Open-access Mortalidade infantil: análise de fatores associados em uma capital do Nordeste brasileiro

Infant mortality: analysis of associated factors in a capital of Northeast Brazil

Resumo

Objetivo  Analisar os fatores associados à mortalidade infantil, em Fortaleza, Ceará.

Métodos  Estudo do tipo caso-controle, com amostra de 147 casos e 441 controles. O desfecho estudado foi a ocorrência de óbito em menores de um ano e as variáveis explicativas foram dispostas em blocos hierárquicos. Adotou-se como critério de entrada das variáveis no modelo p < 0,20 e para permanecerem p < 0,05. Foram realizados testes de associação, por meio do qui-quadrado e razão de máxima verossimilhança, ao nível de significância de 5%. Na regressão logística não condicional, utilizou-se a medida da força de associação entre as variáveis pela Odds Ratio (OR) bruta e ajustada. O controle dos fatores de confusão nas associações da análise univariada foi conseguido pela OR ajustada. Finalmente, realizou-se a regressão logística múltipla, apenas com as variáveis significativas, de cada nível hierarquizado.

Resultados  Os fatores que estiveram associados com o óbito infantil foram: gestação gemelar (OR: 78,1; IC 95%: 22,1; 275,6) e idade gestacional ≤ 36 semanas (OR: 18,8; IC 95%: 6,2; 57,0). O parto cesáreo apresentou-se como fator associado de proteção.

Conclusão  A prevenção dos fatores associados identificados nesta pesquisa, como gestação gemelar e idade gestacional ≤ 36 semanas, poderá significar maior redução na taxa de mortalidade infantil.

Palavras-chave:  mortalidade infantil; fatores de risco; sistemas de informação

location_on
Instituto de Estudos em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio de Janeiro Avenida Horácio Macedo, S/N, CEP: 21941-598, Tel.: (55 21) 3938 9494 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: cadernos@iesc.ufrj.br
rss_feed Acompanhe os números deste periódico no seu leitor de RSS
Acessibilidade / Reportar erro