greater knowledge and valorization of occupational therapy in the state of Sergipe.Resumo em Português:
Resumo Pensar nos territórios sonoros da cena musical parece ser uma perspectiva interessante para a terapia ocupacional, no que se refere ao “fazer gênero” entre jovens homossexuais metropolitanos. O objetivo deste artigo é apresentar o exercício teórico-metodológico através do qual as cenas musicais surgiram como perspectiva analítica do lazer noturno metropolitano marcado pelas homossexualidades masculinas. Em um segundo momento, espera-se apontar contribuições dos estudos de gênero para o campo da terapia ocupacional, com base nos achados empíricos. A imersão etnográfica se deu desde janeiro de 2016 a julho de 2017, nas regiões da “Augusta” e “Barra Funda”, ambas na cidade de São Paulo-SP. A caminhada como técnica oriunda da antropologia urbana serviu como um “flerte inicial” com o campo de pesquisa em fase de definição, através do qual foram traçadas as primeiras linhas classificatórias advindas do confronto de conceitos pré-existentes e os dados empíricos. Conclui-se que a cena musical colocou-se como rentável recorte do lazer noturno em interface com as questões de gênero, ajudando inclusive a repensar fundamentos epistemológicos da atividade em terapia ocupacional.Resumo em Inglês:
Abstract The music scene as sound territories seems interesting perspective for Occupational Therapy in regard to “making gender” among young metropolitan homosexuals. The aim of this work is to present the theoretical-methodological exercise of delimitation of the investigative object of a doctoral research, through which the musical scenes emerged as an analytical perspective of the nocturnal metropolitan leisure marked by masculine homosexuality. In a second moment it is hoped to point out contributions of the Gender Studies for the field of Occupational Therapy based in empirical dates. The immersion in the field happened since January until July 2017 at “Augusta” and “Barra Funda” region. “Walking” was used as a technique from Urban Anthropology. It works as initial contact with the research field in which the time is distinct from ordinary walking. At this moment the preliminary classificatory lines arising from the confrontation of preexisting theoretical contents and the empirical data. As conclusion, the musical scene has worked a profitable cut of nighttime leisure in interface with gender issues, even helping to think epistemological fundamentals of the activity in Occupational Therapy.Resumo em Português:
Resumo Objetivo: Investigar o efeito do peso adicional nos ajustes proximais e distais do alcance em lactentes a termo (AT) e pré-termo tardios (PTT). Método: Foram avaliados 10 lactentes AT e 9 PTT dos 5 aos 7 meses de idade. As variáveis analisadas foram: a) ajustes proximais: unimanuais ou bimanuais; b) ajustes distais: abertura das mãos (aberta, fechada ou semiaberta) e orientação das mãos (horizontalizada, verticalizada ou oblíqua). Os procedimentos analisados foram: P1 (linha de base) e P2 (acréscimo de 20% da massa do membro superior de peso adicional). Para verificar a associação entre os procedimentos e as variáveis dependentes utilizou-se o Teste Qui-quadrado (p<0,05). Resultados: O peso adicional proporcionou a diminuição de alcances bimanuais aos 5 e 7 meses no grupo PTT, o aumento da frequência de mão verticalizada e a diminuição da frequência de mão aberta no início do movimento, aos 6 meses. No grupo AT, o peso implicou no aumento da mão verticalizada no início e no fim do movimento, aos 5 meses, e ao final do movimento, aos 7 meses, e diminuiu a frequência de mão aberta no início e final do alcance, aos 6 meses. Conclusão: O peso adicional favoreceu um movimento mais maduro na maioria das variáveis analisadas e, de forma mais expressiva, no grupo prematuro. Assim, pode tornar-se um instrumento para o treino inicial do alcance, quando o objetivo for a estimulação de alcances unimanuais com a mão verticalizada.Resumo em Inglês:
Abstract Objective: The aim of this work is to investigate the effects of additional weight in the proximal and distal adjustments of the reaching behavior of full-term and preterm infants. Method: We evaluated 10 full-term and 9 low risk preterm infants from 5 to 7 months age. The following variables were analyzed: a) proximal adjustments: unimanual or bimanual; b) distal adjustments: hand opening (open, closed, semi-open) and hand orientation (horizontal, vertical, oblique). Variables were analyzed in two procedures: P1 (baseline) and P2 (addition of 20% of the total mass of the infant’s upper limb). To verify the association between procedures and dependent variables was applied Chi-Square Test (p<0,05). Results: Additional weight decreased of bimanual frequency for the preterm group at 5 and 7 months old, increased vertical hand frequency and decreased open hand frequency at 6 months. In the full-term group, additional weight increased the vertical hand frequency at the initiation and at the end of the movement at 5 months and at the end of the movement at 7 months. It also decreased open hand frequency at the initiation and at the end of the reaching at 6 months. Conclusion: Additional weight favored a more mature movement in the majority of variables analyzed, more expressively in the preterm group. Therefore, it can become an instrument of training this skill in the beginning of the reaching, when looking for verticalized hand unimanual reaching stimulation.Resumo em Português:
Resumo Introdução: Este trabalho apresenta os resultados de uma investigação qualitativa do tipo pesquisa- intervenção, cujo objetivo foi descrever e analisar a corporeidade de um grupo de gestantes e, a partir dessa análise, construir proposições para a intervenção da terapia ocupacional no cuidado em saúde. Método: Os dados foram produzidos com a triangulação de diferentes técnicas: dinâmica grupal, mapa corporal, photovoice, registros imagéticos e prática diarística. O campo investigado foi a Atenção Básica à Saúde, por ser um espaço privilegiado de encontro entre profissionais da saúde e gestantes. Resultados: Foi possível identificar elementos comuns e singulares da corporeidade feminina no processo da gestação, descritos em eixos selecionados: a sexualidade, o desejo em ser mãe, a materialidade e o cotidiano no período gestacional. Conclusão: Segundo a análise desses resultados, as intervenções terapêuticas ocupacionais foram propostas no sentido da construção significativa da corporeidade e do cotidiano das mulheres gestantes, com ênfase na expressão de um regime de sensibilidades e da produção de emancipação, autonomia e protagonismo das mulheres.Resumo em Inglês:
Abstract Introduction: This paper presents the results of a qualitative intervention research, whose objective was to describe and analyze the corporeality of a group of pregnant women and to propose occupational therapy practices in Primary Health Care. Method: Data were produced from the triangulation of different techniques, collective dynamics, body mapping, photovoice, image records and the field diary practice. The field investigated was the Primary Health Care, since it is a privileged space for the meeting of health professionals and pregnant women. Results: It was possible to identify common and singular elements of the feminine corporeity in the gestation process, described in three selected axes: sexuality, the desire to be a mother, materiality and the everyday life in the gestational period. Conclusion: From the analysis of these results, occupational therapy practices were proposed in the sense of meaningful elaboration of corporality and everyday life of pregnant women. Practices with emphasis on the expression of sensitivities and accomplish of women’s emancipation, autonomy and protagonism.Resumo em Português:
Resumo Introdução: O Agente Comunitário de Saúde (ACS) configura-se num elo entre a equipe de saúde e a comunidade. Seu trabalho pode gerar adoecimento e sofrimento, prejudicando sua Qualidade de Vida, compreendida como a percepção de sua posição na vida, no contexto da cultura e do sistema de valores que vive. O terapeuta ocupacional atua de forma a contribuir para a qualidade de vida do trabalhador. Objetivo: Caracterizar o perfil, as especificidades do trabalho e a qualidade de vida do ACS, contextualizando possíveis contribuições da terapia ocupacional. Método: Estudo descritivo com dados coletados usando um questionário sociodemográfico sobre hábitos de saúde/vida e especificidade do trabalho, e aplicação do WHOQOL-Bref para avaliar qualidade de vida. Resultados: Participaram 71 ACS, a maioria mulher, jovem, não fumantes e praticantes de atividades físicas. Trabalham em área de acesso regular (71,84%), em equipes completas (47,89%) e acompanhando acima de 750 pessoas (46,48%). A Qualidade de Vida tem, no domínio social, maior satisfação, com melhor pontuação nas facetas Relações Pessoais, Suporte e Apoio Social. O domínio Meio ambiente tem maior insatisfação e menor escore nas facetas Segurança Física e Proteção, Recursos Financeiros, Transporte e Ambiente Físico. O terapeuta ocupacional pode utilizar atividades grupais, expressivas e de matriciamento, abordando técnicas para segurança, trabalho em equipe, autocuidado e relaxamento, visando à saúde do ACS. Conclusão: A qualidade de vida geral apresenta indefinição, com ACS de muito satisfeitos a insatisfeitos. O terapeuta ocupacional atua com o objetivo de minimizar as fontes de adoecimento e sofrimento no trabalho dos ACS.Resumo em Inglês:
Abstract Introduction: Community Health Agents (CHAs) are a link between the health team and the community. Their work may cause suffering and illness, harming their Quality of Life which is understood as the individual’s perception of their life position in cultural context, and value system in which they live. The occupational therapist contributes to the worker’s quality of life. Objective: To describe the profile, job specificities and quality of life of CHAs, contextualizing possible contributions of Occupational Therapy. Method: A descriptive study conducted with health network CHAs Recife/PE. We assessed quality of life using sociodemographic questionnaire, with information on health/life habits and occupational conditions and the WHOQOL-Bref. Results: Seventy-one, most of them women, young, non-smokers and practicing physical activity participated. They work in a regular access area (71.84%), in complete teams (47.89%) and accompanying over 750 people (46.48%). The quality of life has in the social domain achieved greater satisfaction, where the facets personal relationships and social support were better scored. The environment domain obtained lower score, with the facets freedom, physical safety and security, financial resources, transport and physical environment having greater dissatisfaction levels. The occupational therapist can use group activities, expressive tasks and orientations in order to improve the agent’s health by using techniques for safety, team work, self-care and relaxation. Conclusion: The community health agents lack the general definition of quality of life, with domains of satisfaction and dissatisfaction. The occupational therapist acts to reduce the sources of illness and suffering in these professionals’ work.Resumo em Português:
Resumo Introdução: Considerando que os enlutados são uma população mais vulnerável, é importante compreender os aspectos que se referem à realização de estudos qualitativos com esta população. Objetivo: Este artigo abordou uma reflexão sobre a realização de entrevistas com viúvas em processo de luto. Método: Realizou-se um estudo qualitativo, do tipo exploratório e descritivo, realizado com mulheres cujos cônjuges haviam falecido no período de dois a seis meses em decorrência de câncer. Todos os cônjuges tinham mais de 60 anos, e foram atendidos pela equipe de cuidados paliativos, no período de maio a outubro de 2015. As viúvas que aceitaram participar do estudo foram convidadas para uma entrevista individual. Para a sua condução foi utilizado um roteiro semiestruturado. O conteúdo das entrevistas foi gravado, transcrito e analisado pelo processo de codificação, gerando temas abrangentes. Resultados: As viúvas em luto citaram alguns benefícios por terem participado das entrevistas, tais como: primeira oportunidade para falar sobre sua perda; possibilidade para partilhar seus sofrimentos, trazendo certo alívio; maior confiança em suas capacidades; fortalecimento individual por falar do dia a dia; e também reflexão sobre o modo de viver seu cotidiano. Conclusão: A realização de entrevistas com enlutados favoreceu a escuta atenta e sem interrupção, permitindo-lhes partilhar suas experiências. De acordo com os benefícios apontados pelas viúvas no compartilhamento de suas vivências - no contexto de uma pesquisa qualitativa com entrevistas - foi possível inferir sobre a relevância da disponibilização de serviços de apoio ao luto, e também de favorer espaços de partilha aos enlutados em conformidade com suas demandas singulares.Resumo em Inglês:
Abstract Introduction: Considering the vulnerability of the bereaved people, it is important to perceive aspects concerning qualitative studies conducted with this population. Objective: This article aimed to reflect on the implications of conducting individual interviews with widows in bereavement. Method: It is a qualitative exploratory and descriptive study. Its target population was women, whose spouses have died within the past 2-6 months due to cancer and were over the age of 60 and had been attended by the Palliative Care Service during the period May- October 2015. The widows that agree to participate in the study were invited to a private interview. For its conduction, a semi-structured guideline was used. The content of the interviews was recorded, transcribed and analyzed by the coding process, generating comprehensive themes. Results: The widows cited benefits for participating in the interviews: it was the first opportunity to talk about their loss; it allowed them to share her distress, favoring some relief; increased confidence in their abilities; contributed to their empowered by talking about his daily life; allowed reflection on the way of living their everyday life. Conclusion: Conducting interviews with bereaved encourages attentive and uninterrupted listening, allowing them to share their experience. Considering the benefits pointed out by the widows, as they shared their experiences in the context of a qualitative research with interviews, it is possible to infer the relevance of the provision of bereavement support services, favoring bereaved to have space for sharing, in accordance with their singular demands.Resumo em Português:
Resumo Introdução: Ainda não há consenso sobre a recomendação de instrumentos para avaliação do membro superior (MS) pós-Acidente Vascular Encefálico (AVE). Objetivo: Identificar as tarefas realizadas no domicílio por pessoas pós-AVE e, dentre estas, quais estão contempladas nos instrumentos de avaliação de atividade do MS identificados na literatura. Método: Por observação direta, durante quatro horas no domicílio de 40 participantes (57,2±13,0 anos) com hemiparesia, foram registradas as atividades básicas de vida diária (ABVD) e instrumentais (AIVD), identificando aquelas executadas por maior número de participantes. Resultados: Das 247 tarefas observadas, 70,5% foram relacionadas às AIVD. Na literatura, identificamos seis instrumentos de avaliação da capacidade: Arm Motor Ability Test (AMAT); Action Research Arm Test (ARAT); Chedoke Arm and Hand Activity Inventory (CAHAI); JEBSEN-TAYLOR; Test d’Evaluation des Membres Supérieurs de Personnes Agées (TEMPA) e Wolf Motor Function Test (WMFT), e quatro de desempenho: Motor Activity Log (MAL); Manual Ability Measure (MAM-16 e MAM-36) e ABILHAND. Dentre as 64 tarefas realizadas por um maior número de participantes, o instrumento de capacidade que contemplou maior número destas foi o CAHAI (15%) e de desempenho foi o MAL (33%). Os instrumentos com maior proporção de tarefas observadas em domicílio, em relação ao número total do instrumento, foram o TEMPA (todas as oito) e o MAL (21/30 tarefas). Conclusão: Os instrumentos de desempenho contemplam maior proporção das tarefas observadas em domicílio, entretanto os instrumentos de capacidade avaliam tarefas distintas destas. Recomenda-se a combinação de instrumentos de capacidade e desempenho para avaliação do MS nessa população.Resumo em Inglês:
Abstract Introduction: There is still no consensus on the recommendation of instruments for evaluation of the upper limb (UL) after Stroke. Objective: Identify the tasks most performed at home by people after stroke, and among these, which are contemplated in the instruments of assessments of UL activity identified in the literature. Method: Direct observation during four hours at the home of 40 participants (57,2±13,0 years old) with hemiparesis, the basic activities of daily life (BADL) and instrumental (IADL) were recorded, identifying those performed by a larger number of participants. Results: From the 247 observed tasks, 70,5% were related to IADL. In the literature we identified six instruments of capacity evaluation: Arm Motor Ability Test (AMAT); Action Research Arm Test (ARAT); Chedoke Arm and Hand Activity Inventory (CAHAI); JEBSEN-TAYLOR; Test d’Evaluation des Membres Supérieurs de Personnes Agées (TEMPA) and Wolf Motor Function Test (WMFT) and four Performance: Motor Activity Log (MAL); Manual Ability Measure (MAM-16 and MAM-36) and ABILHAND. Of the 64 tasks performed by a larger number of participants, the capacity instrument that contemplated the largest number of these was CAHAI (15%) and performance was MAL (33%). The instruments with the greater proportion of tasks observed at home in relation to the total number of the instrument were the TEMPA (all eight) and the MAL (21/30) tasks. Conclusion: Performance instruments contemplate greater proportion of tasks observed directly at home, however the capacity instruments assess distinct tasks. The combination of capacity and performance tools for UL assessment in this population is recommended.Resumo em Português:
Resumo Introdução: O envolvimento da prática centrada no cliente requer instrumentação adequada que permita as participações da criança e da família na definição das metas de tratamento. Objetivo: O objetivo do presente trabalho foi realizar estudo piloto da versão traduzida Perceived Efficacy and Goal Setting System (PEGS), assim como determinar a validade e a confiabilidade deste instrumento para uso clínico com crianças brasileiras. Método: Oitenta crianças de seis a nove anos de idade (40 crianças de escolas públicas e 40 crianças de escolas particulares), bem como seus cuidadores e professores, completaram o PEGS. Resultados: As crianças compreenderam tanto as figuras quanto os procedimentos da entrevista. Cuidadores e professores não relataram dificuldades na compreensão dos questionários. Gênero, idade e tipo de escola não tiveram influência significativa nas pontuações das crianças. Porém, as respostas à dois itens do estudo piloto, parecem ter sido influenciadas pela cultura, ; mas pôde ser resolvida com explicação extra. A estabilidade das metas foi mantida, e as crianças, cuidadores e professores pareceram compartilhar pontos de vista em comum com relação às habilidades gerais das crianças. Conclusão: O PEGS tem potencial para uso clínico com crianças brasileiras; no entanto, os profissionais devem estar conscientes de que alguns itens requerem instruções adicionais. A utilidade do PEGS, como ferramenta para promover a prática centrada no cliente entre terapeutas ocupacionais brasileiros, deve ser investigada.Resumo em Inglês:
Abstract Introduction: The engagement in client-centered practice requires instrumentation that allows the participation of the child and family in the definition of treatment goals. Objective: The aim of the present study was to pilot a translated version of the Perceived Efficacy and Goal Setting System (PEGS) and determine its validity and reliability for clinical use with Brazilian children. Method: Eighty children six to nine years old (40 public school children and 40 private school children), as well as their caregivers and teachers, completed the PEGS. Results: The children understood the pictures and interview procedures. Caregivers and teachers reported no difficulties in understanding the questionnaires. Gender, age, and type of school had no significant influence over the children’s scores. Cultural influence on the response to two items was identified but could be resolved with extra explanation. Stability of the goals was supported and the children, caregivers, and teachers appear to share views regarding the overall abilities of the children. Conclusion: The PEGS has potential for clinical use with Brazilian children, but clinicians should be aware that some items require further instructions. The usefulness of the PEGS as a tool to promote client-centered practice among Brazilian occupational therapists should be investigated.Resumo em Português:
Resumo Esta pesquisa teve o objetivo de compreender as representações sociais da hanseníase para adolescentes com a doença e seus familiares, incluindo suas percepções sobre repercussões da doença no cotidiano. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas, realizadas com 19 adolescentes em tratamento medicamentoso para a hanseníase, com idade entre 12 e 18 anos, e 18 familiares que habitavam a mesma casa que o doente. Os dados foram tratados com análise de conteúdo temática. Os resultados indicaram que as representações da hanseníase eram fortemente marcadas pelo afeto do medo e pelas ideias relativas ao contágio e ao preconceito. Participantes percebiam alterações negativas importantes no cotidiano após o diagnóstico da doença, incluindo sofrimento com a rotina de procedimentos médicos e dores físicas. Eles percebiam práticas de discriminação nas relações com a família e amigos, em associação com o medo da contaminação, e relataram práticas de ocultação dos sinais da doença para seus pares. Conclui-se que, ante a permanência de uma visão arcaica da doença e dos impactos causados no cotidiano dos adolescentes com hanseníase e dos seus familiares, faz-se necessário ampliar os cenários diversos de informação sobre a enfermidade, repensar as práticas em saúde e estabelecer encontros dialógicos, a fim de possibilitar a reflexão e a construção de novos sentidos e significados em relação à doença, proporcionando melhorias à vida dessas pessoas.Resumo em Inglês:
Abstract This research aimed at understanding the social representations of leprosy constructed by adolescents with the disease and their family members, including their perception about the impact of the disease in their daily life. Data of semi-structured interviews with 19 adolescents aged 12-18 years receiving medical treatment for leprosy and with 18 family members who lived in the same address were collected. Data were treated with thematic content analysis. Results showed that the emotion of fear and beliefs about contagion and prejudice were important elements of the leprosy representations. Participants perceived important negative changes in their daily life after diagnosis confirmation including suffering caused by the routine of medical procedures and physical pain. Patients perceived discrimination in the relationship with family members and friends, associated to the fear of contagion, and reported practices of concealment of signs of the disease to their peers. It was concluded that, given the permanence of a the archaic view of the disease and the impacts caused on the daily life of adolescents with leprosy and their families, it is necessary to expand information about the disease, to rethink health practices and to establish dialogic meetings in order to enable the reflection and construction of new meanings in relation to the disease, improving their quality of life.Resumo em Português:
Resumo Introdução: O transtorno mental e de comportamento devido ao uso de substância é um grave problema de saúde pública. O déficit nas habilidades sociais pode ser considerado fator de risco ao início ou continuidade do uso. Objetivo: Avaliar o repertório de habilidades sociais de usuários de múltiplas e variadas substâncias psicoativas diagnosticados e em tratamento no Centro de Atenção Psicossocial em Álcool e outras Drogas II. Método: Amostra composta de indivíduos diagnosticados com transtorno decorrente do uso de substância em tratamento no Centro de Atenção Psicossocial para Usuários de Álcool e Drogas de uma cidade do interior paulista. Utilizaram-se dois instrumentos investigativos: questionário de caracterização sociodemográfica e uso e Inventário de Habilidades Sociais (IHS). Para a análise dos dados sociodemográficos, utilizaram-se cálculos de estatística descritiva e análise do IHS realizada por psicólogo colaborador pelo sistema de correção informatizada do IHS. Resultados: Participaram 35 usuários, todos do gênero masculino, 42,8% com idade entre 31 e 35 anos e 51,4% solteiros. A média geral classificou-os com bom repertório, porém uma análise individual apontou 42,8% com repertório abaixo da média. Dentre os déficits, os fatores mais comprometidos foram fatores 1 e 3 relacionados a habilidades de enfrentamento e autoafirmação com risco e dificuldades em conversação e desenvoltura social. É expressivo o número de usuários com déficit nas HS, principalmente em habilidades de enfrentamento e autoafirmação com risco, fato que pode estar diretamente relacionado a recaídas e abandono de tratamento. Conclusão: É importante a avaliação do repertório das HS no início do tratamento, a fim de contribuir na elaboração e implantação de intervenções específicas de treinamento.Resumo em Inglês:
Abstract Introduction: Mental and behavioral disorders due to the use of substances is a serious public health problem. Deficit in social skills can be considered a risk factor at the beginning or continuity of use. Objective: To evaluate the repertoire of social skills of users of multiple and varied psychoactive substances being treated at the Center for Psychosocial Care in Alcohol and Drugs. Method: The sample was composed of individuals diagnosed with Substance-related Disorder undergoing treatment at the Center for Psychosocial Care for Alcohol and Drug Users of a city in the inner state of of São Paulo. Two investigative instruments were used: sociodemographic characterization and use questionnaire and Social Skills Inventory (IHS). The analysis of sociodemographic data used descriptive statistics and IHS analysis performed by collaborating psychologist through the IHS computerized correction system. Results: A total of 35 users, all male, 42.8% aged 31-35 years, 51.4% single participated in this study. The general average classified them with good repertoire, but individual analysis pointed out 42.8% with repertoire below average. Among deficits, the most affected factors were Factors 1 and 3 related to coping skills and self-assertion with risk and difficulties in conversation and social skills. The number of users with social skill deficits is expressive, especially in coping skills and self-assertion with risk, fact that may be directly related to relapse and abandonment of treatment. Conclusion: It is important to evaluate the repertoire of HS at the beginning of treatment, in order to contribute to the elaboration and implementation of specific training interventions.Resumo em Português:
Resumo Introdução: Programas de inclusão de estudantes com deficiência (EcD) em Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) buscam favorecer acesso e permanência considerando-se o respeito à diversidade no ambiente universitário. A terapia ocupacional pode contribuir para desenvolver esses programas. Objetivo: Analisar o acesso da população com deficiência ao Ensino Superior, considerando as premissas do Programa INCLUIR do Ministério da Educação, além de refletir sobre a contribuição de terapeutas ocupacionais nesse programa. Método: Investigação descritiva-analítica baseada em análise documental identificou 55 núcleos do Programa INCLUIR em IFES, reconhecendo ações desenvolvidas. Nas IFES que ministravam graduação em terapia ocupacional, foram estudados os currículos e grupos de pesquisa relacionados ao tema. Foram entrevistadas três terapeutas ocupacionais coordenadoras desses programas. Resultados: Observou-se progresso na inclusão de pessoas com deficiência no ensino superior, incentivado pelos programas governamentais. Os currículos de terapia ocupacional das 14 IFES que oferecem graduação e seus grupos de pesquisa não indicam atividades na área da Educação, o que dificultaria o exercício de ações técnicas profissionais nesse campo. Oito dos 55 núcleos contam com terapeutas ocupacionais e neles há um diferencial da ação pela capacidade profissional de perceber e favorecer o contato com a diversidade de realidades entre estudantes, o que potencializaria as ações de equiparação no cotidiano acadêmico, favorecendo especialmente a permanência. Conclusão: Há necessidade de aumentar os programas de inclusão e a participação da terapia ocupacional, de forma a ampliar a organização e o gerenciamento de ações para maior diálogo entre as instâncias das IFES, e favorecer o ingresso e permanência de estudantes.Resumo em Inglês:
Abstract Introduction: Inclusion programs for students with disabilities in Federal Institutions of Higher Education (IFES) seek to favor access and permanence based on respect for diversity in the university environment. The Occupational Therapy can help developing these programs. Objective: To analyze the access of the population with disabilities to higher education, considering the premises of the Inclusion Program INCLUIR of the Ministry of Education. Reflect on the contribution of occupational therapists in this program. Method: The descriptive-analytical research based on documentary analysis identified 55 Inclusion Program centers in the IFES, recognizing the developed actions. We studied the curriculum and research groups in the IFES with an occupational therapy course regarding this subject. We interviewed three occupational therapists that coordinated these programs. Results: We observed progress in the inclusion of people with disabilities in higher education, encouraged by government programs. The occupational therapy curriculum of the 14 IFES, as well as their research groups, do not indicate activities in the area of Education, which would make it difficult to practice professional technical actions in the area. Eight of the 55 nuclei have occupational therapists with a differential action of the professional capacity to perceive and favor the contact with the diversity of realities among students, which would potentialize equalization actions in the daily academic life, especially the permanence of people with deficiency. Conclusion: There is an urgent need to increase inclusion programs and the participation of occupational therapist, to increase the organization and management of actions for more dialogue between the IFES instances and to favor the entry and stay of students with disabilities.Resumo em Português:
Resumo Este artigo objetiva analisar a percepção dos estudantes de Terapia Ocupacional de uma Instituição de Ensino Superior (IES) pública sobre a abordagem do suicídio durante a formação. Trata-se de um estudo do tipo qualitativo, com abordagem descritivo-analítica e recorte temporal transversal realizado na cidade do Rio de Janeiro. O suicídio ainda é um tema complexo e que necessita de maior visibilidade. A maioria dos estudantes entrevistados manifestou a concepção de que o suicídio pode ser consequência de transtorno mental ou associado a sofrimento intenso. Relataram não terem tido a abordagem sobre o suicídio nas disciplinas de graduação, apenas de forma indireta, especialmente nas disciplinas de Ética e Oncologia. Apesar disso, fazem colocações pertinentes sobre o tema, e em consonância com o que demonstra a literatura. Repensar a abordagem desse tema na formação de terapeutas ocupacionais é uma questão importante a ser tratada nas universidades brasileiras.Resumo em Inglês:
Abstract This article aims to analyze the occupational therapy students’ perception of a Public higher education Institution on suicide approach during training. This is a qualitative study with descriptive-analytical approach, with transverse temporal cut, performed in Rio de Janeiro. Suicide is still a complex theme and requires greater visibility. Most students interviewed expressed the view that suicide can be a result of mental disorder or associated with intense suffering. They also reported not having taken the approach on the suicide in the undergraduate disciplines, only indirectly, especially in Ethics and Oncology disciplines. Despite this, they reported about the relevant and consistent topic that the literature demonstrates. Rethink the approach of this theme in the formation of occupational therapists is an important issue to be treated in Brazilian universities.Resumo em Português:
Resumo Introdução: A “questão social” refere-se à associação entre o trabalho e sua integração social em uma sociedade capitalista, permanecendo central desde o século XIX, porém assumindo novas configurações na contemporaneidade. Problemáticas decorrentes da questão social desafiam profissionais de diferentes áreas em torno da oferta de respostas técnicas relevantes. Objetivo: Este estudo teve como objetivo compreender como os terapeutas ocupacionais vêm abordando temas relacionados à questão social em periódicos de terapia ocupacional indexados na base Web of Science. Método: Foi realizada uma revisão integrativa da literatura (2000-2014) por meio de periódicos indexados na Web of Science da Thomson Reuters que contêm o termo “terapia ocupacional” em seus títulos. Foram utilizados 32 descritores relacionados à temática. Resultados: A revisão encontrou 186 textos, dos quais foram lidos os resumos, com a aplicação de filtros para enfocar a questão social. Os restantes 53 textos foram lidos na íntegra e analisados. Vários autores da área de terapia ocupacional têm refletido sobre a questão social, com foco, principalmente, na promoção da saúde e do bem-estar. A presente revisão tem escopo limitado, pois analisa apenas textos em inglês indexados na referida base de dados. Conclusão: Os terapeutas ocupacionais precisam ir além das intervenções em saúde em favor de ações que articulem diferentes setores de serviços e dialoguem com outros campos do saber, a fim de reunir elementos para promover uma maior participação social para todos em uma sociedade capitalista globalizada.Resumo em Inglês:
Abstract Introduction: “Social question” refers to the association between work and its social integration in a capitalist society, assuming a new contemporal configuration. Issues arising from the social question challenge professionals from different fields to provide relevant technical answers. Objective: This study aims to understand how occupational therapists have been addressing topics related to social question in occupational therapy journals indexed on Web of Science database. Method: An integrative literature review was conducted (2000-2014) using journals indexed in Thomson Reuters’ Web of Science containg the term “occupational therapy” in their titles. Overall, 32 descriptors related to social question were used in our review. Results: The review found 186 texts, for which the abstracts were read and filters were applied to focus on the social question. The remaining 53 texts were read in full and used in our analysis. Several occupational therapy academicians have reflected on the social question. Their focus has mainly been on promoting health and wellness. The present review has a scope limitation because it only analyzes English texts indexed in the Web of Science. Conclusion: Occupational therapists should go beyond health interventions in favor of approaching actions that encompass different fields in order to promote greater social participation for all in a globalized capitalist society.Resumo em Português:
Resumo Introdução: Debates nacionais e internacionais apontam para a importância e necessidade de um cuidado em saúde mental na atenção básica e discutem os principais desafios e proposições. Objetivo: O presente estudo tem por objetivo identificar e analisar o que tem sido produzido na literatura científica nacional sobre as práticas de cuidado em saúde mental na atenção básica à saúde, de acordo com uma revisão integrativa de literatura. Método: A revisão foi realizada na base de dados Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), tendo 19 artigos sido elegíveis para integrar o estudo, conforme os critérios de inclusão adotados. Resultados: Identificaram-se seis temáticas abordadas com mais frequência nos estudos: formação e capacitação profissional; modelo biomédico, medicalizante e excludente; especialidade do cuidado; usuário, família e rede de apoio; potencias-práticas no território; possibilidades e desafios. Com base nos resultados apresentados, evidenciaram-se as dificuldades que permeiam as práticas de cuidado em Saúde Mental na Atenção Básica oferecidas ao usuário em sofrimento psíquico. Conclusão: Tais resultados, além de causarem preocupação, revelam a necessidade de investimento em práticas de cuidado efetivas e integrais, respaldadas pelas Políticas Públicas de Saúde Mental e de Atenção Básica.Resumo em Inglês:
Abstract Introduction: National and international debates point to the importance and necessity of mental health care in primary health care and discuss the main challenges and propositions. Objective: The aim of the present study was to identify and analyze what has been produced in the national scientific literature on mental health care practices in primary health care from a systematic literature review. Method: The review was carried out in the Latin American and Caribbean Literature in Health Sciences database (LILACS), of which 19 articles were eligible to be included in the study, according to the inclusion criteria adopted. Results: Six themes that were most frequently addressed in studies were identified: professional training and qualification; Biomedical model, medicalizing and excluding; Specialty of care; User, family and support network; Powers in the territory; Possibilities and challenges. From the results presented, the difficulties that permeate the care practices in Mental Health in Primary Health Care offered to users in psychological distress are evident. Conclusion: These results, in addition to causing concern, reveal the need for investment in effective and comprehensive care practices, supported by Mental Health and Primary Health Care Public Policies.Resumo em Português:
Resumo Introdução: A reforma psiquiátrica vem demandando da terapia ocupacional um cuidado ampliado orientado à produção de autonomia de indivíduos que enfrentam a exclusão social. Apesar de ampla produção acadêmica nessa temática, há fragilidade nos registros acerca da prática do profissional nos novos serviços de saúde mental. Objetivo: O objetivo deste trabalho é identificar as práticas de terapia ocupacional em saúde mental por meio da revisão de escopo dos anais do XI ao XIV Congresso Brasileiro de Terapia Ocupacional. Método: Foram analisados 165 resumos com propostas práticas do cuidado em saúde mental. Resultados: Os resultados revelam predominância de relatos de experiência e procedência predominante da região Sudeste, com práticas mais voltadas a adultos, em Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), em estratégias grupais e individuais, sem foco em diagnósticos médicos, e com pouca explicitação de seus referenciais teóricos. Qualitativamente, os resultados destacam a reabilitação psicossocial como norte, particularidades do processo terapêutico e das experiências práticas na formação profissional. Conclusão: Acredita-se que o diálogo entre questões e impasses acerca dessas práticas fomenta reflexões sobre o cuidado e a investigação que temos produzido em terapia ocupacional no Brasil no campo da saúde mental.Resumo em Inglês:
Abstract Introduction: The psychiatric reform has demanded to Occupational Therapy a boarder type of care focused on autonomy production of individuals facing social exclusion. Despite the wide academic production in this subject, there is lack of studies addressing professional practice on new mental health services. Objective: This work aims to identify occupational therapy mental health practices through a scope review of the XI to XIV annals of Brazilian Occupational Therapy Congresses. Method: A total of 165 abstracts were analyzed. Results: The results show predominance of reports of experience and abstracts from the Southeastern region, with more adult-oriented practices in Psychosocial Care Centers (CAPS), in group and individual strategies, with no focus on medical diagnoses, and with little explanation of theoretical references. Qualitatively, the results highlight psychosocial rehabilitation as reference, and particularities of the therapeutic process and practical experiences in professional training. Conclusion: We believe that the dialogue between issues and impasses about these practices encourages reflections on assistance and research in occupational therapy in Brazil in mental health field.Resumo em Português:
Resumo Introdução: Idosos com Doença de Alzheimer (DA) apresentam restrições para o engajamento em ocupações que podem estar associadas às alterações em habilidades de desempenho. Objetivo: Identificar e analisar produções científicas acerca das intervenções de terapeutas ocupacionais junto a idosos com “Demência de Alzheimer” que apresentaram alterações nas habilidades de desempenho. Método: Foi realizada revisão sistemática da literatura, no período de 10 anos (2006 a 2015), nos idiomas inglês, português e espanhol. Foram utilizadas como fontes de informação as seguintes bases científicas: Web of Science, MEDLINE/PubMed, CINAHL, PsycINFO®, LILACS, SciELO, OTseeker e PEDro. Para a busca, utilizaram-se os descritores “Doença de Alzheimer” e “Terapia Ocupacional”, que foram combinados com “comportamento”, “meio ambiente”, “cognição” e “suporte social”, utilizando os operadores booleanos “AND” ou “OR”. Foram identificados 13 artigos que atenderam aos critérios de seleção, tais como: publicações científicas relacionadas à doença de Alzheimer em idosos, que abordassem intervenções direcionadas às habilidades de desempenho, que tivessem participação de pelo menos um terapeuta ocupacional na autoria, e que não existissem restrições em relação à fase da doença. Resultados: Nenhum estudo nacional foi encontrado. As intervenções identificadas foram direcionadas à regulação emocional, habilidades motoras e processuais. Em sua atuação, os terapeutas ocupacionais utilizaram direcionadores de rotas, dispositivos de auxílio externo (calendários), assim como o uso de atividades no computador e estimulação multissensorial; como recursos terapêuticos que atestassem o efeito das intervenções no aprendizado motor, na orientação no espaço ou na diminuição dos sintomas neuropsicológicos e/ou das alterações comportamentais. Conclusão: As publicações estavam relacionadas às práticas interventivas para a melhoria na regulação emocional e na capacidade funcional do idoso. No entanto, os terapeutas ocupacionais brasileiros enfrentaram como desafio, a necessidade de publicar as intervenções para justificar tanto a eficácia de suas ações quanto sua inserção na prática profissional compartilhada, nos diferentes níveis de atenção à saúde do idoso.Resumo em Inglês:
Abstract Introduction: Older adults with Alzheimer’s disease present restrictions on engagement in occupations that may be associated with changes in performance skills. Objective: To identify and analyze the scientific production of Occupational Therapists interventions in the care of older adults with Alzheimer’s disease who present changes in performance skills. Method: A systematic review was conducted, in a 10-year period (2006-2015), in English, Portuguese, and Spanish. The Web of Science, MEDLINE/PubMed, CINAHL, PsycINFO®, LILACS, SciELO, OTSeeker, and PEDro databases were used as sources of information. To search, the descriptors “Alzheimer Disease” and “Occupational Therapy” were used, which were combined with “behavior”, “environment”, “cognition” and “social support”, using the boolean operators AND or OR. There were 13 articles identified that met the inclusion criteria selected for deeper analysis: scientific publications related to Alzheimer’s disease in older adults, that approach interventions directed to performance skills, with the participation of at least one occupational therapist as an author, and without restrictions on the stage of the disease. Results: No national study was found. The identified interventions are directed toward emotional regulation, motor skills, and procedural skills. In their acting, occupational therapists use route navigation, external aid devices (calendars), computer activities and multisensory stimulation as therapeutic resources that attest the effect of the interventions in motor learning, spatial orientation or in the reduction of neuropsychological symptoms and/or behavioral changes. Conclusion: The publications are related to the intervention practices for the improvement of the older people functional capacity and emotional regulation. However, Brazilian Occupational Therapists face the need to publish interventions to justify the effectiveness of their actions and their insertion in shared professional practice, at the different attention levels to the health of older people.Resumo em Português:
Resumo O objetivo do presente ensaio foi discorrer sobre temática alusiva ao campo da saúde mental, em um exercício reflexivo sobre os possíveis diálogos e contribuições dos pressupostos da Reabilitação Psicossocial (RP) para os campos teórico e prático da terapia ocupacional. Tendo em vista que a RP se apresenta como um referencial que vem orientando as políticas e práticas no campo da saúde mental, considera-se relevante explorá-la como uma perspectiva teórica que pode contribuir para as ações assistenciais em terapia ocupacional. De acordo com a literatura, esta profissão tem construído sua prática neste campo, a partir dos principais referenciais que sustentam as transformações na saúde mental. Nesse sentido, o exercício aqui proposto foi justamente explorar a perspectiva da RP, assim como o seu potencial (ou possibilidade) como referencial que pode sustentar as práticas e a produção de conhecimento em terapia ocupacional, bem como colocar luz sobre esta enquanto possível lente para a compreensão das diferentes problemáticas com as quais esta profissão trabalha, seja no campo da assistência ou da pesquisa. Verificam-se pontos de intersecção entre a perspectiva da RP e a terapia ocupacional, sugerindo a importância e a necessidade de investigações que se dediquem sobre esse tipo de estudo.Resumo em Inglês:
Abstract The objective of the present study was to discuss the subject of mental health in a exercise to reflect on the possible dialogues and contributions of Psychosocial Rehabilitation assumptions for the theoretical and practical fields of occupational therapy. Since it is a reference that guides policies and practices in the field of mental health, it is considered relevant to explore Psychosocial Rehabilitation as a theoretical perspective that can greatly contribute to assistance actions in occupational therapy, since, according to literature, this profession has built its practice in this field from the main references that support transformations in mental health. In this sense, the exercise proposed here is precisely one that explores this perspective and its potential (or possibility) as a reference that can support practices and production of knowledge in occupational therapy, as well as to shed light on this perspective for the understanding of the different problems with which this profession deals, whether in the field of assistance or research. There are points of intersection between the perspective of Psychosocial Rehabilitation and Occupational Therapy, which suggests the importance and necessity of investigations focusing on this type of study.Resumo em Português:
Resumo A pesquisa acadêmica em terapia ocupacional social tem apresentado interface com a temática da África, numa perspectiva da diversidade cultural, para, então, enfatizar a necessidade de abarcar novas formas de pesquisas. Propomos um panorama da pesquisa acadêmica no Brasil no contexto da terapia ocupacional em diferentes interfaces: mobilidade humana, direitos humanos, religiosidade, culturas infantis, gênero etc. Essa multiplicidade revela uma perspectiva de valorização dos temas africanos. A partir daí, apresentamos o conceito de diversidade cultural enquanto perspectiva para a discussão de novos olhares, descentramentos do saber técnico e produção de novos diálogos necessários aos pesquisadores e profissionais. Propõe-se pensar, vivenciar e produzir novas formas de pesquisas, temáticas e assuntos que abarquem diferentes modos de vida, problemáticas e questões que dialoguem com as transformações do mundo contemporâneo e que também são implicações da terapia ocupacional social. Para tal, com a etnografia e as suas ferramentas de pesquisa, pode-se pensar em modos múltiplos, singulares e enriquecedores de se fazer pesquisa, modos esses que no presente trabalho fazem interconexões com as diversas produções sobre África e terapia ocupacional, revelando a potencialidade desses elementos para a profissão.Resumo em Inglês:
Abstract Academic research in social occupational therapy has presented an interface with the theme of Africa, from a cultural diversity perspective to emphasize the need to include new forms of research. This study proposes a panorama of the academic research in Brazil in the context of occupational therapy in different interfaces: human mobility, human rights, religiosity, children’s cultures, gender, etc. This multiplicity reveals a perspective of appreciation of African themes. In this context, the concept of cultural diversity is presented as a perspective to expand the discussion of new views, decentralization of technical knowledge and new dialogues required for researchers and professionals. It was proposed to think, experience and produce new forms of research, themes and subjects that cover different ways of life, problems and issues that dialogue with the transformations of the contemporary world, which are also implications of social occupational therapy. Moreover, along with the ethnography and its research tools, one can think of multiple, unique and rich ways to do research. These aspects, in the present work, make interconnections with the diverse productions on Africa and occupational therapy, revealing the potentiality of these elements for the profession.