Acessibilidade / Reportar erro

Tendência temporal da tuberculose drogarresistente (TBDR) e dos tipos de resistência no estado de Pernambuco, Brasil

Temporal trend of Drug-Resistant Tuberculosis (DRTB) and resistance types in the state of Pernambuco, Brazil.

Resumo

Introdução

A tuberculose drogarresistente (TBDR) é um dos grandes desafios para a saúde pública.

Objetivo

Este estudo analisou a tendência temporal da TBDR e a razão da proporção dos tipos de resistência no estado de Pernambuco, no período de 2002 a 2014.

Método

Trata-se de um estudo observacional do tipo tendência temporal de série histórica utilizando dados do Sistema de Informação de Tratamentos Especiais da Tuberculose e análise pelo modelo autorregressivo de médias móveis de ordem 2.

Resultados

Foram notificados 298 novos casos de TBDR, com incidência variando entre 0,06 e 0,71/100 mil habitantes. Pelo menos 1 caso foi notificado em 40 dos 185 municípios do estado. A tendência temporal da TBDR e da proporção entre os tipos de resistência não apresentou comportamento linear. Nos últimos cinco anos, houve uma tendência ascendente, concentrando 71,1% dos casos da série histórica. Em 2014, foi observado um crescimento expressivo tanto da TBDR primária como da secundária, quando comparado ao ano de 2002.

Conclusão

Apesar da baixa incidência e de a tendência da TBDR não ter comportamento linear, o aumento de casos nos últimos anos da série histórica pode ser considerado um sinal de alerta para os programas de controle da doença em Pernambuco.

Palavras-chave:
tuberculose; tuberculose resistente a múltiplos medicamentos; epidemiologia; estudos de séries temporais

Instituto de Estudos em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio de Janeiro Avenida Horácio Macedo, S/N, CEP: 21941-598, Tel.: (55 21) 3938 9494 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: cadernos@iesc.ufrj.br