Resumo
Introdução
Em relação à saúde bucal, pouco se avançou sobre como melhorar a qualidade no atendimento odontológico.
Objetivo
O objetivo deste estudo foi identificar fatores demográficos que afetam a satisfação de usuários do serviço público odontológico, sob a análise de uma metodologia estratégica e de alta consistência.
Método
Aplicou-se a Mineração de Dados sobre um banco de informações secundárias, contemplando 91 características, as quais foram segmentadas em 9 fatores demográficos, 17 facetas e 5 domínios. Estatísticas descritivas foram extraídas dos dados demográficos e a satisfação dos usuários foi exposta por meio de facetas e domínios, sendo apresentados a partir de Árvores de Decisão e Regras de Associação.
Resultados
A análise dos resultados mostra relação entre o fator demográfico 'ocupação profissional' e a satisfação do usuário, em todos os domínios. As ocupações de assistente geral e empregado doméstico com salário diário destacaram-se nas Regras de Associação para representar o menor nível de satisfação em relação às facetas que foram mais mal avaliadas. De forma complementar, o fator 'nome da unidade de saúde' expôs relação com a maioria dos domínios investigados. A diferença entre as unidades de saúde mostrou-se ainda mais evidente por meio da Regra de Associação.
Conclusão
A Mineração de Dados permitiu identificar relações complementares à percepção do usuário sobre a qualidade dos serviços públicos de saúde bucal, constituindo-se em ferramenta segura para subsidiar a gestão da saúde pública brasileira e a base de planos futuros.
Palavras-chave:
avaliação do serviço de saúde; satisfação; odontologia; mineração de dados